Óleos essenciais para acne

Hoje a minha proposta é compartilhar com vocês opções de óleos essenciais, isso mesmo, opções de óleos essenciais para que você possa criar uma sinergia personalizada para cada tipo de acne. Vamos conhecer os óleos essenciais mais indicados, com a compreensão de que tanto na visão da medicina ocidental quanto da medicina oriental a acne tem vários fatores e por essa razão, é possível que apenas um óleo não resolva efetivamente a questão, mas a construção de uma sinergia pensada de maneira individualizada, sim 😉

Então, o primeiro passo  é entender que a acne é multifatorial. 

Logo, devemos ampliar as possibilidades na hora de escolher os óleos essenciais que auxiliarão nesse processo, desconstruindo a ideia de que existe apenas um óleo essencial capaz de resolver todos os tipos de acnes. 
O Segundo passo é compreender que tanto na medicina tradicional chinesa, quanto na ayurveda e também na medicina psicossomática, a pele é um órgão que representa um espelho refletor do que está aqui, do lado de dentro.
Para refletir: Seguindo o pensamento da MTC, quando nós temos vermelhidão e inflamação na pele, nós podemos considerar que existe um excesso de calor no sangue do fígado. Logo, eu preciso suavizar esse fígado, ou seja, diminuir esse fogo ali presente, que está refletindo na pele.

Vale lembrar, que o fígado é o órgão que armazena a raiva, a irritabilidade, o estresse, a impaciência, a intolerância e tanto pela medicina oriental, quanto pela medicina ocidental, o estresse pode desencadear acne.

Existem óleos essenciais anti-inflamatórios, capazes de diminuir a vermelhidão e também de suavizar esse fogo, alguns exemplos que eu indico muito: Cipreste, junípero, copaíbaerva baleeira e camomila romana.

E o óleo essencial de Melaleuca – Tea Tree é bom para acne? Sim, porém este óleo essencial não atende todas as necessidades para um tratamento mais profundo. Mas as suas ações antimicrobiana, adstringente e secativa da pele são valiosas dentro de uma sinergia no combate à acne. Recebo este comentário com frequência: ” Daiana, eu usei o óleo essencial de melaleuca para acne, e percebi que minha pele ficou bem sequinha, eliminou a oleosidade, combateu a inflamação, mas se eu paro de usar melaleuca – tea tree, volta novamente”. Esse relato demonstra que houve melhora a partir de um remédio natural, porém não tratamos a origem, a causa do problema com mais profundidade. 

Não esqueça de considerar:  Como está a sua alimentação? É importante reduzir a cafeína, chocolate, álcool e frituras. Pois estes são alimentos que aumentam o calor no sangue e no fígado que citei inicialmente. Em alguns casos, a redução desses alimentos reduz a inflamação e nem se faz necessário o uso de óleos essenciais. Agora, se você já reduziu esses alimentos e ainda apresenta, a inflamação e a vermelhidão na pele, opa, então vamos recorrer aos óleos essenciais para complementar esse movimento. 


Pensando na criação de uma sinergia personalizada: Nós vamos escolher até 4 óleos essenciais para a formulação, ok?

1  Equilibrar o fígado (elemento madeira) é um ponto muito importante para suavizar a acne, inflamação e vermelhidão: Escolha uma das opções – Cipreste, junípero, copaíba, erva baleeira ou camomila romana.
2 Equilibrar os pulmões (elemento metal). Pulmão se manifesta na nossa pele e representa o viço e a saúde da pele. Sabe quando a pele apresenta pontos de oleosidade, mas também,  pontos de ressecamento, falta de viço, descamação e secura? É hora de tonificar o pulmão e revitalizar a pele. O óleo essencial que é símbolo como tonificante para pulmão, é cedro atlas, que também atua como anti-inflamatório e regenerador profundo da pele. 
3 Escolha um bom óleo essencial bacteriano: Melaleuca – Tea tree, eucalipto glóbulusalecrim, lemongrass, lippia alba, lavandin grosso ou supér, lavanda ou patchouli
4 Equilibrar Baço-pâncreas (elemento terra) se você apresentar acne grau 3. Óleos essenciais: Erva doce ou anis estrelado*, cardamomo, camomila romana ou sálvia esclaréia. *Atenção: Contraindicado em caso de endometriose. 
5 Verificar se a acne é de origem hormonal:  Óleos essenciais mais indicados são: Sálvia esclaréia e camomila romana.
Escolhido até 4 óleos essenciais?

A pergunta agora é –  Como utilizar os óleos essenciais para o tratamento da acne?
Opção 01: Diluir 0,5% desses óleos essenciais em gel neutro Harmonie, ou seja, em 60g de gel neutro, você vai adicionar 6 gotas de óleo essencial no total. Ex: Se você apresenta acne hormonal e escolheu cipreste, camomila romana, tea tree e sálvia esclaréia, você deve usar 2 / 2 / 1 / 1 gota respectivamente.


Opção 2: Para potencializar os resultados, utilize sabonete líquido e gel neutro com os mesmos óleos essenciais. Aplique 2x ao dia. Dica: Se você não quiser utilizar gel, você pode diluir no óleo vegetal de jojoba.

www.harmoniearomaterapia.com.br

16 comentários em “Óleos essenciais para acne

  1. Daiana, como usar o triglicérideos no balm labial? Fiz sua indicação de cera de carnaúba, pigmento e fico muito endurecida. O mocinho da loja indicou triglicérideos e pediu pra te perguntar em rede social

  2. oi!! e no caso de acne fungal, quais os oleos mais “fungicidas”? ou os oleos bacterianos também são igualmente eficazes? a partir da leitura do post pensei numa sinergia com cedro atlas, camomila romana, patchouli e cipreste/copaiba pra passar no corpo inteiro. ou neste caso essa sinergia não é indicada e existem oleos fungicidas especificos? obg!!

    1. Oi Marina, recomendo a seguinte sinergia: tea tree, cipreste, copaíba e camomila romana. A aplicação pode ser facial ou na região que apresenta as lesões, não é necessário aplicar no corpo inteiro.

  3. Oi Daí, poderia fazer uma sinergia tipo “bomba” quando aparece aqueles surtos de espinhas?
    Meu filho tem 14 anos e as vezes, de um dia pro outro, aparecem várias espinhas inflamadas

  4. Oii, Daiana! Boa noite! Essas formulações servem para amenizar a aparência de cravos e pontos pretos também? Se não, quais sinergias indicadas para limpeza de pele ou um tônico para essa finalidade (além do maravilhoso tônico da Rainha!)? Muito obrigada!

  5. Olá.
    Estou com nodulo na mama, e minha mãe teve câncer de mana. Senso assim, teria algum óleo, tratamento que poderia usar para evitar o crescimento ou aparecimento desse nódulo?

    1. Oi Patricia, em casos de nódulo é interessante consultar um aromaterapeuta para fazer um acompanhamento e poder personalizar o tratamento de acordo com a sua necessidade. Caso tenha interesse, posso indicar alguma profissional que esteja realizando atendimento. Entre em contato conosco através do e-mail [email protected]

Deixe uma resposta