Benefícios do Óleo Essencial de Olíbano

Utilizado desde tempos antigos para o tratamento e prevenção de diversas doenças, o Óleo Essencial de Olíbano é considerado sagrado em muitas culturas.

Ele é obtido a partir da extração da resina das árvores do gênero Boswellia. Para produzir 1 litro de óleo essencial de olíbano são necessários 70kg de resina.

Alguns usos do Óleo Essencial de Olíbano

Ele é utilizado há séculos em cerimônias religiosas e culturais, pois acreditava-se que o seu aroma amadeirado promovia uma conexão direta com o divino. Há relatos do uso do Olíbano em diversos países como África, China, Índia e Oriente Médio. Egípcios e gregos, inclusive, utilizavam a resina de Olíbano para o rejuvenescimento e conservação da pele.

Além de seu eficiente uso cosmético, estudos comprovam ainda que o Óleo Essencial de Olíbano (Boswellia carterii) também é adequado para o tratamento de diversas doenças, especialmente as inflamatórias e crônicas, aliviando a dor e combatendo a inflamação.

No Sistema Indiano de Medicina, o Olíbano tem sido usado como agente anti-inflamatório, anti-artrítico, anti-proliferativo e analgésico. Já na Medicina Tradicional Chinesa, o seu uso é associado ao tratamento de pacientes com hanseníase, gonorreia e câncer. Isso, porque em sua composição encontramos componentes químicos que promovem a melhora da circulação sanguínea e proporcionam ação analgésica.

Mas, o potencial de uso do Óleo Essencial de Olíbano não para por aí! Pesquisas indicam a sua eficácia como um poderoso medicamento natural para distúrbios cerebrais e de memória.

Não é a toa que Olíbano é considerado o Rei dos Óleos no antigo Egito. Veremos logo mais, como usar o Óleo Essencial de Olíbano para melhorar a nossa saúde física e emocional.

Principais Componentes do Óleo Essencial de Olíbano

Cada óleo essencial possui uma composição química complexa, apresentando componentes químicos majoritários e minoritários.

No Óleo Essencial de Olíbano encontramos uma concentração significativa de componentes como:
α-pineno (38%), α-thujeno (6%), mirceno (5%), b-cariofileno (4%), limoneno (14,8%) e p-cimeno (4,1%).

Como usar o Óleo Essencial de Olíbano?

Agora que já entendemos quais são os componentes químicos que constituem o Óleo Essencial de Olíbano, veremos as suas principais indicações de uso, bem como a maneira correta de sua utilização para que possamos obter os diversos benefícios que ele oferece a nossa saúde.

Alivia o stress

O Óleo Essencial de Olíbano tem uma ação potente contra o estresse. Ele possui uma ação calmante, aliviando a tensão corporal, além de elevar a vibração e proporcionar uma sensação de relaxamento, acolhimento e amparo.

O Mirceno presente em sua formulação atua como um poderoso ansiolítico, já o β-pineno e limoneno atuam como antidepressivo. Dessa forma, possui diversas linhas de atuação em nosso campo emocional.

Se você quer se livrar de uma vez por todas da fadiga, irritação, insônia, mal estar e diversos outros problemas mais sérios decorrentes do estresse, o Óleo Essencial de Olíbano funcionará como um poderoso aliado. Suas propriedades são fantásticas para liberar a mente de pensamentos negativos e dissolver medos e situações do passado que podem estar travando a nossa vida. E mais! Seu uso é seguro com crianças e idosos! 

Dica de Uso:
Experimente 1 gota de Óleo Essencial de Olíbano no difusor pessoal ou então, acrescente água e 4 a 6 gotas do óleo essencial no difusor ambiental antes de dormir.

Reduz linhas de expressão e acelera a cicatrização de feridas e machucados.

O uso do Olíbano para o tratamento e rejuvenescimento da pele é milenar. No antigo Egito era conhecido por proporcionar beleza e suavizar as imperfeições cutâneas. Estudos já comprovaram, por exemplo, a sua eficácia para reduzir marcas e linhas de expressão, bem como estrias e manchas de acne proporcionando a uniformização do tom da pele.

Isso ocorre, pois o Óleo Essencial de Olíbano combate os radicais livres e também o envelhecimento precoce, funcionando como um antioxidante natural, capaz de retardar e tratar o aparecimento de manchas ou inflamações cutâneas.

Ele também ajuda muito na cicatrização de feridas e machucados por possuir uma forte ação anti-inflamatória e estimular a regeneração dos tecidos.

Olíbano é um verdadeiro símbolo da saúde e beleza da pele. Faça um creme personalizado para deixar a sua pele perfeita:

Dica de Uso:
Experimente 50g de creme e 50g de gel neutro vegano Harmonie (misture o creme e o gel para obter um gel-creme. A consistência ficará uma delícia e com rápida absorção) – 04 gotas de óleo essencial de Olíbano – 04 gotas de óleo essencial de Palmarosa + 04 gotas de óleo essencial de Pinho Siberiano. Pingue as gotas de cada óleo essencial em seu gel-creme, misture bem e armazene em embalagem esterilizada. Aplique todos os dias.

Aumenta a imunidade

O a-pineno presente na composição do Óleo Essencial de Olíbano ajuda a aumentar as defesas do no nosso organismo. Por ser um poderoso Imunoestimulante e ter ação expectorante ele é excelente nos casos de gripe, resfriado e outras doenças que atinge as vias respiratórias como bronquite, asma e pneumonia.

Dica de Uso:
Uma forma simples e prática para melhorar a imunidade é fazer uso do Óleo Essencial de Olíbano por inalação no difusor pessoal e/ou ambiental.

Alivia a dor e inflamação

Olíbano é a indicação certa em casos de dores musculares e articulares crônicas. Ele proporciona a redução significativa dos níveis de inflamação, aliviando a dor em caso de doenças como artrite, artrose, distúrbios reumáticos e dores musculares.

Dica de Uso:
Experimente 30g de creme neutro vegano Harmonie – 6 gotas de óleo essencial de olíbano e 03 gotas de óleo essencial de Angélica. Pingue as gotas de óleos essenciais no creme, misture bem e armazene em embalagem esterilizada. Aplique no local de dor através de
massagem suave.

//

Como podemos perceber o Óleo Essencial Olíbano serve para auxiliar em diversas questões da nossa saúde física e emocional. Ele está disponível para compra em nossa loja virtual.

REFERÊNCIAS:
Hamidpour, A. Et al. Frankincense (乳香 Rǔ Xiāng; Boswellia Species): From the Selection of Traditional Applications to the Novel Phytotherapy for the Prevention and Treatment of Serious Diseases. Journal of Traditional and Complementary Medicine. Dez/2013. 3(4):221–226.

Him, A., Ozbek, H., Turel, I., Cihat Oner A. (2008). Antinociceptive activity of alpha-pinene and fenchone. Pharmacologyonline 3, 363-369

31 comentários em “Benefícios do Óleo Essencial de Olíbano

    1. Maura, utilize ele em creme ou óleo vegetal. Sempre dilua para evitar irritação na pele. E dica! Associe com palmarosa e pinho siberiano que são clareadores também!

  1. Olá Daiana. Pessoas com hipertensão, gordura no fígado e dores crônicas devido a hérnia de disco podem usar esse óleo? Ele ajuda como anti-depressivo? O que posso usar junto com ele para auxiliar no tratamento desses problemas? Obrigada.

    1. Oi Deucilene, pode usar sim. Ele é um excelente antidepressivo, além de auxiliar no sistema imunológico.
      Temos uma publicação muito especial sobre os diversos benefícios que ele proporciona, dê uma olhadinha: http://harmoniearomaterapia.com.br/blog/beneficios-do-oleo-essencial-de-olibano/
      Para auxiliar nos sintomas que você descreveu, podes associa-lo ao óleo essencial de laranja doce e cipreste.
      É válido consultar um Aromaterapeuta para fazer um acompanhamento mais de perto. Se desejares, posso indicar algum colega para você. 🙂

  2. Olá Daiana para tratar carcinoma basocelular. Precisa diluir?
    Teria mais algum OE em sinergia com Olíbano para este tratamento?
    Grata

    1. Olá Rosangela, precisa diluir sim. Podes acrescentar 2 gotas do OE de Olibano em 10ml de óleo vegetal ou base de creme neutro.

  3. bom dia! fiquei na duvida quando vc diz para diluir o oleo ? faço a diluição com que ? desculpa a ignorância!

  4. Boa noite. Tenho um filho autista de 4 anos, anda muito agitado e com muitas crises. Quais óleos e como usar para amenizar?

    1. Olá Andreza, óleos essenciais como gerânio, lavanda, lemongrass, camomila roma, cedro. Comece por aromatização ambiental ou creme para aplicar através de massagem nos pés. =)

  5. Olá tudo bem? Gostaria de saber se posso utilizar o óleo de olíbano em pessoas com problemas renias, como renal cronico por exemplo?

    1. Oi Sandra, pode sim. Não há contraindicação neste sentido. Importante apenas cuidar com a dosagem utilizada, para não sobrecarregar o organismo.

  6. Tenho rinite e asma, posso utilizar ( pingar na palma da mão, esfregar uma na outra e cheira profundamente) 2 gotas por dia ?

    1. Olá Valéria, para inalação sugiro o uso através do difusor pessoal ou ambiental. Um outra alternativa é pingar 2 gotinhas em uma bucha de algodão e inalar pelo período de 5 a 15 minutos consecutivamente. 😉

  7. Olá Daiana como vai? Eu tenho um tumor na coluna vertebral e estou passando por um momento de intensas emoções. O óleo essencial de olíbano pode me ajudar ? Eu misturo ele ao óleo essencial, normalmente o de gergelim e massageio todo meu corpo antes do banho. Gostaria de saber se dessa maneira que estou praticando eu consigo aproveitar os benefícios do olíbano …. obrigada desde já

    1. Oi Fernanda, o óleo essencial de olíbano vai te proporcionar diversos benefícios sim. Podes manter o uso desta forma, e se desejar, ainda usar por inalação. =)

  8. Olá, olíbano estimula a formação de colágeno na pele do rosto? Existe algum óleo essencial com essa característica?

    1. Oi Fabiana, para estimular a produção de colágeno sugiro o OE de erva-doce e alecrim associados ao OV de buriti. =)

  9. Bom dia, Dai. Pode usar óleo essencial vencido? Tenho um de patchouli há mais ou menos 2 anos e queria adicionar no meu óleo vegetal.

    1. Oi Amanda,
      Não é recomendado o uso tópico após o vencimento. Mas você pode usá-lo para aromatizar o ambiente.

    1. Sim, Carmenete. Você pode associar ao óleo essencial de palmarosa para potencializar o tratamento. 😉

    1. Oi Gilson, a sinergia de cardamomo e camomila romana pode ser bem interessante, visto que ambos atuam no sistema digestivo. =)

Os comentários estão desativados.