Cosméticos Sólidos: uma jornada de beleza natural e de alta performance

Fabricar seus próprios cosméticos naturais, concentrados, personalizados, sustentáveis e ainda obter alta performance nos resultados, parece utópico, não é mesmo?

Porém, felizmente, não é! Te contarei em detalhes sobre como é possível inserir esse tipo de produto em sua rotina de autocuidado.

Os cosméticos naturais, de forma geral, são uma excelente opção quando pensamos em reduzir a aplicação de produtos nocivos em nosso corpo e quando desejamos produtos que, para além da estética, proporcionem benefícios reais para a saúde. 

Pensando em te ajudar a refinar ainda mais a sua escolha na hora de optar por cosméticos naturais, hoje nós vamos falar especialmente sobre os cosméticos sólidos, detalhando quais são as diferenças e as vantagens de sua utilização em relação aos cosméticos líquidos. E, ainda, no final do post, disponibilizamos uma fórmula de sabonete 100% natural, exclusiva do livro Cosméticos Sólidos, para que você já possa iniciar a fabricação de seus cosméticos em casa, com poucos ingredientes, alta eficácia e baixo custo.

O que são cosméticos sólidos?

Os cosméticos sólidos são produtos que contêm uma baixa quantidade de água, o que faz com que seu estado físico seja uma versão muito compacta e concentrada.

Além da quantidade de água, outra importante distinção em relação aos cosméticos líquidos reside na porcentagem de concentração dos ingredientes funcionais presentes na fórmula do cosmético. 

Por exemplo, enquanto um shampoo líquido convencional contém, em média, 75% de água, os cosméticos sólidos contêm apenas 20 a 25%, permitindo uma apresentação sólida e uma concentração exponencialmente maior de princípios ativos.

Por que usar os cosméticos sólidos naturais?

Como as fórmulas dos cosméticos sólidos são muito concentradas, esses produtos oferecem alta performance em seus resultados. Além disso, são livres de aditivos químicos prejudiciais, promovendo uma abordagem saudável para o autocuidado.

Optar por cosméticos sólidos é uma escolha que beneficia tanto a pele quanto o meio ambiente, pois eles dispensam embalagens plásticas, o que contribui para uma redução significativa de resíduos poluentes. Sem contar que você também acaba investindo em durabilidade, pois eles tendem a ter uma vida útil mais longa que os cosméticos líquidos. 

Eles também são produtos minimalistas, fáceis de transportar e de armazenar, ideais para levar em viagens, sem o risco de o produto acabar vazando na mala.

Oito vantagens em formular seu próprio cosmético sólido

1) Confiança: é possível saber exatamente o que tem dentro do produto que está sendo aplicado em seu corpo, afinal, foi você mesma quem selecionou as matérias-primas.

2) Personalização: você pode desenvolver fórmulas 100% personalizadas para atender especificamente às suas necessidades e ainda é possível criar cosméticos com ingredientes luxuosos, como óleos amazônicos, óleos essenciais e ingredientes orgânicos.

3) Economia: é possível fabricar seus cosméticos a um baixo custo, mantendo uma excelente qualidade.

4) Atividade terapêutica: ao fazer a manipulação dos produtos, você sente os aromas, desenvolve novas receitas e dá asas à sua criatividade. Além do mais, o preparo é fácil, rápido e cabe na rotina.

5) Autonomia: é muito empoderador cuidar de nós mesmas sem depender de grandes corporações para atender às nossas necessidades. Produzir o seu próprio cosmético traz essa autonomia.

6) Sem testes em animais: nenhum animal sofreu para tornar possível o uso do seu cosmético.

7) Presentes personalizados: podemos presentear as pessoas que amamos com um produto nada convencional, terapêutico, personalizado, feito com muito carinho e com as suas próprias mãos.

8) Renda: você pode fazer da fabricação de cosméticos sólidos uma fonte de renda extra ou até mesmo a principal, pois este é um mercado promissor.

Produzir o seu próprio cosmético transforma momentos simples como um banho, em um ritual diário especial de autocuidado. Além de promover uma rotina de beleza natural e sustentável. 

Fórmula de Sabonete Sólido 100% natural (60g)

Ingredientes:

Orientações sobre as matérias-primas:


  • O SCI é um surfactante de origem natural, suave e derivado de ácidos graxos do coco. Ele tem a capacidade de limpar de forma eficaz, removendo sujeiras e impurezas sem ressecar a pele ou os cabelos, além de conferir espuma ao produto.
  • Se não houver uma balança disponível para a pesagem das matérias-primas e se o sabonete for produzido para uso pessoal (onde não há necessidade de que haja um padrão), as quantidades podem ser medidas com uma colher. Serão 3 colheres de sopa bem cheias de SCI e 2 colheres rasas de farinha de araruta.

Observação: utilize uma máscara para manipular o SCI, pois este produto pode causar irritação nas vias respiratórias. 

  • A farinha de araruta proporcionará firmeza para a formulação e é facilmente encontrada em supermercados, lojas de produtos naturais ou pela internet.
  • Selecionamos o óleo vegetal de rícino porque ele não deixa um aroma forte de óleo vegetal na fórmula. No entanto, você também pode mesclar o óleo de rícino com outros óleos vegetais de sua preferência, como por exemplo, semente de uva e/ou açaí, desde que sempre utilize o de rícino como base. Dessa forma, seu sabonete terá uma maior durabilidade.
  • A sinergia Rosa Chá da Harmonie foi escolhida para essa fórmula por inspirar o autocuidado e emanar o sentimento de amor. Utilizar sinergias é uma ótima opção, pois é uma forma muito prática de obter um blend específico de óleos essenciais em seu cosmético.
  • Se desejar, você pode adaptar a fórmula com outros óleos essenciais de sua preferência. A proporção para esta receita será sempre a seguinte:

Para 60 g de sabonete, são utilizadas 10 gotas de óleo essencial (respeitando o limite de segurança de cada óleo).

  • Vitamina E e conservante: se a produção for para uso pessoal e o sabonete for ser utilizado durante os próximos dias, não será necessário adicionar estes ingredientes. Porém, se a produção for feita para presentear ou para venda, é importante utilizar a vitamina E e o conservante para que o sabonete tenha maior durabilidade. A vitamina E evita a oxidação e o conservante age impedindo a proliferação de fungos e bactérias em seu cosmético.
  • O pigmento bordeaux é opcional. Sua função é dar cor ao sabonete e deixar sua apresentação ainda mais bonita.
  • A forma de silicone dará o formato para seu sabonete e é facilmente encontrada em mercados ou casas de utilidades domésticas.

Modo de fabricação

Adicione todos os ingredientes em um recipiente de vidro e misture bem. A consistência ideal é a de uma massinha bem firme. Despeje a fórmula na forma de silicone e coloque-a na geladeira por 25 minutos. Depois, desenforme e, para fazer com que o sabonete crie ainda mais firmeza, deixe-o exposto ao ar por 2 dias sobre um guardanapo. 

Agora é só aproveitar os benefícios de seu sabonete sólido 100% natural, vegano e artesanal!

Todas as matérias-primas para a produção desta e de outras fórmulas exclusivas você encontra no livro Cosméticos Sólidos, disponível em nosso site, no qual abordamos de forma didática a produção de seus cosméticos sólidos do ZERO, com autonomia, consciência, segurança e no conforto de sua casa.


Deixe uma resposta