Rotina de beleza: Pele radiante com óleos essenciais

Você que acompanha as postagens da Harmonie sabe que nós damos dicas ótimas para vários problemas físicos, mentais e vibracionais usando óleos essenciais. O objetivo hoje é te dar um combo de dicas. Vamos te mostrar como fazer uma rotina de beleza para cuidar da pele do seu rostinho usando como base apenas ativos naturais, nossos queridos óleos essenciais (OEs). Tudo passo a passo: Como limpar, hidratar, nutrir, tudo o que é necessário para sua pele ficar radiante por muito, muito tempo. Veja a seguir:

 

Passo 1 – Limpar

Maquiagem mal tirada e restos de poluição do ambiente são os principais responsáveis pelas alergias e pelo entupimento de poros. Isso leva ao aparecimento de cravos, espinhas, vai acabando com a saúde da sua pele e a deixa cheia de marquinhas indesejadas.

Nessa etapa o necessário é remover as impurezas da pele, mas sem agredi-la. Para isso usaremos produtos naturais e simples. Os OEs não entrarão no processo ainda, já que essa etapa é de remoção.

 

→ Remover a maquiagem
Um segredo: Creme neutro é um ótimo removedor de maquiagem. Por conter partículas oleosas, ele recolhe os restinhos de base, sombra, pó, tudo. E isso sem agredir os olhos e muito menos a pele.

A base vegana de creme neutro da Harmonie é uma opção ótima para exercer esse papel. Coloque um pouquinho dela pura em um algodão e passe no rosto, removendo todo o excesso da maquiagem.

 

→ Lavar o rosto
O ar, principalmente nas cidades maiores, é cheio de partículas de sujeira, que vão se depositando em qualquer superfície. A superfície encontrada muitas vezes é o nosso rosto, que está sempre de fora, disponível. Por isso é tão importante limpar bem a pele do rosto, mesmo que você não use maquiagem diariamente.

Use um sabonete neutro o mais natural possível, para evitar ressecamento. Idealmente ele deve ter surfactantes de origem natural em sua fórmula, como o Sodium Cocoyl Glutamate, proveniente do coco. A base vegana de sabonete neutro da Harmonie possui essa característica.

Fuja dos sabonetes líquidos que contenham Sodium lauryl ether sulfate e derivados. Eles produzem espuma abundante, porém ressecam muito a pele e são potenciais alergênicos. Evite também os derivados de petróleo, como o óleo mineral, que cria uma falsa sensação de hidratação na pele, mas obstrui os poros, piorando a situação da pele.

Lave bem o rosto com sabonete líquido e água em abundância. Seque sem esfregar a toalha, pressionando-a de leve na pele, para evitar irritação e descamação.

 

Passo 2 – Tonificar

Esse é um passo que pouquíssimas pessoas fazem, mas deveriam. O tônico revitaliza, fecha poros, equilibra o pH e prepara a pele para a hidratação. Tônicos devem refrescar sem ressecar, seu objetivo é trazer equilíbrio para a pele e prepará-la para a ação do hidratante.

Para exercer essas funções o tônico deve ter poder adstringente, ou seja, deve fechar os poros, para evitar que entrem partículas de sujeira. Essas partículas, quando conseguem entrar nos nossos poros, causam pequenas inflamações e se tornam cravos e espinhas.

Ser adstringente não significa que ele deve arder ao ser aplicado, que é o que acontece com alguns adstringentes que você possivelmente já experimentou.

Vamos te mostrar um tônico que já apareceu aqui no blog e é um dos nossos queridinhos: A água da Rainha da Hungria. Vale dar uma relembrada na história desse tônico milagroso. Ele faz maravilhas pela nossa pele e é super fácil de fazer:

 

→ Água da Rainha da Hungria

10 mL de álcool de cereais
7 gotas de OE de alecrim
5 gotas de OE de hortelã pimenta
3 gotas de OE de eucalipto
90 mL de água termal ou água destilada

Acrescente os óleos essenciais no álcool de cereais, misture, e em seguida adicione a água. Coloque em um frasco com spray e passe no rosto uma ou duas vezes por dia.

 

Passo 3 – Tratamento profundo

Aqui entram os chamados séruns. Eles contêm ativos concentrados, usados para tratamentos em pontos específicos do rosto, como na área dos olhos ou dos lábios, olheiras, marcas de expressão, etc. Fornecem nutrientes como os antioxidantes e são responsáveis por regenerar a pele. São mais concentrados e penetram mais fundo que os hidratantes. Podem ser usados também como tratamento preventivo para sinais da idade.

 

→ Sérum para a área dos olhos

10 mL óleo vegetal de rosa mosqueta
3 gotas de OE de patchouli
2 gotas de OE de alecrim
1 gota de OE de erva doce

Coloque os ingredientes em um frasco de 10 mL com aplicador roll-on e misture bem. Aplique todas as noites em volta dos olhos e em marquinhas de expressão em outros locais do rosto, como na testa ou em volta da boca. Faça uma massagem rápida no local com as pontas dos dedos para aumentar a absorção dos OEs.

 

Passo 4 – Hidratar

Hidrate seu rosto usando um creme hidratante, gel com adição de óleos vegetais, ou os próprios óleos vegetais puros. Há óleos que são facilmente absorvidos e podem ser usados até por quem tem pele oleosa, como o de Açaí e o de Rosa Mosqueta. Ideal é testar e perceber qual produto se adapta melhor à sua pele. O rosto precisa ficar hidratado, mas não deve estar pegajoso e úmido ao se passarem alguns minutos.

Você pode (e deve!) turbinar esse momento da hidratação usando OEs. Mas nesse caso em que a hidratação será feita no rosto inteiro, uma área maior, a proporção de OE na fórmula deve ser menor do que no sérum. O recomendado é entre 0,5% e 1,0%, uma quantidade suficiente para trazer benefícios reais, mas sem super dosagem. A personalização pode ser feita pensando em sanar algum problema como acne (já falamos dela nesse super post aqui), ou para aprofundar a hidratação, regenerar a pele e mantê-la viçosa, como nessa receita a seguir:

 

→ Hidratante diário revitalizante

30g base vegana de creme neutro OU 30 mL óleo de rosa mosqueta OU 30g de base vegana de gel neutro com 20 gotas de óleo vegetal de açaí.
3 gotas de OE de patchouli
2 gotas de OE de lavanda

Misture todos os ingredientes e acondicione em uma embalagem limpa, preferencialmente de vidro.

Preparamos pra você também um infográfico com um resumo prático de todas essas informações, pra ter a mão sempre que bater uma dúvida.

 

Conforme sua experiência e de acordo com as respostas da sua pele, vá criando a sua rotina  de cuidados com o rosto. Coloque ou tire etapas, encontre os melhores horários, teste novas bases. Só não deixe de usufruir dos benefícios dos óleos essenciais na sua pele. São cuidados pequenos que ao longo do tempo farão muita diferença na saúde e beleza do seu rosto.

Encontre todos os óleos essenciais e outros produtos citados aqui na loja virtual da Harmonie.

Se você já mantém na rotina algum dos passos que falamos aqui, divide com a gente, conta os benefícios que você está percebendo. Se tiver alguma outra dica que possa ajudar outras pessoas, comenta também. Vamos dividir conhecimento e experiências pra aumentar essa rede do bem!

 

Esse assunto despertou sua vontade de intensificar os cuidados com a pele? De 26/07 a 08/08/17 estarão abertas as inscrições para a nova turma do curso de Cosmetologia Natural, com vagas limitadas! Se você deseja fazer cremes hidratantes, géis, shampoo, sabonete líquido, e cuidar da sua pele de forma natural, fazendo seus produtos de beleza desde o começo, conhecendo cada matéria prima, esse é o momento! Clique nesse link e se inscreva.

81 comentários em “Rotina de beleza: Pele radiante com óleos essenciais

  1. Adorei as dicas! Preciso comprar mais pq meus óleos estão vencidos. Apareço por aí um dia desses! Bjo

  2. Na hidratação, quais Óleos vegetais podem ser usados para pele seca, sensível, madura, com marcas de expressão?
    Grata

    1. Oi, Anita.
      Pra esse caso que falaste, use óleos vegetais reparadores, com vitaminas e ativos que sejam capazes que regenerar e nutrir. Os top da lista nesse caso são o de rosa mosqueta, açaí e buriti.
      Esse último tem uma cor bem amarelada, cheia de beta caroteno, ótimo anti-oxidante, tem proteção solar natural, mas por ter essa cor forte pode deixar a pele amarelada, então use misturado com outro. Buriti + Açaí é uma dupla incrível. E são aqui do Brasil =)

  3. Amei as dicas muito bom.Quando puder publique algo sobre depilação eos benefício os óleos essenciais,para não reservar a pele.

    1. Oi, Maria Helena. Obrigada pela dica de conteúdo. Vai pra listinha 😉 Logo você vai ver algo aqui sobre esse assunto.

    1. Oi, Terezinha. Temos todos eles, de excelente qualidade aqui na nossa loja virtual: harmoniearomaterapia.com.br

  4. Parabéns pelo site!!! sempre com informações muito úteis …de grande generosidade!!
    Preciso de uma dica: alguma receita para pele com manchas escuras? Sou celíaca e intolerante a Lactose e ganhei essas manchas após um peeling. Será que tem como clarear a pele com OEs ?
    Agradeço desde já.
    Abs

    1. Oi, Eloísa. Temos loja física no centro de Florianópolis. E os preços você pode conferir na loja virtual, harmoniearomaterapia.com.br

  5. Oi, para fazer a água da rainha, qual óleo essencial posso usar no lugar do alecrim, pois tenho pressão alta. Obrigada.

    1. Pode usar erva-doce, desde que sua pele não tenha fissuras. Esse óleo essencial também ajuda na revitalização celular, e não tem essa contraindicação da pressão.

  6. Bom dia! No sérum posso retirar o óleo essencial de erva doce ou trocá-lo por outro OE, como o hortelã pimenta ou o de palmarosa? Conheci a loja e adorei, já tenho meu kit básico! Obrigada!

    1. Oi, Maísa, como é para a área dos olhos, o OE de hortelã pode ser irritante. Adicione uma gotinha de lavanda no lugar da Erva doce, ou então uma gota a mais do Patchouli (que é regenerador profundo, tudo de bom pra aplicar nessa região)

  7. Cristiane, por gentileza!

    Você tem uma boa receita de regeneração/ hidratação para pele oleosa?
    Tenho 38 anos, a pele do rosto com um pouco flacidez . Poros abertos, predisposição a espinhas, pele branca demais… Qualquer coisa fica vermelha!

    Obrigada
    Rosana

    1. Oi, Rosana.
      Pode usar 30g de base (creme neutro, ou gel (esse com umas 20 gotas de OV de rosa mosqueta ou açaí)
      Nessa base adicione 6 gotas de OE de patchouli, 2 gotas de OE de alecrim (se não tiver pressão alta), 2 gotas de OE de palmarosa, 2 gotas de OE de cipreste.

      Misture bem e aplique sempre antes de dormir.

    1. Oi!
      O óleo essencial mais secativo é o tea tree (melaleuca). Ele pode te ajudar bastante. Além dele, cipreste, pinho, erva doce, lemongrass, alecrim, também são bem legais para trazer o equilíbrio de volta pra essa pele.
      Dos óleos vegetais, opte sempre pelos mais leves, como o de rosa mosqueta e jojoba, que não entopem os poros.

      1. Posso fazer uma sinergia pra pele oleosa com tea tree, alecrim, tomilho e cipreste em óleo de jojoba ou gel neutro? Está excessivo?

        1. Oi Ana, pode sim. O OE de tomilho é irritante a pele, portante utilize apenas 1 gota para cada 10ml de base. =)

  8. Olá!!Gostaria de uma receita de sérum facial diurno ,tenho a pele mista/oleosa e algumas linhas de expressão.
    Já faço uso de sérum noturno,mas sinto falta de algo para passar durante o dia.
    Beijos,obrigada!

    1. Oi, Francine. Podes usar 30g de creme base, e adicionar os OEs de Patchouli (3 gotas) e erva doce (2 gotas). Se as linhas de expressão forem muito severas, podes substituir a erva doce por mirra ou olíbano.

  9. Olá, nesse serum para os olhos algum desses óleos são para olheiras escuras? Ou tem algum para substituir?

    1. A erva doce, presente no sérum, ajuda nesses casos. Também podes substituir o alecrim por cipreste, que melhora visualmente as olheiras.

      Segundo a medicina chinesa, olheiras muito pronunciadas estão ligadas a desgastes dos rins. Talvez cuidar um pouco dos seus pode ajudar nas olheiras. Um óleo essencial eficiente nesse caso é o de gengibre, aplicado em creme nas costas na região dos rins.

  10. no tonico “Rainha da Hungria)… no lugar de agua destilada ou termal pode ser usada “agua deionizada?

  11. Oi! Na receitinha para tônico, posso trocar o OE de eucalipto pelo de lavanda ou bergamota? Grata.

    1. Oi, Patrícia. Os efeitos serão um pouco diferentes, mas os dois OEs que falaste são bons para a pele e combinam com essa formulação. Só atente para que o OE de bergamota seja LFC, já que será usado no rosto.

  12. Tenho rosácea que é vermelhidão,mas tô com muitos vasinhos nariz e bochechas,tenho dermatite seboréica e nariz oleoso,quais óleos devo mistura?

    1. Lúcia, vale usar nas formulações de sabonete e creme o cedro atlas, cipreste e patchouli! Se possível pode inserir na fórmula a camomila-romana!

  13. Gostei muito dos seus comentarios e suas imformacoes preciso saber sibre manchas na pele fez peeling e fique com marcas ao redor da boca estou usando o oil de oliban junto com risamosquita e antes passa cimi mascara no rosto a babosa espera ate secar e depois aplico os olhos estou passando por 10 dias estou gostando preciso saber se posso saber se posso passar de dia junto com creme epidrat e serum de vitamina C e depois o protetor solar

    1. Oi Laila, sugiro usar palmarosa e hortelã-pimenta para clarear mais forte. Pode adicionar estes dois óleos essenciais a receita pronta que você tem.

  14. Excelente conteúdo!
    Para quem tem manchas vermelhas de sol, qual óleo pode ser usado?
    Minha pele é oleosa mas no inverno fica mais seca.
    Obrigado!

  15. Boa tarde,
    Tenho poros abertos no nariz e queixo (minha pele do rosto é mista), zona T mais oleosa e nas bochechas a pele é normal. Gostaria de acabar com esses poros abertos, aff.
    Tenho algumas linhas de expressão na testa, visíveis até mesmo sem expressão e algumas linhas de expressão finas nos cantos externos dos olhos. Gostaria de uma receitinha para passar a noite (mais hidratante) e outra para passar de dia (menos oleosa).
    Uma dúvida, quais os melhores óleos essenciais para prevenir rugas e tratar as que já existem? Ouço falar muito do mirra e do olíbano…
    Minha pele é branca, quando exposta ao sol fica vermelha.
    Obrigada pela atenção.

    1. Oi Lisie, verdade! A mirra e olíbano são os melhores para linhas de expressão. Para poros recomendo murta e pinho siberiano no sabonete ou gel. 😉
      Pode fazer uso de um gel ou sabonete e então finalizar com o creme para as linhas de expressão 😉

    1. Oi Elder, por causa das fórmulas você não precisa aplicar protetor solar, pois não há nenhum óleos essencial fotossensibilizante nas fórmulas. Protetor neste caso fica a seu critério de cuidado com a pele mesmo.

    1. Oi Tânia, tudo bem?
      Você pode substituir de acordo com o seu tipo de pele. Porém não irá substituir o efeito do óleo essencial de Erva-doce.
      😉

  16. Para o tônico Água da Rainha da Hungria tenho todos os ingredientes menos o Eucalipto. dá pra fazer sem ele e ainda ter os mesmos benefícios? Qual a utilidade dele aqui?

    1. Oi Gabriel! Tudo bem?
      O óleo essencial de Eucalipto, tem como um dos seus componentes 1,8 Cineol, este é um ingrediente importante para potencializar a fórmula do tônico Água da Rainha da Hungria.
      😉

  17. Ola! Tudo bem? Pra mim q tenho a pele do rosto mista sensivel pra usar um hidratante com oleo vegetal de açai com 20 gotas . Tenho q escolher a base gel ou creme ? Obg

    1. Oi Elder, podes optar por uma das duas bases. Ou se preferir, podes usar metade de gel e metade de creme neutro. Fica uma textura bem interessante. 😉

  18. Olá amei suas dicas e já anotei tudo , mais gostaria d saber qual OE usar para manchas d melasma. Muito obrigado e parabens ?

    1. Olá Shirley, para manchas você pode usar 30ml de óleo vegetal de rosa mosqueta e acrescentar 1 gota de óleo essencial de palmarosa, 1 gota de óleo essencial de hortelã pimenta e 1 gota de óleo essencial de pinho.
      O óleo essencial de hortelã pimenta é contraindicado para gestantes, hipertensos e epiléticos. Caso haja alguma contraindicação, retire-o da fórmula e acrescente 1 gota a mais de óleo essencial de palmarosa. 🙂

  19. Ola! Para pele mista, posso usar 10 gotas de OV de açai e 10 gotas de oleo vegetal de buriti na base gel para uso facial?

    1. Oi Fernando, para pele mista sugiro a combinação do óleo vegetal de açaí com óleo vegetal de semente de uva ou argan.

  20. Olá, amei seu post, mas gostaria de tirar uma dúvida, qual seria um bom serum para espinhas, suas manchas, poros dilatados e marquinhas que acabaram ficando? E outra coisa, preciso usar uma mistura base para a hidratação ou posso somente usar um óleo vegetal misturado com os OE?

    1. Olá Gabriela, fico feliz que tenhas gostado.
      São várias as possibilidades. Inclusive, já fizemos uma publicação muito interessante com dicas de como escolher o óleo essencial mais adequado para alguns tipos de acne, dê uma olhada e veja com qual você se identifica mais:
      http://harmoniearomaterapia.com.br/blog/espinhas-acabe-com-elas-com-ajuda-dos-oleos-essenciais/
      Depois me conta o que achou. =)
      Podes usar como base o óleo vegetal de rosa mosqueta, que vai auxiliar na regeneração da pele e clareamento.

  21. Oi tudo bem ? Colocando óleos essenciais no sabonete vegano pra uso facial qual a validade do sabonete depois de feito ? E quais óleos posso colocar , pq tenho pequenos vasinhos no rosto e no local fica um pouco vermelho , tipo rosácea , pele mista sensível

    1. Olá Elder, se armazenado em embalagem de vidro a validade é de até 6 meses. A sinergia de camomila romana, cedro e palmarosa pode ser uma boa opção para suas queixas. =)

  22. Olá Dayana, adoro suas explicações e dicas!
    Posso substituir o óleo vegetal de rosa mosqueta pelo de pracaxi?

    1. Olá Maria, fico feliz em saber que você nos acompanha por aqui.
      Pode usar pracaxi sim. Depois me conta como foi o resultado. =)

  23. Olá ! Depois de feito o creme facial revitalizante da receita acima , para usar o creme tenho que retirar com uma espátula ou posso retirar com o dedo . Pq alguns falam q tem q usar espátula , pq pode estragar .

  24. Posso usar esse sérum como oil cleansing/demaquilante? Sei que a proporção de OE do sérum é mais alta, mas no caso, lavaria logo em seguida com o sabonete (OE a 0,5%), passaria o tônico (OE a 0,5%), novamente o sérum (que já foi inicialmente utilizado como demaquilante, mas agora deixaria absorver). Uma rotina dessa sobrecarregaria a pele, mesmo o oil cleansing a 2,5% sendo removido e lavado com sabonete?

  25. Oi Daiana, como vai?
    por gentileza, gostaria de saber se esses procedimentos podem ser feitos durante o dia normalmente? fiquei apreensiva por conta do tonico.
    outra duvida, eu faco a sinergia de um serum que uso no rosto todo (oleo vegetal de pracaxi, com palmarosa e cipreste), mesmo assim precisaria usar um hidratante apos a aplicacao do serum?

    1. Oi Lais, tudo bem? Pode ser utilizada na rotina diária de cuidados com a pele sim. Se você preferir, pode finalizar com o sérum. =)

  26. Oi Daiana, mais uma duvida que surgiu… tenho estudado mais sobre os oleos e suas aplicações, e tenho visto muito sobre a concentração de 2% de oleo essencial para algum oleo carreador/ sabonete neutro… essas coisas. o meu sabonete liquido diariao, por exemplo, coloquei 20 gotas de oleo essencial (10 de patchouli e 10 de palmarosa), para uns 60 a 70 ml… mas vejo suas postagens aqui e vc indica de 0,5% a 1% de concentracao. pode me ajudar? por gentileza…

    agradeço de coração

    1. Oi Lais, para uso facial a concentração máxima não deve ultrapassar de 1%, dependendo da objetivo do tratamento, visto que é uma região mais sensível. Utilizamos sempre concentrações inferiores, como 0,5%, considerando a associação de outros fórmulas junto. Ex: sabonete + gel para acne + creme hidrante..
      Vale dar uma olhada no post sobre a diluição segura dos óleos essenciais: https://harmoniearomaterapia.com.br/blog/diluicao-de-oleos-essenciais/
      Caso tenha alguma dúvida, me escreva. =)

  27. Oi Daiana, estou modificando um pouco minha rotina com a pele e fiquei com uma duvida! Faço a limpeza e tonificação da pele, para a parte da hidratação queria colocar uns OE no serum que utilizo, tenho algumas (mas não muitas) espinhas principalmente na região do queixo, o que acredito que sejam hormonais, que apareceram bastante depois que parei de tomar anticoncepcional, e tenho tambem algumas cicatrizes de espinha nessa região, então pensei em diliuir algumas gotas de Gerânio e Patchouli no serum, eles seriam bons para esses problemas? Ou você indicaria outros oleos? E a hidratação você aconselha antes ou apos o protetor solar, porque infelizmente ainda uso protetores solares com mais quimica, não muito naturais e beneficos pra pele 🙁

    1. Olá Beatriz, se você percebe que as espinhas são de fundo hormonal, sugiro o OE de sálvia esclareia associado ao patchouli e palmarosa, para cicatrização e clareamento das lesões. A hidratação deve ser feita antes da aplicação do protetor solar. 😉

  28. Olá!
    Possuo alguns óleos essenciais em casa. Fiz um curso mas não foi abordado essa parte de sinergia para o rosto, assim como rejuvenescimento.
    Tenho 43 anos, espinhas (rosto, colo, pescoço), flacidez, rugas, linhas de expressão e melasma. Vc poderia me indicar uma excelente sinergia para eu usar. Tenho muita coisa aqui, óleos essenciais e vegetais. Preciso rejuvenescer. TB tenho bolsa abaixo dos olhos.
    Grata!

    1. Olá Viviane, uma sinergia seria o óleo essencial de mirra, erva-doce e palmarosa diluídos em uma base neutra de creme ou óleo vegetal de rosa mosqueta. =)

  29. Gostei muito das dicas, estou conhecendo OE agora. Tenho uma filha de 8 anos com dermatite atípica, na região da penas está muita seca, descambou e até sangrou, os cosméticos passados pelo dermatologista não estão funcionando alguém poderia me ajudar, indicar uma receitinha que ela possa usar.

    1. Oi Katty, vale usar camomila romana e copaíba, 2 gotas de cada diluídos em 30ml de óleo vegetal de andiroba. 😉

Os comentários estão desativados.