A Aromaterapia e os elementos da MTC: Fogo

A AROMATERAPIA E OS ELEMENTOS DA MTC – MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

– Elemento Fogo –

Por Daiana Petry

O elemento Fogo é um dos elementos mais complexos e rico em detalhes. Representa a estação verão, relaciona-se com o coração (yin) e intestino delgado (yang), mas há também uma relação secundária com o pericárdio (yin) e com o triplo aquecedor (yang).

A cor do elemento fogo é vermelha, e as emoções que ele representa são a alegria e o entusiasmo, o som é o riso e seu sabor é amargo. Verão é a época de crescimento, florescimento e calor.

O coração domina o sangue e os vasos e se manifesta no rosto, sua função é fazer circular o sangue para o corpo. O intestino delgado transforma a matéria alimentar, e separa o puro do impuro. O pericárdio protege o coração e o triplo aquecedor mantém equilibrada a temperatura e produz o calor do corpo. Em conjunto, estes quatro meridianos estão encarregados do processamento, armazenamento e distribuição de energia vital e, por conseguinte, a manutenção da vida.

Malemb?? praia, Malemb?? beachHá muitos sintomas físicos que o elemento fogo, quando em desequilíbrio, pode exibir. Os sintomas Yin são relacionados ao coração, ou seja, doença cardíaca, doença circulatória, arritmias, palpitações do coração, má circulação, fadiga e confusão.
Existem alguns óleos essenciais que auxiliam no equilíbrio e manutenção do coração são eles: Alecrim (efeito estimulante), Lavanda, Ylang ylang, Lemongrass e Pinho (efeito relaxante e equilibrador).

Os sintomas do meridiano yang (intestino delgado) quando em desequilíbrio: Para síndrome do intestino irritável e diarreia podemos utilizar os óleos essenciais de Lavanda ou Hortelã pimenta.

No caso de prisão de ventre e indigestão, podemos utilizar óleos essenciais de Erva-doce, Alecrim, Tomilho ou Manjericão.

Outros sintomas físicos desequilíbrio deste elemento fogo são: ansiedade, confusão mental, dificuldade em distinguir o certo do errado, insônia, memória debilitada, depressão, ulcerações na língua entre outros.

Se você possui dois ou três sintomas do elemento fogo, seja por excesso ou deficiência,  experimente utilizar a receita abaixo para harmonizar e equilibrar este elemento:

3 gotas de O.E cipreste, 3 gotas de O.E lavanda e 3 gotas de O.E Pinho no aromatizador ambiental por 7 dias.

Aromatize o ambiente em que você fica por mais tempo 1 vez ao dia.

No emocional, este elemento representa a alegria, a criatividade, o entusiasmo, o riso e a descontração do verão, por isso desfrutar de atividades ao ar livre é essencial, nos faz sentir mais vivos e equilibrados.

Se você estiver com deficiência de fogo, pode sentir-se desanimado, sem alegria, sem “vida”. Neste caso experimente 2 gotas de O.E de manjericão e 2 gotas de O.E de grapefruit no aromatizador ambiental e sinta vontade de viver a vida intensamente!!

Mas, lembre-se que o fogo em excesso queima e pode lhe deixar com uma sensação de exaustão. Óleos que trazem vitalidade, restauração, equilíbrio e força são Manjericão, Pinho e Grapefruit.

 

Clique aqui para conferir o primeiro artigo desta série, sobre o elemento ÁGUA.

Clique aqui para ler sobre o elemento MADEIRA.

Para encontrar os produtos recomendados neste artigo, CLIQUE AQUI.

Dúvidas? Escreva para [email protected]

.

Harmonie Aromaterapia
Cuidando de você por inteiro.

*CADASTRE SEU E-MAIL à direita da página para receber em primeira mão todas as novidades da Harmonie!*

 

7 comentários em “A Aromaterapia e os elementos da MTC: Fogo

  1. Parabéns povo do cheirinho, realizei um passeio e adorei as novidades e informações. Suce$$o à vocês. Eliani Naturóloga.

    1. Olá, Eliani! Obrigada pelo carinho, fico feliz que tenha gostado do site.
      Continue conosco, toda semana temos novidades por aqui 😉
      Abraço e sucesso a nós!
      Daiana Petry

    1. Oi Isabela, tudo bem?
      Para trombose utilize 30g de gel neutro + 3 gotas de o.e cipreste + 1 gota de o.e erva doce + 4 gotas de o.e limão siciliano.
      O local onde for aplicado o gel não deve ser exposto ao sol. Utilize todos os dias 2 a 3x vezes ao dia.
      Os produtos da receita você encontra na loja virtual da Harmonie, basta acessar http://loja.harmoniearomaterapia.com.br/
      Qualquer dúvida, entre em contato.
      Um abraço,
      Daiana Petry

    1. Olá, Izildinha!
      Em breve postaremos o artigo sobre o elemento Metal, fique de olho aqui no site e acompanhe as novidades 😉
      Um abraço,
      Daiana Petry

Os comentários estão desativados.