Maquiagem vegana e natural feita em casa

Empresa pioneira no ensino de fabricação de maquiagens naturais no Brasil, a Harmonie Aromaterapia tem investido fortemente no desenvolvimento de fórmulas eco essenciais, livres de componentes prejudiciais ao corpo. Nosso objetivo é fazer do consumo de maquiagens um ato mais consciente e saudável, além de possibilitar que essas fórmulas sejam produzidas em casa, com autonomia e a liberdade de produzir o seu próprio cosmético, sem complicações e com poucos ingredientes.

O projeto Maquiagem Eco Essencial teve início pelas mãos da fundadora da Harmonie Aromaterapia, Daiana Petry, que depois de anos de pesquisas sobre o universo da produção de maquiagens naturais, ministrou em 2014 o primeiro Curso de Produção de Maquiagens Naturais e Veganas da Harmonie Aromaterapia. Oito anos mais tarde, Daiana publica o livro Maquiagem Eco Essencial, no qual compartilha essas fórmulas incríveis e exclusivas com os leitores. Clique no link e confira os detalhes no livro.

São anos de experimentações e testes – nenhum deles produzidos em animais–, para transformar uma produção complexa em algo simplificado, que pode ser reproduzido com qualidade, segurança e no conforto de sua casa.

Quais os benefícios das maquiagens eco essenciais da Harmonie?

Já sabemos que a pele é o maior órgão do nosso corpo e que, quando fazemos uso de um cosmético, ela absorve todos os componentes nele presentes. Portanto, quando se trata da quantidade de componentes, menos é mais! Nossas maquiagens contém pouquíssimos ingredientes que, além de não causarem danos, trazem diversos benefícios para a saúde. Isso porque são produzidas com manteigas, óleos vegetais e óleos essenciais, que hidratam, rejuvenescem e nutrem a pele de forma natural.

Elas destacam a beleza natural da mulher, não agridem o meio ambiente, são econômicas, menos propensas a causar alergias e podem ser produzidas de forma personalizada, para atender especificamente às suas necessidades e preferências. Sem contar que você terá total controle sobre os ingredientes que sua pele receberá, tornando o ato de se maquiar uma prática não meramente estética, mas de autocuidado

É fácil produzir a própria maquiagem?

Sim, trata-se de um processo simples e com poucos ingredientes! 

Todas as orientações para iniciar a sua produção estão descritas passo a passo no livro Maquiagem Eco Essencial, de Daiana Petry. 

É caro produzir a própria maquiagem?

Não! O valor da produção de um gloss labial da Harmonie (receita abaixo), por exemplo, é de aproximadamente R$ 10,00. Para produzir a base líquida da Harmonie, de alta qualidade e que ainda nutre e cuida de sua pele, você investirá em média R$ 18,00 por unidade. Se comparada aos preços de maquiagens convencionais, a diferença é bem expressiva.

Faça você mesma o seu gloss labial 100% natural, vegano e com qualidade profissional:

Materiais necessários:

2 beckers de vidro (podem ser substituídos por xícaras de cerâmica)

1 espátula (para misturar a fórmula e para auxiliar no momento do envase)

1 embalagem para gloss

1 balança de precisão 0.1 grama


Ingredientes:

0,3 g de cera de carnaúba

1 g de manteiga de karité

1 g de triglicerídeos de ácido cáprico e caprílico

2 g de óleo vegetal de rícino

0,5 g de pigmento bordeaux

3 gotas de vitamina E

1 gota de conservante (solução pronta de benzoato de sódio e sorbato de potássio)


Modo de fabricação:

Passo 1: Adicione a cera de carnaúba no becker de vidro e leve para derreter em banho-maria.

Passo 2: No outro becker, adicione a manteiga de karité, os triglicerídeos e o óleo vegetal de rícino. Misture com a espátula.

Passo 3: Com a cera de carnaúba já derretida, acrescente a mistura do segundo becker ao banho-maria. Agora adicione o pigmento bordeaux, a vitamina E e o conservante. Misture bem.

Passo 4: Envase ainda quente, aguarde de 20 a 30 minutos.

Pronto! Seu gloss natural, livre de químicos e super hidratante, já está pronto para ser utilizado!

Para assistir ao passo a passo clique aqui.

Além dessa fórmula de gloss natural, descubra no livro Maquiagem Eco Essencial uma variedade de opções, incluindo maquiagens sem embalagens. Você terá acesso ao processo para criar batons, bases, corretivos, blushes, sombras e muito mais! É um guia completo para a sua jornada de beleza consciente e de autocuidado.

Dê a si mesma o presente de produzir e desfrutar das maquiagens naturais em sua rotina diária, você merece!

Deixe uma resposta