Óleo Resina de Copaíba: Tudo o que você precisa saber!

Você sabia que o óleo resina de Copaíba tem sido utilizado há mais de 500 anos na medicina tradicional popular? Segundo fontes históricas suas propriedades medicinais eram de conhecimento dos povos indígenas desde o tempo da chegada dos portugueses ao Brasil.

Óleo Resina de Copaíba Harmonie Aromaterapia

Há, inclusive, uma menção do Óleo resina de Copaíba (Copaífera officinalis) datada do final de 1560, em carta do Padre Jesuíta José de Anchieta que se refere à resina como um poderoso cicatrizante.

Supõe-se que o conhecimento dos índios latino-americanos a respeito do Óleo de Copaíba seja fruto da observação de alguns animais locais que costumavam se atritar ao tronco das árvores da Copaibeira quando apresentavam algum tipo de ferida.

Dentro da comunidade indígena, o Óleo de Copaíba era utilizado principalmente como analgésico e cicatrizante, usado após as batalhas para curar as feridas de seus guerreiros ou como bálsamo para auxiliar na cicatrização do cordão umbilical dos recém-nascidos.

Para que serve o Óleo resina de Copaíba?

Nos últimos anos o Óleo resina de Copaíba se tornou uma das principais matérias-primas exportadas pela Amazônia.

Devido a sua ação anti-inflamatória, gastroprotetora, analgésica e antitumoral, pode auxiliar no tratamento de inúmeras enfermidades, tendo a sua eficácia comprovada em diversas pesquisas científicas nacionais e internacionais.

Atualmente é um óleo muito utilizado na indústria cosmética para produção de produtos para pele e cabelo, sendo recomendada, inclusive, para formulações de produtos antiacne.

5 Benefícios do Óleo resina de Copaíba

Hoje abordaremos algumas de suas propriedades e benefícios, bem como, algumas indicações de uso.

Dores Musculares

Ele é um grande aliado contra as dores musculares. Estudos comprovam que o Óleo de Copaíba possui ação nociceptiva, ou seja, age diretamente nos nociceptores, células nervosas responsáveis pela detecção do estímulo doloroso.

Sua composição química ajuda a bloquear a detecção de um estímulo doloroso pelos neurônios sensoriais, sendo dessa forma, uma alternativa natural para o alívio da dor.

A aplicação do Óleo de Copaíba em regiões afetadas pela dor muscular ativa a circulação sanguínea aliviando dores e inflamações.

Sugestão de uso:

100g de creme neutro Harmonie com 10 gotas de óleo resina de copaíba e 10 gotas de óleo essencial de manjerona. Misture bem e aplique na região desejada diariamente.

Combate a acne e outras inflamações

É uma excelente alternativa para combater inflamação de acne. O Óleo de Copaíba é riquíssimo em B-cariofileno, um importante componente químico anti-inflamatório.

Um ensaio clínico duplo-cego publicado em 2018 comprovou a sua eficácia antiacne após submeter um grupo de voluntários com acne a aplicação de um gel preparado em laboratório com concentração de 1%.

Ao longo de 21 dias de tratamento os voluntários apresentaram uma diminuição altamente significativa nas áreas tratadas com o gel de Óleo de Copaíba, em comparação aos resultados obtidos com o tratamento controle de placebo.

Sugestão de uso:

100g de gel neutro Harmonie com 10 gotas de óleo resina de copaíba e 10 gotas de óleo essencial de Sálvia Esclaréia. Misture bem e aplique na região desejada diariamente.

Asmas e Alergias

Possui ação potente em caso de doenças respiratórias crônicas como asmas e alergias.

Estudos mostram que o Humuleno presente em sua composição demonstrou ser capaz de reduzir o fator de transcrição nuclear, além da expressão da p-selectina no tecido pulmonar e secreção de muco dos pulmões. Dessa forma, sua ação anti-inflamatória e expectorante são verdadeiros aliados contra doenças comuns das vias aéreas.

Candidíase

Copaíba pode auxiliar também na saúde íntima da mulher. Ele pode ser usado como uma solução natural no tratamento de infecções oportunistas como a Candidíase. Em seu artigo Goren et al. relataram que o β-cariofileno apresentou atividade antimicrobiana contra E. coli, S. aureus, K. pneumonia, P. aeruginosa e C. albicans.

Sugestão de uso:

Em 100ml de sabonete líquido neutro Harmonie acrescente 10 gotas de óleo resina de copaíba e 10 gotas de óleo essencial de gerânio.

Feridas abertas e infecciosas

Na prática clínica ele demonstra uma significativa ação cicatrizante para feridas abertas e infecciosas.

Sugestão de uso:

30ml de óleo vegetal de rosa mosqueta com 6 gotas de óleo resina de copaíba e 3 gotas de óleo essencial de patchouli. Aplique na região desejada 2x ao dia.

//

O Óleo resina de Copaíba faz parte da família de óleos nobres nativos da biodiversidade amazônica que tem conquistado o mundo através de suas propriedades medicinais diversas.

Para conhecer esse e outros óleos, visite a nossa loja online.
Você encontra o Óleo de resina de Copaíba aqui!

REFERÊNCIAS
Pieri, F.A.; Mussi, M.C.; Moreira, M.A.S. Óleo de copaíba (Copaifera sp.): histórico, extração, aplicações industriais e propriedades medicinais. Revista Brasileira de Plantas Medicinais. 2009. Vol. 11

Ghelardini, C.; Galeotti, N.; Mannelli, L.D.C.; Mazzanti, G.; Bartolini, A. Local anaesthetic activity of β-caryophyllene. Il Farmaco 2001, 56, 387–389.
U.S National Library of Medicine. Beta-Caryophyllene. Out/2019.

Silva, G.A. et al. Application of the Essential Oil from Copaiba (Copaifera langsdorffii Desf.) for Acne Vulgaris: a Double-Blind, Placebo Controlled Clinical Trial. Alternative medicine review: a journal of clinical therapeutic. Mar/2012, 17(1):69-75.

Rogério, A.P.; Andrade, E.L.; Leite, D.F.P.; Figueiredo, C.P.; Calixto, J.B. Preventive and therapeutic anti-inflammatory properties of the sesquiterpene α-humulene in experimental airways allergic inflammation. Brit. J. Pharmacol. 2009, 158, 1074–1087.

Goren, A.C.; Piozzi, F.; Akcicek, E.; Kılıç, T.; ÇarıkçI, S.; Mozioglu, E.; Setzer, W.N. Essential oil composition of twenty-two Stachys species (mountain tea) and their biological activities. Phytochem. Lett. 2011, 4, 448–453.

30 comentários em “Óleo Resina de Copaíba: Tudo o que você precisa saber!

  1. Bom dia ! Qual a sugestão de uso do óleo de Copaíba para Asma e Alergia? Seria como difusor ou como pomada para aplicação no local , e quantas gotas, seria o recomendado?

    1. Olá Sandra, tudo bem?
      Para o tratamento de asma e alergias do sistema respiratório você pode utilizá-lo através da inalação, 1 gota do óleo resina no difusor pessoal. Uma outra sugestão é diluir 8 gotas em 30g de creme neutro ou óleo vegetal e aplicar através de massagem na região tórax. 😉

  2. Ola! Posso fazer um gel para o rosto com OV DE AÇAI , OLEO RESINA DE COPAIBA , E OE DE MIRRA ? PODE FAZER ESTA MISTURA , PARA PELE MISTA SENSIVEL?

    1. Olá Cristina, o próprio óleo resina de copaíba seria uma excelente opção, pois é um poderoso cicatrizante e anti-inflamatório.
      Realizamos entregas somente no Brasil.

    1. Oi Nilce, dilua 6 gotas em 10ml de óleo vegetal e aplique na região da barriga em sentido horário, todos os dias.

  3. Ola ! Tudo bem ? Comprei varios produtos com vcs e gostei muito parabens! Eu fiz um creme facial de 30 g com 20 gotas de oleo vegetal de açai , 6 gotas de oleo resina de copaiba , 2 gotas de oleo essencial de mirra e 2 de lavanda Está correto?

  4. Olá boa tarde! Quanta coisa linda partilhada aqui!
    Eu gostaria de saber o que posso usar para 2 doenças auto-imunes que tenho…o VITILIGO e a PSORIASE.
    Desde já agradeço!

    1. Olá Marise,
      Para tratar o vitiligo com óleos essenciais recomendo que você procure acompanhamento de um aromaterapeuta. Já para psoríase são várias as possibilidade como sândalo, patchouli, camomila romana, copaíba..

  5. Boa tarde, tudo bem? Por favor, qual é a diferença entre o óleo de copaíba essencial, o de resina e a copaíba destilada? Todos podem ser ingeridos? Obrigada.

  6. Em todas as receitas do post e indicações da Dai aqui nos comentários vejo indicando apenas algumas gotas pra tanto de tal base , quase como é indicado diluir os oe. Pq não pode usar puro (como jojoba ou rosa mosqueta por exemplo)?

    1. Olá Amanda, porque apesar de não ser considerado um óleo essencial, o óleo resina de copaíba possui algumas propriedades parecidas.

  7. Pode indicar sinergia para celulites com cedro atlas cedro Virgínia copaíba e laranja doce? Considerando hipertensão. Grata

    1. Oi Rosangela, você pode fazer uma sinergia com estes 3 óleos, diluir em um creme neutro e aplicar na região desejada. 😉

    1. Oi Priscila, pode sim! Dilua em uma base de creme neutra e aplique na região do tórax e nas lesões. =)

  8. Oi Daiana, tudo bem?
    Estou adorando as orientações colocadas aqui. Para aftas como devo usar o óleo resina de copaíba. Obrigada.

    1. Oi Tatiana, para aftas pode diluir 2 gotas do óleo resina de copaíba em uma colher de sopa de mel e misturar em 100ml de água. Fazer um bochecho e desprezar o líquido em seguida. =)

  9. Oi, Daiana!
    Posso misturar OV de semente de maracuja com o OR de Copaiba para aplicar na pele acneica?

Os comentários estão desativados.