Série Bê-á-bá da Aromaterapia | Terceira parte: Uso terapêutico dos óleos essenciais

Olá! Sejam bem-vindos a mais um episódio da nossa série Bê-Á-BÁ da Aromaterapia. Essa é a terceira parte do nosso manual básico dos óleos essenciais, e caso você tenha perdido algum capítulo, comece por aqui.

Hoje abordaremos o uso terapêutico dos óleos essenciais. Cuidados na aplicação em gestantes e bebês, as diferenças entre o tratamento para crianças e adultos e questões de diluição.


Vamos às questões:

Existe algum óleo essencial que possa ser utilizado tranquilamente por qualquer pessoa?

Sim, Lavanda e Tea tree são dois óleos essenciais considerados universais. Podem ser utilizados por todos, e são praticamente inexistentes os casos de reações adversas a partir do uso correto.

Lavanda acalma a mente, pensamentos e a irritabilidade. No campo físico é um excelente cicatrizante. É possível até aromatizar o quarto de bebês com ela, para promover uma noite de sono tranquilo.

Tea tree no plano emocional traz clareza de ideias. E no físico é excelente bactericida e fungicida.

Gestantes e bebês podem fazer uso da aromaterapia?

Sim, mas com bastante cautela.

Não aplique óleos essenciais, ainda que seguros e diluídos, na pele do bebê nos dois primeiros meses de vida. Após esse período utilize diluição de 0,25%, ou seja, 1 gota de óleo essencial para 20mL de óleo vegetal, para uma massagem shantala, por exemplo.

Já o difusor de ambiente pode ser usado desde o início. Uma boa dica é colocar no quarto do bebê o difusor de ambiente com 4 gotinhas de óleo essencial de tangerina para aconchegar o pequenino nesse novo mundo.

Para gestantes, os óleos essenciais podem e devem ser utilizados para ajudar nas mais variadas questões, como ansiedade, dores, cistite, insônia, náuseas e prevenção de estrias. Mas claro, com muita cautela, não usando óleos essenciais contraindicados e respeitando dosagens de até 1% ou, no máximo, 1,5% para casos pontuais.

Alguns óleos essenciais considerados seguros para gestantes e bebês: lavanda, lemongrass, laranja doce, limão siciliano, manjericão, tangerina e tea tree.

Pesquise muito bem sobre a ação de cada óleo essencial antes do uso, ou solicite acompanhamento de um terapeuta capacitado, que ministre receitas e doses seguras.

Posso usar os óleos vegetais de cozinha nas aplicações de aromaterapia?

Não, os óleos de cozinha são geralmente refinados. Eles passam por um processo que envolve altas temperaturas e solventes, e o óleo resultante é algo que não nutre nosso corpo.

Já os óleos vegetais que utilizamos na aromaterapia são prensados a frio, e mantêm vitaminas e nutrientes importantes. Para manter essas características é necessário que eles sejam armazenados em recipientes de vidro e ao abrigo da luz.

Saiba mais sobre isso aqui e aqui.

 

Os óleos essenciais podem ser aplicados diretamente na pele?

Não. Não é recomendado este tipo de aplicação devido à concentração dos óleos essenciais, que podem causar irritação, reações alérgicas e até mesmo queimar a pele.

Algumas poucas exceções existem, para situações especiais, como a lavanda para acalmar picadas de mosquito e o tea tree no tratamento de micoses de unha. Mas sempre em pequenas quantidades e para usos pontuais.

Existe diferença em relação ao tratamento de crianças e adultos com aromaterapia?

Sim. Para crianças o cuidado é redobrado. Usamos quantidades menores do que a dosagem de óleos essenciais sugerida para adultos.

As crianças possuem mais sensibilidade no olfato e na pele, e estão mais sujeitas a reações adversas.

Saiba mais sobre as diluições com óleos essenciais nessa postagem.

Posso acrescentar óleos essenciais no meu banho de banheira? E na banheira do bebê?

Sim, mas é absolutamente necessário diluir antes de usar, já que o óleo essencial não se mistura com a água.

Para adultos, use até 6 gotas de óleo essencial e misture com 2 colheres de sabonete líquido, mel, leite ou álcool de cereais. Então coloque essa mistura na banheira cheia.

Já para os pequenos, separe em um recipiente uma colher de sabonete líquido, mel ou leite, e misture com até 2 gotas de óleo essencial escolhido. Só depois despeje na banheira do bebê. E use sempre óleos essenciais que sejam seguros para eles.

Certifique-se de estar usando um sabonete líquido sem silicones e sem lauril éter sulfato de sódio, ingredientes que podem interferir na absorção do óleo essencial pela pele. Aqui nesse link você encontra o sabonete líquido específico para aplicação de óleos essenciais.

E aí, você, iniciante no mundo da aromaterapia, gostou dessas dicas? Elas foram úteis? O que mais gostaria de ver por aqui?

Ah, saiba que nosso blog é cheio de conteúdos gratuitos de alta qualidade sobre óleos essenciais, desenvolvidos com muita responsabilidade.



Textos originais por Daiana Petry,
Reedição por Cristiane Corrêa, junho de 2019

 

23 comentários em “Série Bê-á-bá da Aromaterapia | Terceira parte: Uso terapêutico dos óleos essenciais

  1. Bom dia!
    Conheci a aromaterapia a menos de um mês e já estou apaixonada, ontem chegaram meus primeiros óleos essenciais.
    Gostaria de saber se posso usar uma gotinha de sálvia esclareia atrás da orelha, nos dias que antecedem a menstruação, sofro muito com a TPM. Sobre o óleo de rosa mosqueta, posso usá-lo durante o dia.

    1. Oi, Michele. Que bom!! Esse mundo da aromaterapia é viciante, seja bem-vinda!
      Sobre a sálvia, para os sintomas da TPM, faça seguinte: Adicione 9 gotinhas do óleo essencial de sálvia em 30mL de óleo vegetal. Aplique externamente na região dos ovários e também num ponto dois dedos acima do umbigo.
      Os óleos essenciais são extremamente concentrados, e seu uso direto na pele é para casos muito específicos e pontuais. Pode causar dermatites, reações alérgicas e intoxicações. A sálvia tem também um poder vibracional forte ligado ao chakra do terceiro olho, então o uso intenso próximo a essa região pode desencadear atividades mentais e espirituais que devem ser previstas.

      Sobre a rosa mosqueta, pode usar sim durante o dia.

  2. Está maravilhoso o blog. Parabéns. Cheio de informações importantes. Estou em contato com a aromaterapia há dois meses estou extremamente apaixonada e viciada kkkkkkkk. Parabéns a todos da equipe.

  3. Olá, vi uma propaganda numa rede social sobre aromaterapia.
    Resultado: me pegou pelo coração, me apaixonei.
    Quero saber tudo.
    Será que consigo aprender e usar?
    Não tenho condição financeira pra comprar muita coisa, mas gosto de ler, e quero me ajudar e ajudar minha família com essa prática.
    Gostei muito do que já vi até agora.
    Obrigada

  4. Olá,
    Estou usando o óleo essencial de melaleuca direto na pele, para tratar a acne do meu filho, já vi muita melhora.
    Quero incluir o óleo de olíbano, rosa mosqueta, lavanda e o de melaleuca. Posso fazer um composto com todos? Quantas gotas de cada?

  5. Olá!!
    Estou surpresa com o resultado de óleo essencial de melaleuca para tratamento da acne do meu filho. Uso diretamente na pele, sem carregador.
    Quero fazer uso também do óleo de olíbano, rosa mosqueta, lavanda e o de melaleuca: posso juntá-los em uma única fórmula? Quantas gotas de cada para fazer esse mix???
    Obrigada!!

  6. Melhor blog de Aromaterapia que já vi.
    Comprei óleos essenciais da Harmonie e vários produtos para utilizar com eles e não vejo a hora de chegarem.
    Gostaria de saber se podem informar uma fórmula para um blend da proteção, aproveitando que comprei os roll ons de ambar que somente a Harmonie tem, não encontrei em nenhum outro lugar 🙂
    Gostaria de fazer uma sinergia de limão siciliano ou laranja doce, melaleuca e cravo para 10 ml. Qual a proporção e a ordem de adição dos O.Es?
    Muito grata!

    1. Oi Thaisa, obrigada pelo carinho! Fico feliz em saber que curte nossas postagens.
      Destes que você cita, não há muito poder de proteção. Recomendaria olíbano ou bergamota.
      Estes que você já possui, pode usar para limpeza de ambientes pois cravo e tea tree limpam e muito! E o cítrico entra para deixar um aroma gostoso. Podes usar 0,5% de cravo (1gota para 10ml de base), 1% de tea tree (2 gotas para 10ml) e 2% de laranja doce (2gotas para 10ml). 😉

  7. Obrigada pela resposta! No caso uma diluição a 3% de bergamota no roll on para proteção diária seria um bom uso?
    Grata.

    1. Olá Thaisa, sim! Só lembre-se de usar a Bergamots LFC neste caso, para evitar manchar a pele em contato com o sol.

  8. Oi Daiana,
    Gosto muuuiiito do seu blog. Sou apaixonada por aromaterapia.
    Quero aproveitar esse contato para tirar uma dúvida. Pretendo preparar num roll on uma sinergia que facilite o momento de concentração e estudo. Qual a porcentagem adequada de sinergia e óleo vegetal para esse modo de uso no caso de uma pessoa adulto e criança?
    Parabéns pelo seu trabalho!!!!

    1. Oi Rita, que alegria saber disso.
      Clubinho das apaixonadas rs.
      Para produzir um roll on a concentração precisa ser mais alta ok?
      Use cerca de 5% de óleo essencial (no total) Tanto para adultos quanto crianças acima de 6 anos. O óleo vegetal pode ser jojoba por ser mais sequinho, mas semente de uva é uma alternativa mais acessível.

  9. Daiana, sou grata a Aromaterapia por mudar minha vida! E uma das fontes de estudo que tenho feito são suas aulas e postagens. Pretendo fazer a formação presencial assim que possível.
    Tenho algumas dúvidas sobre óleos para usar no meu netinho, que tem um ano e dois meses. Hoje, especificamente, estou estudando uma formulação segura para passar na cabecinha dele, pois pegou piolho de uma criança que brinca sempre com ele… de imediato passei óleo de côco com lavanda. O que você pode me orientar para tratar e previnir?

    1. Olá Edna, ficarei muito feliz tê-la conosco no curso de Formação em Aromaterapia Integrativa.
      Segue uma receitinha para usar com seu netinho:
      100ml de base neutra de shampoo
      4 gotas de OE de tea tree
      4 gotas de OE de lemongrass
      4 gotas de OE de gerânio

  10. Olá Diana estou acompanhando você no YouTube e estou gostando muito das explicacoes quero saber qual o site para conhecer melhor…

Os comentários estão desativados.