O segundo chakra, o chakra sexual, também é conhecido como esplênico ou sacro. Ele se relaciona com a energia sexual, e seu poder criador em todas as áreas.
Nós da Harmonie preparamos especialmente para você esse guia de reequilíbrio de chakras com aromaterapia. Se não viu o primeiro capítulo, cliquei aqui.
Esse chakra está localizado quatro dedos abaixo do umbigo. É considerado a porta do prazer físico e sexual. Por meio dele temos acesso a alegria e criatividade. Através do chakra sexual fluem as energias primárias, como a paixão. Mas não só isso, os interesses sociais, como nos mostramos ao mundo, os prazeres da comida, o amor por certos assuntos, tudo isso está ligado a esse chakra.
- Distúrbios da sexualidade, como impotência ou falta de interesse sexual, e também as disfunções endócrinas, são sinais de que esse chakra está enfraquecido. O óleo essencial de ylang ylang traz à tona a sexualidade e o prazer pela vida. Ele relaxa e promove entusiasmo com as situações do cotidiano.
- Quando o chakra sexual está energizado além da conta, os sintomas são o excesso de hormônios, sexualidade exacerbada e a tendência por supervalorizar os eventos sociais e de se exceder no consumo de comidas e bebidas. Para amenizar esses excessos, utilize o óleo essencial de manjerona. Ele auxilia no tratamento de vários tipo de compulsão e tranquiliza, para que o corpo não sinta a necessidade de picos de bem-estar constantes para se manter bem.
- Já quando precisamos de um reequilíbrio pontual nesse chakra, o óleo essencial indicado é o ládano. Ele ajuda a transmutar a energia dos chakras mais carnais, como o segundo, para uma energia mais espiritual, característica do sexto e sétimo chakras. Ele reduz o sentimento de impotência perante as situações conturbadas.
Fizemos esse mapa, para resumir todas as informações:
Como aplicar os óleos essenciais para os chakras
Há algumas formas de tratar um chakra específico com aromaterapia.
Para fazer isso em outra pessoa, as formas mais comuns são a imposição de mãos, o Reiki, ou as massagens no sentido horário sobre o ponto. No caso do segundo chakra, faça a massagem na região do ventre, abaixo do umbigo. Para essas duas formas de tratamento, utilize 10mL do óleo vegetal de sua preferência e 2 gotas do óleo essencial indicado para a ação necessária.
Uma outra forma de harmonizar o chakra é através da meditação. Coloque quatro gotas do óleo essencial indicado no difusor de ambiente. Prepare o espaço para a sua prática, com uma música de fundo e iluminação indireta. Você pode seguir as afirmações de meditação sugeridas na imagem ou simplesmente visualizar o chakra sendo reestabelecido e emanando sua cor característica.
E aí, gostou da dica? Já começou a reequilibrar seus chakras com a ajuda dos óleos essenciais? Comenta aqui pra gente.
O próximo capítulo dessa série já está disponível aqui, e fala sobre o plexo solar, o terceiro chakra.
Texto original e imagens por Cristiane Corrêa, julho de 2019
Nossa vcs da harmonie sempre nos trazendo coisas boas. Amei conhecer vcs (faço propaganda pra todo mundo), sobre este chakra na dúvida sobre as situações de enfraquecimento e reequilíbrio como devo fazer? E quanto tempo devemos cuidar do chakras?
Flavia, obrigada pelo carinho!!!
Pode trabalhar enfraquecimento primeiro e depois reequilibrar 🙂
O tempode depende de cada pessoa, mas em média 15-20 dias ;D
Dai. O ladano pode ser substituído por outro óleo?
Pode ser substituido pela camomila-romana. Não serão os mesmos benefícios, mas é uma alternativa possível.
Olá, gostaria de saber também se o ládano auxilia no climatério, equilibrando as questões de fogachos que são constrangedores e incomodam muito.
Olá Ivani, o OE de sálvia esclareia seria mais indicado para amenizar os sintomas do climatério.