Jornada da Independência – Suas ideias, você.

Olá! Seja muito bem-vinda (o) ao quarto capítulo da Jornada da Independência. Aqui continuamos fortalecendo o autocuidado, respeito e empatia com a ajuda dos óleos essenciais. Caso você não tenha acompanhado os  capítulos anteriores dessa jornada, você pode começar por aqui.

Hoje falaremos sobre o estar bem consigo mesmo.

Jornada da Independência - Suas ideias, você | Harmonie Aromaterapia
    

O objetivo aqui é o entendimento de nossas relações com pessoas e coisas, para que possamos pensar e agir colocando em primeiro plano nós mesmos. Dessa forma aprendemos a não ser dependentes de uma relação, e a não permitir que outras pessoas ajam dessa forma conosco. E assim conseguiremos viver a relação, seja ela qual for, em sua plenitude, pela vontade de vivê-la, sem jogos de poder, sem interesses escusos.

No capítulo de hoje vamos focar nas ideias que nos chegam através dos nossos círculos sociais. Por pessoas que não necessariamente são aqueles amigos íntimos, mas que convivemos com certa frequência e que acabam nos transmitindo seus pensamentos e valores.

 

O que acontece

Jornada da Independência - Suas ideias, você | Harmonie Aromaterapia
    

Somos, por natureza, seres sociais. O pessoal do trabalho, do curso, o grupo filosófico ou religioso, as colegas da infância que ainda se encontram, aquela associação na qual você está pela causa, mas que acaba tendo que conviver com várias pessoas que pensam diferente em tantos outros pontos.

A cada dia nos aparecem pessoas que nos fazem bem em certo aspecto, mas que acabam nos fazendo mal também, seja por sua postura, atitudes ou ideias. Mas sendo seres sociais que somos, continuamos convivendo com elas e com a convivência, um pouco dessas pessoas vai ficando em nós e, é bem possível que esse tanto que fica seja algo distante da nossa real essência.

Absorvemos um sotaque, uma gíria, uma opinião política. Sem pensar sobre a questão, assim, só por inércia. E quando nos damos conta estamos concordando com algo contrário aos nossos ideais, tamanha a força que certas pessoas acabam exercendo sobre nós.

Caso você tenha percebido que algo assim aconteceu, já é um grande passo. A questão agora é aprender a não se deixar levar pelas ideias alheias. É necessário o desenvolvimento da consciência para respeitar o ponto de vista das pessoas sem absorvê-lo, e saber expor o seu próprio, ou ir atrás de ferramentas para lapidar a sua opinião sobre aquilo.

 

Como mudar

Jornada da Independência - Suas ideias, você | Harmonie Aromaterapia
     

Assim como muitas coisas na vida, é mais fácil falar do que fazer. Vamos te apresentar um caminho para reverter essa situação, e apresentar dois possíveis aliados nessa busca.

Tente olhar a relação com um pouco de distância, imparcialidade e analise com calma. Você concorda com a fala/atitude/postura/valores da pessoa? Você percebe que, mesmo não concordando, um pouco dessa pessoa fica em você?

Ter noção de um problema já é metade da resolução. Há de se aprender a blindar-se, não deixar que se entranhem em nós as energias que não combinam conosco.

Selecionamos dois óleos essenciais que podem nos fortalecer nesse aprendizado.

Óleo Essencial de Bergamota - Harmonie Aromaterapia
Óleo Essencial de bergamota – Harmonie

 

O Óleo Essencial de Bergamota nos ajuda a perceber a dependência que certas pessoas ou coisas nos causam, trazendo discernimento para pararmos de nutrir relações desse tipo. O tratamento com esse óleo essencial ainda nos proporciona confiança e segurança, para sabermos dialogar, apresentar nossas próprias ideias e termos controle do quanto queremos absorver em cada situação.

 

 

O outro é o Óleo Essencial de Pimenta Negra. Ele traz espontaneidade, que é uma peça fundamental quando precisamos mostrar ao mundo quem somos. Ele ajuda a lidarmos com frustrações, nos torna mais compreensivos em relação ao ambiente, para percebermos quando é preciso deixar ir.

Você pode usar esses óleos essenciais separados ou em sinergia. Faça um tratamento de uma semana usando-os no colar difusor, uma gotinha de cada óleo essencial pela manhã. E duas ou três vezes durante a semana faça uma pequena meditação. 

Misture uma colher de sobremesa de creme vegano neutro com uma gota de cada um dos óleos essenciais citados, e faça uma massagem nos seus próprios pés. Depois, relaxadamente, deite e inicie uma meditação.

Jornada da Independência - Suas ideias, você | Harmonie Aromaterapia
            

Identifique situações e pessoas que trazem ideias que você não concorda. Perceba quais são essas ideias, olhe de frente para elas, sinta se elas te incomodam. Veja que é possível separá-las de você, não há nada que lhes una, a não ser você mesmo.

Faça um exercício de imaginar essas sensações, essas ideias que quiseram jogar para você, veja-as de forma física, crie para elas uma cor, uma textura. Sinta onde elas se alojam no seu corpo. Então, já que está vendo todos os pontos em que isso está entranhado em você, retire.

Use suas mãos para raspar todos os resquícios desse sentimento ruim. O aroma dos óleos essenciais te torna mais forte, ajuda no processo, ele também limpa. Depois olhe novamente para o seu corpo. Já está bem melhor depois dessa limpeza, né?

 

Jornada da Independência - Suas ideias, você | Harmonie Aromaterapia
         

Concentre-se no seu desejo de manter-se assim, livre de ideias que não as suas, livre de fofocas, de sentimentos que não lhe dizem respeito. Crie com esse desejo um escudo. Fortaleça-o, torne-o potente. A revolução começa por dentro.

O convívio social é necessário. Desde os primórdios nossos antepassados perceberam que tinham muito mais condições de sobrevivência quando se mantinham unidos. O convívio social é saudável, até certo ponto. Que sua participação social tenha um sentido, que as relações sejam positivas, benéficas e produtivas para ambas as partes. Assim há independência, mesmo dentro da necessidade que temos como seres sociáveis.

 

 

Perdeu a terceira semana da Jornada da Independência? Clique aqui a acompanhe toda a vivência.

 

Assista nossa live sobre o tema: Daiana Petry – Jornada da Independência – Suas ideias, você.

      

Os óleos essenciais citados nesse texto estão a venda na nossa loja virtual.

Esse é o quarto capítulo da Jornada da Independência. Conheça todo o caminho trilhado até aqui e fique de olho na nossa próxima e ultima semana:

1) Independência Mãe e Filho (Clique aqui)

2) Independência do casal (Clique aqui)

3) Independência financeira – (Clique aqui)

4) Independência das ideias e dos grupos em que se está inserido (Você está aqui)

5) Final: Ser independente para oferecer o seu melhor – (Clique aqui)