Óleo essencial de Lavanda reduz a ansiedade? Como utilizar?

Você se considera uma pessoa ansiosa? Hoje em dia é cada vez mais comum encontramos pessoas que sofrem ou já sofreram com a ansiedade patológica em algum momento de suas vidas. Mas, você sabia que é possível reduzir a ansiedade através do uso do Óleo Essencial de Lavanda?

Óleo Essencial de Lavanda para Ansiedade Harmonie Aromaterapia

O OE de Lavanda é um dos óleos queridinhos da Aromaterapia por ser extremamente versátil e ter baixa toxicidade, o que torna o seu uso, muito seguro.

Termos uma mente equilibrada é essencial para conquistarmos uma vida plena. Os benefícios da Lavanda em nosso campo emocional e psicológico é um recurso poderoso que podemos utilizar para melhorar a nossa vida como um todo.

Lavanda traz calma, clareza e vem em nosso auxílio nos momentos de irritabilidade e crises de ansiedade.

Nesse artigo iremos abordar os benefícios do Óleo Essencial de Lavanda no tratamento da ansiedade, assim como explicaremos as suas principais propriedades que atuam em nosso campo psicológico.

Óleo Essencial de Lavanda para Ansiedade Harmonie Aromaterapia

Sobre a Ansiedade

A ansiedade tem sido um dos transtornos psiquiátricos mais comuns da atualidade e está presente em inúmeras fobias, incluindo a Síndrome do Pânico e o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Seus sintomas englobam tantos aspectos físicos, quantos emocionais. Entre os mais comuns destacamos: angústia, medo incontrolável e paralisante, insegurança, apreensão e preocupações excessivas.

Ela passa a ser considerada patológica quando há uma resposta desproporcional frente às situações apresentadas, impedindo o indivíduo de executar as suas tarefas diárias causando prejuízos no trabalho, nos estudos, em relações sociais e familiares.

Óleo Essencial de Lavanda para Ansiedade funciona mesmo?

O Óleo Essencial de Lavanda conhecido tradicionalmente por suas diversas ações curativas como sua propriedade antibacteriana, antifúngica e cicatrizante, também possui uma excelente ação calmante, reduzindo a ansiedade, o estresse e o esgotamento mental.

Estudos científicos apontam a sua eficácia e ação frente a diversos distúrbios neurológicos, sendo capaz de atuar diretamente no nosso Sistema Nervoso, com suas propriedades ansiolíticas, sedativas e neuroprotetoras.

Quando utilizados através da inalação, os Óleos Essenciais ativam o bulbo olfativo chegando de forma direta ao Sistema Límbico, onde encontramos estruturas cerebrais importantes como o hipocampo, o hipotálamo e a amígdala responsáveis por nossas memórias, impulsos e emoções.

O Óleo Essencial de Lavanda possui uma composição química com muitos compostos calmantes. Devido a presença do Linalol, Mirceno, Limoneno e do Acetato de Linalila, o OE de Lavanda é um dos mais recomendados no tratamento de Insônia e Ansiedade.

Óleo Essencial de Lavanda para Ansiedade Harmonie Aromaterapia

Pesquisas Comprovam o Efeito Ansiolítico do OE de Lavanda

O Óleo Essencial de Lavanda já foi alvo de inúmeras pesquisas científicas que apontaram a sua eficácia no tratamento de diversos distúrbios neurológicos e psicológicos.

O efeito ansiolítico da lavanda foi superior ao teste placebo em 221 pacientes que sofriam com algum tipo de  transtorno de ansiedade. Além disso, a Lavanda melhorou os sintomas associados, como inquietação e distúrbios do sono, influenciando de maneira benéfica no bem-estar geral, melhorando significativamente a qualidade de vida.

Uma investigação sobre o uso do Óleo Essencial de Lavanda (com diluição a 2%) no auxílio ao tratamento da ansiedade e depressão na mulher no pós-parto também apontou, após quatro semanas consecutivas de administração de Lavanda, uma melhora significativa da Depressão Pós-parto e do Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Como Utilizar?

Para obter todos os benefícios do Óleo Essencial de Lavanda anote as nossas sugestões de uso:

Uso por Inalação

No Difusor Pessoal: Todos os dias, pingue 1 gota do Óleo Essencial de Lavanda no seu difusor pessoal.

No Aromatizador de Ambientes: Pingue diariamente de 3 a 5 gotas do Óleo Essencial de Lavanda em um pouco de água no seu Aromatizador Ambiental. Use para aromatizar o quarto antes de dormir.

Escalda pés (uma prática diferente e extremamente relaxante): Dilua de 3 a 5 gotas do OE de Lavanda em Álcool de Cereais e coloque em uma bacia com água morna.

//

É sempre importante estarmos atento a nossa saúde e bem estar mental e nessa jornada há sempre um Óleo Essencial específico para nos ajudar em inúmeras questões.

Gostaram de conhecer os benefícios do Óleo Essencial de Lavanda no tratamento da ansiedade? Lembrando que ele está disponível em nossa  loja online.

REFERÊNCIAS:

Malcolm, B. J. Et al. Essential oil of lavender in anxiety disorders: Ready for prime time? The Mental Health Clinician. Jul/2017; 7(4): 147–155.

Koulivand, P. H. Et al. Lavender and the Nervous System. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. Fev/2013; 681304.

Cho, M., Min, E.S., Hur, M.,Lee, M.S. Effects of Aromatherapy on the Anxiety, Vital Signs, and Sleep Quality of Percutaneous Coronary Intervention Patients in Intensive Care Units. Evid Based Complement Alternat Med. Fev/2013: 381381.

28 comentários em “Óleo essencial de Lavanda reduz a ansiedade? Como utilizar?

  1. Estou iniciando na descoberta da aromaterapia, e tenho os OEs de gerânio, ylang ylang, litsea cubeba, cedro atlas, grapefruit, alecrim e lavanda. Gostaria muito que vc me indicasse uma sinergia boa para o cedro atlas para trabalhar a questão da auto confiança e superação, e com o alecrim, para trabalhar o foco e concentração nos estudos. E se pudesse me indicar uma sinergia boa para difusor ambiental, para purificar o lar e tornar um ambiente de paz e relaxamento. Confesso que tenho utilizado apenas o de litsea cubeba, no pessoal e ambiental, amo a sensação de paz e alegria que ele me trás.

    1. Olá Jamile, tanto o cedro quanto o alecrim sozinhos já são excelentes para as questões que você citou.
      Para auxiliar na harmonização ambiental é válido associar a lavanda ou ylang ylang ao litsea cubeba. 😉

  2. Dayane estou adorando seus produtos ! Gostaria de saber por quanto tempo por dia devo usar o difusor pessoal… posso usar uma gota de tomilho durante o dia e a noite usar o ylang por exemplo? Grata,

    1. Oi Silvia, para obter os benefícios do óleo é importante ter no mínimo 15 minutos de estímulo diário. Pode usar um óleo durante o dia e outro a noite sim. =)

      1. Qtos óleos juntos eu posso usar em um dia ? Por exemplo posso usar no difusor pessoal um durante o dia ? E a noite inalar outro antes de dormir ?

        1. Oi Luane, pode usar um pela manhã e outro durante a noite sim. Evite usar mais do 4 OEs, para ter muitos estímulos diferentes. 😉

  3. Olá, Daiana!

    Tenho uma dúvida, estou querendo usar a lavanda para bruxismo, posso pingar no meu travesseiro uma gota? Caso positivo, com qual frequência?
    gratidão!

  4. Oi, Daiana. Estou pensando em em fazer uma sinergia com óleo essencial de lavanda e ylang ylang num óleo vegetal de semente de uva ( ou maracujá). Quero presentear uma amiga que tem crises de ansiedade, a pressão dela acaba subindo muito. O que você acha? Você indicaria algum outro óleo essencial?

  5. Posso substituir o OE de lavanda pelo de lavandin grosso?
    Se sim, a dosagem é a mesma?
    O efeito no organismo é o mesmo?

    1. Oi Lucas, pode usar por 30 dias e fazer uma reavaliação da situação, podendo ou não aumentar o tratamento para 60 ou 90 dias. =)

  6. Para utilizar no aparelho ultrassônico, tem algum medida ideal de água e quantidade de gotas do OE de Lavanda ? Posso usar todos os dias no ambiente ?

    1. Oi Flaviane, você pode acrescentar 1 gota de OE para cada 10ml de água. Pode usar todos os dias sim. =)

  7. Oi, usar o óleo essencial de lavanda junto com algum óleo vegetal diretamente na pele tem os mesmos efeitos da inalação?se sim, como utilizá-lo?

    1. Oi Guilherme, por inalação o efeito é mais rápido. Mas, é possível obter excelentes resultados através de massagem na região do peito também.

  8. Oie! Eu queria saber se posso usar em difusor pessoal dois óleos ao mesmo tempo, comprei o bergamota e o de alecrim…

  9. Olá Daiana, tudo bem? Sabe me informar se gravidas de 7/8 meses podem utilizar em difusor de ambiente para dormir? Grata pela atenção!

Os comentários estão desativados.