Os óleos essenciais podem realmente fazer o cabelo crescer novamente?

O uso de óleos essenciais para estimular o crescimento capilar não é nenhuma novidade. Desde a antiguidade, a aromaterapia e extratos de plantas medicinais têm sido utilizadas para promover beleza, rejuvenescimento e bem-estar, e os óleos essenciais vêm sendo empregados para tratamento de alopecia há mais de 100 anos (1).  

No entanto, mesmo com sua popularidade, o respaldo científico para o tratamento da queda de cabelo com óleos essenciais tem sido, até recentemente, limitado. Um marco significativo nas pesquisas para avaliar a eficácia dos óleos essenciais para crescimento capilar foi um estudo clínico conduzido no Ambulatório de Dermatologia em 1998. Durante sete meses, 86 pacientes com alopecia areata, uma condição caracterizada por perda de cabelo, foram divididos em dois grupos. Um grupo realizou massagens diárias no couro cabeludo com uma mistura de óleos essenciais, incluindo tomilho, alecrim, lavanda e cedro atlas, diluídos em óleos vegetais de jojoba e semente de uva. O outro grupo utilizou apenas óleos vegetais em suas massagens diárias. Os resultados, medidos por fotografias sequenciais do couro cabeludo e avaliações em escalas de pontos, revelaram que o grupo que usou óleos essenciais apresentou uma melhora significativa, com cerca de 44% dos pacientes apresentando crescimento capilar (1).

Outro estudo clínico duplo-cego randomizado, realizado em 2013 durante três meses com 40 pacientes diagnosticados com alopecia areata, investigou o uso dos óleos essenciais de tomilho, lavanda, cedro atlas e alecrim diluídos em óleo vegetal de jojoba e semente de uva. Este estudo incluiu massagens no couro cabeludo por dois minutos. Os resultados foram surpreendentes: aproximadamente 75% dos pacientes que receberam essa intervenção apresentaram crescimento capilar, em comparação com apenas 30% do grupo controle, que utilizou apenas óleo vegetal (2).

Além disso, uma pesquisa recente de 2015 comparou o óleo essencial de alecrim ao minoxidil, uma substância comumente usada no tratamento da alopecia androgenética. O estudo envolveu cem pacientes com essa condição, e os resultados indicaram que o óleo essencial de alecrim é tão eficaz quanto o minoxidil, com um aumento notável na contagem de cabelos após seis meses de uso (3). 

Essas descobertas são um passo significativo na compreensão dos benefícios dos óleos essenciais no tratamento da perda de cabelo.

Embora mais pesquisas sejam necessárias, esses estudos indicam que a aromaterapia pode ser uma ferramenta promissora no combate à queda de cabelo. Por isso, hoje vamos conhecer os melhores óleos essenciais indicados para promover crescimento capilar e compartilhar duas receitas caseiras que vão te ajudar na busca por um cabelo mais saudável e cheio de vida.

Além dos óleos essenciais citados na pesquisa, como o alecrim, cedro atlas, tomilho e lavanda, evidências anedóticas demonstram que outros óleos essenciais também podem contribuir, são eles: ylang ylang completo, hortelã-pimentamanjericão, lavandin grosso e lavandin supér. Os óleos essenciais mencionados são capazes de fortalecer o fio evitando a queda capilar, e estimular o crescimento de novos fios, deixando os cabelos mais cheios e volumosos.

Outro efeito observado do uso dos óleos essenciais no cabelo é capacidade de promover maciez e brilho. Para esta finalidade, recomendo os óleos essenciais de ylang ylang completo, palmarosa, gerânio, erva-doce e anis estrelado.

Agora você pode estar se perguntando, mas como eu posso obter esses benefícios? E a resposta é mais fácil do que você imagina! Você pode fazer um shampoo e tônico para crescimento capilar, de forma simples e 100% natural utilizando os óleos essenciais, e o melhor: pode ser feito em casa.

Confira duas receitas de shampoo e tônico natural para favorecer o crescimento capilar e combater a queda:

Tônico natural para Crescimento Capilar

Embalagem de vidro com conta-gotas 30ml 

15ml de óleo vegetal de jojoba 

15 ml de óleo vegetal de rícino

03 gotas de óleo essencial de alecrim

02 gotas de óleo essencial de cedro atlas

Modo de uso: Aplique 20 gotas no couro cabeludo, massageie por 5-10 minutos e deixe agir por mais 15 minutos. Lave o couro cabeludo com o shampoo indicado a seguir para potencializar os resultados.

Sugestão de uso: 3 ou 4 vezes por semana. 

Shampoo Natural para Crescimento Capilar

Embalagem de 200ml

200ml de shampoo neutro Harmonie

10 gotas de óleo essencial de ylang ylang completo

06 gotas de óleo essencial de alecrim

06 gotas de óleo essencial de cedro atlas

05 gotas de óleo essencial de erva-doce

Modo de uso: Aplique no couro cabeludo, massageie por 3-5 minutos até gerar espuma e enxágue com água. Repita o processo se houver necessidade.

Sugestão de uso: 3 ou 4 vezes por semana

Para quem sofre com a alopecia areata, a dificuldade não é apenas contra a perda de cabelo. Pesquisas indicam que a perda capilar muitas vezes pode ser desencadeada pelo estresse emocional e pela ansiedade, e por sua vez, o estigma associado à alopecia também tem sido implicado em causar mais ansiedade.

Estudos apontam que o risco de ansiedade é 2,5 vezes maior para esses pacientes, com taxas ainda mais altas em crianças e adolescentes (4). Manter a saúde emocional é fundamental para ter uma vida com mais qualidade. A aromaterapia e o uso dos óleos essenciais, além de proporcionarem auxílio para o crescimento capilar, podem proporcionar benefícios no alívio do estresse e da ansiedade, e serem conforto e amparo em momentos difíceis. Alguns bons exemplos de óleos essenciais que podem reduzir a ansiedade e estresse são: bergamota, cedro atlas e olíbano. Por inalação, são poderosos ansiolíticos capazes de promover equilíbrio emocional, otimismo, confiança, aliviar a angústia e as tensões, proporcionando calma e tranquilidade. Você pode escolher um deles e utilizar por inalação aplicando uma gota no difusor pessoal diariamente, complementando o tratamento para a queda capilar de maneira integrativa e cuidando de você por inteiro.

Referências

1 Hay IC, Jamieson M, Ormerod AD. Randomized trial of aromatherapy. Successful treatment for alopecia areata. Arch Dermatol. 1998 Nov;134(11):1349-52. doi: 10.1001/archderm.134.11.1349. PMID: 9828867.

2 İbrahim ÖZMEN, Ercan ÇALIŞKAN, Ercan ARCA, Gürol AÇIKGÖZ, Erol KOÇ. Efficacy of aromatherapy in the treatment of localized alopecia areata: A double-blind placebo controlled study. Gülhane Tıp Derg 2015;57: 233 – 236. doi: 10.5455/gulhane.38258

3 Panahi Y, Taghizadeh M, Marzony ET, Sahebkar A. Rosemary oil vs minoxidil 2% for the treatment of androgenetic alopecia: a randomized comparative trial. Skinmed. 2015 Jan-Feb;13(1):15-21. PMID: 25842469.

4 Sibbald C. Alopecia Areata: An Updated Review for 2023. J Cutan Med Surg. 2023 May-Jun;27(3):241-259. doi: 10.1177/12034754231168839. PMID: 37340563; PMCID: PMC10291119.

4 comentários em “Os óleos essenciais podem realmente fazer o cabelo crescer novamente?

  1. Boa noite Day, meu cabelo cai muito e agora na menopausa, nem preciso dizer…
    Pretendo usar no couro cabeludo O.E de alecrim, Melaleuca, Cedro Atlas, Hortelã pimenta, Copaíba e Lavanda diluído no O.V de Jojoba ou semente de uva, mas não sei quais posso realmente usar junto e nem a quantidade que poderei usar de cada um e tbm do oleo vegetal.
    Você pode me ajudar, por favor?

    1. Oi Angela, boa tarde! Para auxiliar no crescimento e fortalecimento do fio alecrim, cedro e hortelã pimenta seriam mais indicados. Segue sugestão de combinação:
      100ml de óleo vegetal de Jojoba
      3 gotas do óleo essencial de alecrim
      3 gotas do óleo essencial de cedro atlas
      3 gotas do óleo essencial de hortelã pimenta
      5 gotas do óleo essencial de lavanda

Deixe uma resposta