Difusor pessoal: muito mais que um acessório

Pesquisas apontam eficácia da peça mais popular para inalação de óleos essenciais.

Hoje, com a Aromaterapia cada vez mais difundida no Brasil e no mundo, o difusor pessoal é uma alternativa amplamente conhecida por quem busca se beneficiar da terapia com um tratamento individual prático e seguro. É de longe o recurso mais indicado por aromaterapeutas para que seus interagentes possam usufruir de um estímulo olfativo contínuo.

E conquista cada vez mais adeptos também pela enorme diversidade de modelos: de cerâmica, cristal, prata e até aço inox. Tem para todos os gostos e estilos. Só na Harmonie são mais de 100 modelos diferentes – a maior variedade do mercado é toda produzida a mão e, em sua maioria, por mulheres artesãs.

Óleo essencial sendo pingado no difusor

Mais do que apenas popular entre os entusiastas da aromaterapia, pesquisas científicas apontam que o colar aromático é uma ferramenta eficaz para inalação de óleos essenciais. Ao pingar uma ou duas gotinhas no seu difusor pessoal, as moléculas do aroma escolhido vão ser inaladas à medida que você respira, alcançando os receptores olfativos do nariz até o sistema nervoso central e também a corrente sanguínea, pelo ar que chega aos pulmões.

Em 2019, foi publicado um estudo clínico randomizado1 que avaliou os efeitos da aromaterapia por inalação e massagem corporal nos níveis de estresse, glicose sanguínea, fadiga e qualidade do sono de 62 mulheres de meia idade pré-diabéticas. Elas tinham entre 45 e 65 anos e foram divididas em dois grupos iguais. O grupo tratado com óleos essenciais fez uso de uma sinergia com Lavanda, Gerânio, Canela, Grapefruit, Neroli e Ylang Ylang. Para inalação do composto, as voluntárias do grupo usaram um colar aromático com 20 cm de comprimento durante o período do dia. Para massagem corporal, a mesma sinergia foi diluída em óleo de amêndoas a 3% de concentração, para que as mulheres pudessem aplicar fazendo uma automassagem no abdômen por 15 a 20 minutos. Os tratamentos foram administrados por duas semanas e o grupo de controle não recebeu terapia com óleos essenciais.

Os resultados indicaram diferenças significativas entre o grupo de intervenção e o de controle, sugerindo que tanto a inalação como a automassagem auxiliaram na redução do nível de estresse, quantidade de açúcar no sangue e fadiga. Houve ainda melhora na qualidade do sono no grupo que usufruiu da aromaterapia. Para determinar a eficácia, foram medidos tanto os parâmetros subjetivos de níveis de estresse como também o índice objetivo de estresse com a avaliação da variabilidade da frequência cardíaca, os níveis de frutosamina no sangue – um marcador de concentração de glicose sanguínea –, os níveis de fadiga e a qualidade do sono.

Na Coreia do Sul, outra pesquisa2 envolvendo os benefícios dos óleos essenciais para redução dos níveis de estresse confirmou a eficácia dos difusores pessoais. O estudo avaliou o efeito da inalação de óleos essenciais nos estados de estresse perceptível e seus sintomas, e em mudanças no sistema nervoso autônomo de estudantes de enfermagem em treinamento clínico. Os pesquisadores dividiram as estudantes em dois grupos: o grupo de controle, que recebeu um placebo, e o grupo experimental, que usou um colar aromático com a mistura dos óleos essenciais de Lavanda e Laranja Doce por duas semanas. Conclusão: novamente os resultados apontaram diferenças relevantes entre o grupo experimental e o de controle. O uso do colar aromático foi eficiente para a redução do estresse percebido, das manifestações periféricas de estresse e ainda provocou mudanças no índice de variação de frequência cardíaca.

São diversos modelos de difusores pessoais

Em 2013, um experimento com homens hipertensos3 revelou que a inalação via colar aromático, também por duas semanas, de uma sinergia com os óleos essenciais de Lavanda (Lavandula angustifolia), Ylang Ylang (Cananga odorata), Manjerona (Origanum majorana) e Neroli (Citrus aurantium) reduziu significativamente a pressão sanguínea e a taxa de pulsação dos homens do grupo de intervenção, quando comparado com o grupo de controle, que recebeu apenas uma solução salina.

REFERÊNCIAS

1 Hur, M. H., Hong, J. H., & Yeo, S. (2019). Effects of aromatherapy on stress, fructosamine, fatigue, and sleep quality in prediabetic middle-aged women: A randomised controlled trial. European Journal of Integrative Medicine, 31, 100978.

2 Kim, M. H., Kim, J. I., & Ha, E. (2014). Effects of aroma-necklace application on perceived stress, symptoms of stress and changes in autonomic nervous system among nursing students in clinical training. Journal of Korean Biological Nursing Science, 16(4), 334-341.

3 Seong, K., Hong, J. H., Hur, M. H., & Lee, M. S. (2013). Two-week aroma inhalation effects on blood pressure in young men with essential hypertension. European Journal of Integrative Medicine, 5(3), 254-260.

14 comentários em “Difusor pessoal: muito mais que um acessório

  1. Tenho uma dúvida, tem umas guria vendendo óleo essencial pra diluir na agua e ingerir. Isso é correto? Pq não encontrei em lugar nenhum sobre essa forma de uso.

    1. Olá Evandro, não é necessário. Você pode usar por um período mínimo de 15 minutos e repor o óleo no colar somente no dia seguinte. 1 gota 1 vez ao dia é o suficiente para obter os benefícios dos óleos essenciais. 😉

  2. Daiana comecei a estudar a aromaterapia o no passado, e esta semana me encantei ao assistir aos seus vídeos. Estou assistindo aos poucos, mas pretendo fazer o curso de Aromaterapia Formação com vc. Amei te conhecer e espero em breve iniciar o curso on line pela Harmonie.

  3. Ola … Fiquei com uma dúvida a respeito das sinergias citadas para o uso de colar difusor .

    Como são feitas ? Seria indicado um carreador para diluição dos OE?
    Ou é pingado o OE puro? Algumas sinergias tem mais de 2 OE .

    Grata

    1. Oi Susanne, você pode fazer uma sinergia com os óleos essenciais e usar 1 gota no colar. Por exemplo, em uma embalagem de vidro âmbar você acrescenta 1ml de cada óleo essencial e aplica no colar 1 gota, 1 vez ao dia. Ou pode escolher 1 ou 2 óleos essenciais de acordo com a sua preferência ou necessidade e pingar 1 gota de cada no colar. 🙂

  4. Bebê de um ano pode usar difusor pessoal? Eu tenho usado uma adaptação coloco uma gotinha na gola da roupa do meu filho. Posso continuar usando assim?

    1. Oi Claudirene, boa tarde! Para bebês recomendo o uso no aromatizador ambiental ou diluir o óleo em um creme neutro ou óleo vegetal e aplicar nos pés antes de ir para a escolinha. Não recomendo o uso direto na roupa, pois pode ter contato com a pele e causar alguma irritação ou sensibilidade.

  5. Olá Day! Na sua prática, existe contraindicação do tempo de uso do colar difusor? Ou usando 1 gota apenas, poderia ser utilizado o dia todo?
    Gratidão 🌻

Deixe uma resposta