Óleos essenciais: Formas de uso terapêutico

Um belo dia, despretensiosamente, a gente descobre que um determinado óleo essencial (OE) é tudo o que faltava na nossa vida. Vai curar aquele problema de saúde que vem incomodando há tempos, vai resolver aquele sentimento que parece estar deslocado nesse coraçãozinho e promete até dar um jeito naquele traço de personalidade que a gente sabe que não é muito legal.

Aí a gente compra o OE de uma marca boa, lindão, vai supercontente pra casa… E então percebe que não sabe como usar o bendito!

Sacanagem, né?

Bom, para te ajudar nessa questão, preparamos essa tabelinha com as principais formas de uso dos OEs e como proceder em cada uma.

Utilize os OEs com sabedoria, eles são muito poderosos.

Lembre-se que há óleos que causam queimaduras em contato com o sol, outros que causam irritação na pele. Há OEs que te relaxam e outros que te aceleram. Regiões de mucosa e do rosto são mais sensíveis que o resto do corpo, crianças são mais sensíveis que adultos, bebês são hiper-sensíveis. Há vários pontos que se deve levar em consideração. Então, por favor, estude antes de usar os óleos essenciais, conheça os possíveis efeitos deles pra que a sua experiência com eles seja a melhor possível.

A Harmonie Aromaterapia NÃO recomenda a ingestão de óleo essencial.

Use produtos de boa qualidade. Dê preferencia para cremes neutros sem silicones e parafinas, que dificultam a aborção pela pele. Ao usar óleos vegetais, prefira os prensados a frio, que mantêm as propriedades da planta do qual é extraído.

Aqui na loja virtual da Harmonie você encontra além dos óleos vegetais e do creme, difusores pessoais, difusores de ambiente e toda a linha de óleos essenciais puríssimos.

7 comentários em “Óleos essenciais: Formas de uso terapêutico

  1. Muito bom!
    As pessoas que eu conheço pensam que é bem assim! Que qualquer um pode usar ou faz bem pra todo mundo. Sei de gente que não suporta certos aromas que outros adoram!

    1. É, Maria. Quando é só questão de gosto ainda tudo bem. O problema são as reações, alergias, e até queimaduras, que são possíveis quando o uso não é correto.

  2. Olá eu queria na verdade saber onde consigo uma lista de quais oleos aceleram e acalmam… pois meu bb de 2 anos por algum tempo atras teve convulsões e me pediram para evitar os oleos de alecrim e um outro q não lembro…vcs poderiam me passar uma lista de quais oleos posso usar c ele para tosse, sono e etc???
    Desde ja agradeço a atenção

    1. Oi, Renata. Para casos de convulsões não é recomendado o uso de: Alecrim, sálvia esclaréia, hortelã-pimenta e eucalipto.

      Por se tratar de uma criança, e por ele já ter esse quadro, é complicado fazer uma “lista de óleos essenciais” genérica. Consulte um aromaterapeuta, você verá como vai ser bom. =)

Os comentários estão desativados.