Livro psicoaromaterapia: Um caminho para o autocuidado

Resenha por Luísa Menin – Aromaterapeuta (Lumen)

Daiana Petry, uma das figuras centrais e pioneiras do cenário da Aromaterapia no Brasil, depois de anos de pesquisa e prática clínica, desdobra nesta obra o universo da psicoaromaterapia de forma didática e bem-estruturada. Com um olhar integrativo sobre o ser humano e toda a sua complexidade, Daiana, com a contribuição das aromaterapeutas e coautoras Lia Kehl, Erika Genuino e Camila Giordani, trilha um caminho para o autocuidado e para o cuidado profissional, focando nos efeitos emocionais que os óleos essenciais proporcionam.

São muitos os títulos que abordam a relação entre os efeitos dos óleos essenciais e as emoções, porém, o ponto-chave e o diferencial desta obra é que ela aborda os estudos neurocientíficos associando-os à prática clínica. E vice-versa, ou seja, a prática clínica é compartilhada aqui com o embasamento da neurociência. Teoria e prática se alinham e caminham juntas. O leitor encontrará aqui uma gama gigantesca e riquíssima de referências da literatura científica, mas também aproveitará de uma linguagem fluida, fácil e íntima. Ele surpreende pela amplitude de conteúdo e ao mesmo tempo pela praticidade de tudo que é exposto. Ele é amplo e complexo, mas também é didático e prático. Isso faz deste livro ideal tanto para quem está apenas iniciando a jornada como aromaterapeuta, como para aromaterapeutas profissionais, ou também para quem simplesmente busca um direcionamento de autocuidado de forma natural e segura.

Daiana guia a todos esses leitores, compartilhando muito abertamente sua própria trajetória como aromaterapeuta; introduzindo noções básicas da Aromaterapia, da psicoaromaterapia e dos óleos essenciais e seus componentes químicos; respondendo a perguntas recorrentes dentro do consultório; retratando o processo da inalação e todas as estruturas cerebrais nele envolvidas; indicando as formas seguras de utilização dos óleos essenciais e suas recomendações; e muito mais. O poder do amor,
da presença e da espiritualidade é um tema a ser destacado, o qual a autora aborda com muita sensibilidade e sabedoria, pontuando a importância do desenvolvimento dessas qualidades na prática da Aromaterapia.

O uso de óleos essenciais é um artifício milenar. Porém, o uso desses óleos aplicado na prática da Aromaterapia é relativamente recente e, portanto, está em plena ebulição de desenvolvimento científico. Sem dúvida, esta obra que o leitor tem em mãos é um dos estudos mais relevantes publicados nesse campo, não somente pela qualidade do conhecimento técnico demonstrada pelas autoras, mas pela sensibilidade do olhar para com o ser humano. Esta obra demonstra passo a passo como percorrer o caminho
da cura emocional (e também da física) levando em conta todas as arestas de um ser humano, buscando o ponto de partida, a origem, da doença – seja ela física ou emocional. Não seria ousado dizer que este é um livro indispensável para a formação de qualquer aromaterapeuta.

Resenha por Ana Novi – Aromaterapeuta

O que pode um óleo essencial? A essa pergunta, o novo livro de Daiana Petry traz uma resposta singular: pode um universo para a transformação pessoal – seja ele aplicado a nós mesmos ou àqueles que atendemos. 

Por meio de um criterioso passeio pelas mais atuais pesquisas científicas, a autora nos guia por terrenos complexos, desde a neurociência e a anatomia do olfato, até a química dos óleos essenciais e nossas formas de percepção, sem nunca perder de vista, no entanto, a proposta integrativa, humana e, principalmente, didática e vivencial de seu método de psicoaromaterapia. Somos generosamente apresentados a um rico arsenal científico, matizado por seu olhar aberto e humano, e guiados a, aquilo que aventurarei chamar de, uma profunda sabedoria, construída a partir de seus anos de experiência como aromaterapeuta e, não menos importante, como professora. Assim, a eventual aridez de alguns temas é dissipada, e tudo trazido para mais próximo da nossa experiência, facilitando não só a nossa futura aplicação dos conhecimentos obtidos, mas a sua própria compreensão. Ao mesmo tempo, somos expostos a um paradigma de pensamento investigativo e curioso, que nos convida a experimentar por nós mesmos, a colocar os dados à prova, nos instigando à autonomia diante dos nossos próprios processos. E, assim, com exímia maestria, nos vemos vivenciando por meio da leitura aquilo que, desde o início, Daiana propõe como objetivo de qualquer jornada na aromaterapia: a possibilidade de ser dona de sua própria história. 

Após nos contextualizar na história da aromaterapia e acerca da vertente à qual o livro se dedica, passamos a um panorama objetivo da química dos óleos essenciais, parte da construção dessa mesma autonomia, já que tal conhecimento pode servir à análise posterior de qualquer óleo com o qual tomemos contato. Em tal apresentação, não ficamos restritos ao que revelam as pesquisas científicas – ainda em um estágio inicial na área -, mas somos convidados a seguir por hipóteses que rompem com a rígida separação entre mente e experiência somática, para pensar nas possibilidades, já apontadas preliminarmente por áreas da neurociência, de compreender suas  ações e funções em contexto mais integral. Já nos capítulos dedicados às formas de absorção dos óleos essenciais e seus efeitos sobre nosso sistema nervoso, o mesmo método é seguido, aproximando o conteúdo à experiência e refletindo acerca de suas aplicações na aromaterapia. Uma tarefa que não deve passar despercebida é a cuidadosa construção de uma ponte entre diversas áreas de conhecimento que, em conversa, podem guiar os rumos da aromaterapia, ampliando seus usos e potenciais. 

Por fim, em seus últimos capítulos, a autora mergulha em 39 óleos essenciais diferentes, organizados a partir de seus temas principais (amor, presença e espiritualidade), revelando a verdadeira amplitude de seu olhar e sua proposta: lado a lado, pesquisas científicas, reflexões e experiências são costurados e trazidos, enfim, às suas potenciais aplicações. Muito mais do que um manual de psicoaromaterapia, trata-se de uma obra inclusiva e construtiva, no sentido em que nos guia por uma forma de pensar tanto os óleos essenciais quanto o ser humano em sua infinita complexidade e, dali, desenvolver propostas de transformação. 

Perguntamo-nos ao final, então, o que pode um livro? Nos ensinar um caminho de percepção, cuidado e abertura diante do conhecimento, diante dos óleos essenciais e diante da nossa própria humanidade. 

O livro de psicoaromaterapia você encontra em: Loja Virtual

 

Deixe uma resposta