Rosa Mosqueta: O Rejuvenescedor Natural da Pele

A fama de óleo vegetal de rosa mosqueta não é recente. Já na década de 1950 descobriu-se que o fruto desta planta contém vitaminas A, C, E, B1 e B2. E por isso possui propriedades capazes de agir na regeneração e cicatrização da pele.

 

 

 

Muitas pesquisas realizadas constataram as efetividades farmacológicas e terapêuticas do Óleo de Rosa Mosqueta. Um estudo realizado pela Faculdade de Química da Universidade de Concepción em 1980, no Chile, fez um estudo sobre os efeitos cicatrizantes do Óleo extraído da semente da Rosa Mosqueta que alavancou ainda mais a fama deste poderoso óleo vegetal 100% puro e natural.

“Por ser natural, o óleo de rosa mosqueta tem propriedades superiores a qualquer componente sintético” para uso similar. É o que diz  o mestre em química dos produtos naturais pela Universidade de Caxias do Sul, Juarez Rech, (fonte).

O óleo extraído das sementes do fruto da rosa mosqueta contém ainda altos níveis de ácidos graxos poliinsaturados, linoleico, ácido oleico e linolênico. Esta riqueza em ácidos graxos essenciais proporciona o poder de regeneração dos tecidos da pele e crescimento celular.

Em artigo publicado pela Real Academia de Farmácia, 1990, no Peru, foram identificados os princípios ativos do óleo de Rosa Mosqueta. E constataram-se a relação dos princípios químicos ativos com as ações regeneradoras e rejuvenescedoras da pele envelhecida com o uso tópico do óleo (fonte).

 

Entre suas ações diversas, o Rosa Mosqueta é um grande aliado para:


O rosto: O uso contínuo no rosto proporciona rejuvenescimento e ação contra rugas, bolsas, manchas causadas pela exposição excessiva ao sol e olheiras. De acordo com a pesquisa e os testes realizados com pacientes, com o uso diário de substâncias presentes no Óleo de Rosa Mosqueta, a partir da terceira semana já foi possível perceber a regeneração epidérmica. 

Neste estudo notou-se que a partir da terceira semana as primeiras mudanças significativas foram o começo do desaparecimento das rugas superficiais, a descoloração das manchas, até que ao final da quarta semana as rugas desapareceram por completo. A pele também ganhou um aspecto suave e as manchas tornaram-se imperceptíveis (fonte).

 

 

O Corpo: Ação hidratante, proporcionando maciez e suavidade à pele. Muito eficaz para atenuar estrias e marcas cirúrgicas, através de massagens circulares. Nesse caso, os resultados podem ser vistos a partir do terceiro mês. Por ser cicatrizante, o OV de Rosa Mosqueta indicado no tratamento de queimaduras e de alterações da pele causadas pela radioterapia.

 


Mãos e Articulações: Por ser um ótimo rejuvenescedor para a pele envelhecida, o Óleo de Rosa Mosqueta também é um excelente hidratante. Atua nas mãos, por exemplo, que tendem a perder a textura firme com a passagem do tempo. Se aplicado em cotovelos, joelhos e calcanhares, evita a tendência natural ao ressecamento nessas áreas mais visíveis.

 

Como usar o Óleo Vegetal de Rosa Mosqueta

Aplicar diretamente na pele, com massagens circulares até a sua total absorção.

Óleo Vegetal de Rosa Mosqueta – Harmonie


Na Face: Aplique a noite após a higienização da pele.
No Corpo: Após o banho aplique sobre o corpo ainda úmido ou molhado.
Nos casos de peles muito secas e descamativas, recomenda-se duas aplicações diárias, pela manhã e à noite.

 

 

Os resultados deste poderoso óleo serão observados a partir da área aplicada, considerando tratamento contínuo com aplicação diária.

 

Super dicas da Harmonie Aromaterapia:

 

Um resumo dos benefícios do Óleo Vegetal de Rosa Mosqueta:


  • Regenera e nutre a pele, eliminando visivelmente rugas e manchas da pele do rosto;
  • É utilizado para tratamento de queimaduras ou pós-cirurgia;
  • Hidrata e proporciona suavidade e frescor para a pele;
  • Retarda o envelhecimento da pele;
  • Também é usado para combater eczemas e psoríase;
  • Excelente cicatrizante.

 

Que tal experimentar as maravilhas deste bálsamo da Beleza?

70 comentários em “Rosa Mosqueta: O Rejuvenescedor Natural da Pele

  1. Amei a dica sobre o poder rejuvenescedor e eveito contra as manchas, meu cirurgião plástico havia me indicado como cicatrizante.

  2. A indicação para uso é noturna. Durante o dia posso usar loção tônica e hidratante no rosto?
    No corpo tbm posso usar hidratante durante o dia?
    Obrigada

    1. Olá Carla, obrigada pelo contato. Sim, pode utilizar durante o dia sem problemas e no corpo também. Qualquer dúvida, estou à disposição. Um abraço, Daiana Petry

  3. A indicação para uso é noturna. Posso usar loção tônica e hidratante no rosto e no corpo, durante o dia?
    Obrigada

  4. Gostaria de saber se o óleo pode ser usado misturado com um creme nutritivo ou hidratante.. para usar durante o dia (para melhorar o odor).. Alguma contra indicação?

    1. Olá, Francisca! Obrigada pelo contato. Você pode misturar com creme neutro o óleo essencial de Lemongrass e de Tea tree. Não utilize com cremes prontos que já contém perfume ou ingredientes para hidratação, ok? Opte sempre pelo neutro, caso contrário poderá ocorrer interação quimica e danificar sua pele. Os cosméticos de base neutra podem ser encontrados em farmácias de manipulação ou em nossa loja virtual, basta acessar http://www.harmoniearomaterapia.com.br/loja/index.php?route=product/category&path=56 Entregamos em todo o Brasil. Um abraço, Daiana Petry

  5. posso faz a receita para torcicolo com rosa mosqueta e eucalipto????é que comprei um litro e não o que fazer com ele;;;;

    1. Olá, Fatima! Obrigada pelo contato. Você pode utilizar o óleo vegetal de rosa mosqueta como base para diluir o óleo essencial, sim. Porém, para torcicolo, sugiro utilizar manjerona e sálvia esclaréia, o resultado será mais efetivo. Abraço, Daiana Petry

  6. Olá Daiana,

    O rosa mosqueta é indicado para uso diário diurno no rosto em peles oleosas e acneicas? Li em vários lugares que para peles oleosas é contra indicado! Caso possa utilizar, eu poderia acrescentar algum óleo essencial para potencializar o efeito antiacne?

    Grata mais uma vez!

    1. Olá Ralca, tudo bem?
      Este é um óleo vegetal puro, por isso pode ser usado mesmo em peles acneicas, pois ele age também como antiinflamatório.
      Mas, se preferir, use 30 gramas de gel neutro e pingue algumas gotas do rosa mosqueta + 4 gotas de lavanda + 2 gotas de tea tree.
      Esta receita ajuda a reduzir a acne, utilize todos os dias 2 vezes ao dia, ok?
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Um abraço,
      Daiana Petry

  7. oi Daiana meu marido tem uma queloide grande no peito que fica muito irritada qndo o tempo muda,esse oleo pode ajudar?E que oleo essencial eu poderia utilizar junto para melhorar essa irritação? obrigada e abs

    1. Oi Lucy,
      Sim, o óleo vegetal de rosa mosqueta irá auxiliar na irritação e diminuição da quelóide.
      Um abraço,
      Daiana Petry

        1. Oi, Luciene. Pode sim. A rosa mosqueta é super levinha, não vai pesar na pele. Tenho pele oleosa também e uso sem problemas. Faça um teste =)

  8. Sobre a receitinha acima onde fala para colocar 3 gotas de oleo essencial palmarosa no vidro de 30 ml de rosa mosqueta, e se eu colocar 3 gotas de oleo essencial de hortela pimenta? Tera o mesmo efeito clareador de manchas?

    1. Olá Francy
      O efeito não será o mesmo, mas irá auxiliar a clarear manchas sim.
      Abraço,
      Daiana Petry

  9. Olá, no caso de cicatrizes antigas, o óleo de rosa mosqueta pode ajudar a pelo menos diminuir ou sumir as cicatrizes ?
    Obrigada…

    1. Olá Isabela, tudo bem?
      Sim, o óleo vegetal de rosa mosqueta é excelente para a regeneração celular, auxiliando na diminuição das cicatrizes.
      Sugiro acrescentar ao frasco de 30ml 10 gotinhas de óleo essencial de lavanda para potencializar os resultados.
      Abraço,
      Daiana Petry

  10. Boa noite!!! Preciso clarear manchas mas tenho a pele oleosa e acneica e com muitas marcas de espinhas. Vc tem alguma receitinha para me passar??? Desde já agradeço.

    1. Oi Zulmara, tudo bem?
      Você pode utilizar em 30g de gel neutro 1 gota de palmarosa, 1 gota de hortelã pimenta e 2 gotas de tea tree.
      Utilize todos os dias este gel por 30 dias.
      Abraço,
      Daiana Petry

  11. Boa Tarde, gostaria de saber se ele tbm ajuda nas espinhas? ou se é indicado agregar mais alguma essencial.
    Obrigada

    1. Olá Gisele,
      É importante acrescentar o óleo essencial de tea tree e lavanda ao rosa mosqueta para obter resultados mais rápidos.
      Apenas 3 gotinhas de cada para 30ml de rosa mosqueta.
      Um abraço,
      Daiana Petry

    1. Olá Nise,
      Utilize junto ao rosa mosqueta os óleos essenciais de hortelã pimenta e palmarosa.
      Um abraço,
      Daiana Petry

        1. Merari, você pode utiliza para cada 30g de creme ou gel neutro 3 gotas de óleo essencial para evitando assim qualquer reação alérgica.

  12. Oii! me ajuda de novo?1ahaha

    Tenho estrias no peito, posso aplicar todos os dias a noite o óleo de rosa mosqueta? tem que ser o vegetal né?

    Sou morena, tenho algumas ”pintas” no nariz e está começando a surgir no rosto, que na verdade são manchas do sol, creio eu, porque minha mãe também tem, tenho a pele oleosa, e tá sem vida, opaca.

    Queria um efeito ”peeling” Então escolhi comprar lavanda, palmarosa e patchouli, Tá bom esse trio? rs

    1. Ola Amanha,
      Sim o óleo essencial de palmarosa clareia manchas de forma muito eficaz.
      Utilize todos os dias após o banho o trio com o óleo vegetal de rosa mosqueta 😉
      Um abraço
      Daiana Petry

    1. Olá Tatiana!
      Sim, para os óleos vegetais não há contraindicação, muito pelo contrário! O óleo de Rosa mosqueta será excelente para manter a sua pele hidratada e elástica.
      Grande abraço.

  13. Olá bom dia ! Tenho uma cicatriz antiga de queimadura de terceiro grau um pouco escura… o óleo de rosa mosqueta seria indicado para clarear ?
    Abraço!

    1. Oi Karina, neste caso é necessário acrescentar o óleo de palmarosa no rosa mosqueta ou açai para dar conta do recado.

      Pingue 4 a 5 gotas de palmarosa em 30ml do óleo vegetal e aplique todos os dias.
      Outa opção é utilizar 1 colher de sopa de argila branca com 2 colheres de mel ou creme neutro e pingar 2 gotas de palmarosa aplicar e massagear levemente o local. Nesta opção aplique a cada 3 dias.

      Peço que mantenha contato para contar os resultados. 😉

      Daiana

  14. Tudo bem Daiana….
    Você pode me passar alguma receitinha para ajudar a amenizar minhas olheiras, falaram q esse óleo de rosa mosqueta é bom? Mas como uso ele? será que é preciso óleos essenciais também? Muito obrigada bjsss

    1. Oi, Jane.
      A Daiana preparou uma receitinha bem legal para o seu caso. Para suas olheiras, use o oleo vegetal de açai com óleo essencial de cipreste. Para 30ml do óleo vegetal você pode colocar até 6 gotas de cipreste e aplicar todos os dias com uma suave massagem na região. =)

  15. gostaria de saber se posso mandar fazer um hidratante na farmacia de manipulaçao com o oleo e se a eficacia ainda sera boa..

    1. Oi, Karoline.
      Ele é um tipo de óleo leve, mesmo em peles oleosas funciona bem.
      Mas você pode sim mandar manipular. Peça para que a base usada seja 100% vegetal, para que silicones e outros petrolatos não dificultem a absorção do óleo pela pele.

  16. Eu tenho a pele acneica , porém com algumas manchinhas , querida saber se posso usar rosa mosqueta ? Pois eu li um artigo , dizendo que uma pele oleosa e acneica não pode usar Rosa Mosqueta . É verdade ? Se for .. Qual óleo vegetal me indicaria para eu usar tanto para combater a acne e clarear as manchinhas?? Desde já .. agradeço muitissimo !!!!

    1. Oi, Maria. Pode sim. A rosa mosqueta é um óleo vegetal leve. Pode ser usado, em pequenas quantidades para fins terapêuticos, até porque é anti-inflamatória, em certos níveis pode ajudar no tratamento da acne.
      Só evite se sua pele estiver com um alto grau de oleosidade, dessa forma seus poros não terão capacidade de absorver mais óleo. Se esse for o caso, recomendo que faça por um tempo um tratamento com óleos essenciais para acne, mas com uma base em gel, que fica mais sequinho, até que sua pele normalize essa questão.
      Temos um material que pode te interessar sobre acne aqui: http://harmoniearomaterapia.com.br/blog/espinhas-acabe-com-elas-com-ajuda-dos-oleos-essenciais/
      E sobre manchas aqui: http://harmoniearomaterapia.com.br/blog/acabe-com-manchas-na-pele-usando-oleo-essencial-de-olibano/

      Qualquer coisa volta a chamar a gente aqui pra definirmos isso =)

      1. Muuuuuuuitoooooo Obrigada !!!! Estou encantada pelos seus vídeos no YouTube! Quero muito fazer seu curso. Sou do Rio de Janeiro.

        1. Oi, Maria.
          Nossa, ficamos muito felizes que nosso conteúdo esteja te sendo útil. Temos alguns cursos presenciais no Rio com a Daiana, e também a plataforma online. =)

  17. Coloquei prótese de silicone nas manas ha mais ou menos 1 ano e 9 meses. Minha cicatriz ficou bem feia , um pouco alta , grossa e escura . Gostaria de saber se é indicado usar o óleo de rosa mosqueta na cicatriz para clarear e melhorar o aspecto, ficou tipo queloide. Já tinha visto em alguns sites que a rosa mosqueta é ótimo para cicatrização, mas não sei se no meu caso por fazer já bastante tempo que fiz a cirurgia adiantaria.

    1. Oi Camila, você pode usar rosa mosqueta sim. Mas, sozinho ele não irá ajudar tanto quanto desejado. Sugiro para potencializar adicionar a palmarosa e patchouli ao rosa mosqueta. 😉

  18. Day, td bom? usei o rosa mosqueta, acrescentei ao meu hidratante, deu muita espinha, posso trocar o rosa mosqueta pelo jojoba?

    1. Oi Marli, tudo bem? Primeiro é importante saber o que continha no seu hidratante, para identificar o que pode ter aumentado a oleosidade.
      Mas pode substituir o rosa mosqueta pelo jojoba sim.

  19. Olá, bom dia. Estou usando o óleo mosqueta para manchas, quero saber se eu posso usar durante o dia também para acelerar o processo?
    E se eu sair no sol com o óleo no rosto pode aumentar ainda mais as manchas?
    Desde já agradeço.

    1. Olá Magna, pode usar 2x ao dia. Não tem problema expor ao sol, mas como você está fazendo tratamento para clareamento, é interessante usar protetor solar.

  20. Boa noite, Daiana!
    Posso associar o óleo essencial de lavanda e palmarosa pra efeito rejuvenescedor e clareador? Da para substituir o de palmarosa por algum outro óleo para o efeito clareador?
    E para usar de dia, primeiro uso o óleo e por cima o protetor solar, correto?
    Obrigada!

    1. Olá Ana Carolina, pode sim! Uma outra opção de clareador é o OE de pinho. Exato, primeiro aplica a sinergia e depois protetor solar. =)

  21. Olá bom dia gostaria de saber se o óleo de rosa mosqueta sozinho clareia a região da virilha, e se precisar de outros óleos você poderia me dizer quais são e a quantidade que devo misturar eles? Obrigada desde já

    1. Oi Isabella, vale associar ao óleo essencial de palmarosa e pinho, 1 gota de cada para cada 10ml de óleo vegetal.

  22. Para minha pele que tem algumas acnes e manchinhas de acne pensei em colocar algumas gotas de O.E de tea tree, de lavanda e de gerânio, o que acha? No caso meu oleo de rosa mosqueta é de 20 mL quantas gotas de cada eu usaria? E teria problema usar a mesma mistura todos contendo tea tree mesmo dps que minhas acnes melhorassem? Outra dúvida, o acréscimo dos O.E faz com que o tempo útil do óleo de rosa mosqueta diminua? Por que li em um site que dps de um mês a mistura ja deve ser descartada.

    1. Oi Jade, para potencializar o clareamento das manchas, vale acrescentar o OE de palmarosa, pinho ou hortelã pimenta.
      Para 20ml você pode acrescentar até 3 gotas no total. Pode manter o uso da sinergia sim. Se armazenado em embalagem de vidro âmbar, a validade é de até 6 meses.

Os comentários estão desativados.