O chakra cardíaco situa-se na direção do coração. Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Porém esse também é o chakra onde guardamos as mágoas.
É a porta dos sentimentos, do amor e da generosidade. Ele energiza o sangue e o corpo físico. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. O egoísmo desaparece e acontece a canalização para tudo o que se recebe e sente, iniciando o caminho para a consciência divina.
Lembrando que essa postagem faz parte da série Chakras & Aromaterapia, que preparamos especialmente para você. Se chegou agora, comece por aqui.
- Quando este chakra está enfraquecido, demonstra o egoísmo e a falta de atenção para com o próximo. No aspecto físico, esse enfraquecimento pode até desencadear doenças cardíacas e circulatórias. Um óleo essencial que reenergiza profundamente esse chakra é o de palmarosa. Ele estimula a agir com suavidade e dar mais atenção às pessoas, ensina a ter empatia.
- Já para quem acha que ama demais, se preocupa em excesso com o outro sem ser correspondido, ou vê o amor como uma cruz a ser carregada, o óleo essencial indicado é o de pinho. Ele ameniza esses sentimentos, e promove uma forma de amar mais livre, que não depende do outro e não o sufoca. Ensina lições de introspecção e humildade.
- Para fazer o chakra cardíaco funcionar em sua completude, reequilibrando toda a sua energia, a indicação é o óleo essencial de gerânio. É um óleo de amor universal, que ensina o equilíbrio entre dar e receber afeto, e desperta para a comunicação íntima.
Preparamos também o resuminho ilustrado disso tudo:
Como aplicar os óleos essenciais para reequilibrar o chakra cardíaco
Há algumas formas possíveis de utilizar os óleos essenciais no equilíbrio dos chakras.
Quando o tratamento é em outra pessoa, as formas mais comuns são a imposição de mãos, o Reiki, ou as massagens no sentido horário sobre o ponto. No caso do chakra cardíaco, faça a massagem na região do coração. Para essas duas formas de tratamento, utilize 10mL do óleo vegetal de sua preferência e 2 gotas do óleo essencial indicado para a ação necessária.
Uma outra forma de harmonizar o chakra é através da meditação. Coloque quatro gotas do óleo essencial indicado no difusor de ambiente e prepare o espaço para a sua prática, com uma música de fundo, iluminação indireta. Você pode seguir as afirmações de meditação sugeridas na imagem ou simplesmente visualizar o chakra sendo reestabelecido e emanando sua cor característica.
Clique aqui para ver o capítulo seguinte da série, sobre o chakra laríngeo.
Gostou das dicas? Já sentiu necessidade de aplicar alguma delas? Comente com a gente sobre suas experiências com chakras e aromaterapia.
Texto original e imagens por Cristiane Corrêa, julho de 2019
Essa série tá mt boa, parabéns! É pra massagear a região do chakra no sentido horário como se o relógio tivesse virado para mim (eu podendo ver os ponteiros) ou como se o relógio tivesse de costas pra mim? Isso vale pra todos os chakras que eu quiser massagear?
Oi Amanda, como se o relógio tivesse de costas para você. Vale para todos os chakras sim. =)