Massinha de modelar terapêutica

Vamos fazer uma brincadeira diferente nesse dias das crianças? A ideia é incentivar os pequenos a colocarem a mão na massa, literalmente. Aqui eles irão misturar ingredientes e preparar massinha de modelar. E como a receita é aqui da Harmonie, claro que terá o toque terapêutico de óleos essenciais. As crianças irão preparar o próprio brinquedo e, quando brincarem, estarão em processo de tratamento natural.

A massinha leva ingredientes que temos em casa e não vai no fogo, por isso pode ser feita tranquilamente pelas crianças com supervisão. Participar do processo é muito estimulante para os pequenos: misturar matérias-primas simples e perceber que elas se transformam na massinha de modelar é como ensiná-los a fazer mágica.

A adição de óleos essenciais faz com que a brincadeira se torne terapêutica.

Veja algumas possibilidades:

Lemongrass: Reduz ansiedade e hiperatividade.

Lavanda: Tranquiliza e relaxa.

Vetiver: Traz concentração e presença.

Utilize outros óleos essenciais na massinha apenas se você realmente tiver certeza do que está fazendo, as crianças são muito sensíveis a eles. 

Após escolher os óleos ideais, vocês já podem começar a preparar a massinha.

Receita Massinha de Modelar

½ xícara de farinha de trigo

1 colher de chá de sal

2 colheres de sopa de água

2 colheres de chá de óleo vegetal

3 gotas de óleo essencial

algumas gotas de corante alimentício

Em um recipiente acrescente a farinha de trigo, o sal e a água, mexa bem. Acrescente o óleo vegetal e misture com as mãos até ficar homogêneo. Coloque por fim o corante e o óleo essencial que desejar. Está pronto!

Utilize um óleo vegetal de boa qualidade, prensado a frio, como o de semente de uva ou de rícino. Isso vai permitir maior durabilidade da massinha e também influenciará na textura final do produto, além de ser uma matéria-prima com mais nutrientes que estarão em contato com a pele da criança.

A massinha pode ser armazenada por até seis meses na geladeira.

E você, vai fazer? Já fez algo assim com as suas crianças? Como foi o processo? Conta pra gente, vamos dividir experiências.

22 comentários em “Massinha de modelar terapêutica

  1. Adorei a matéria! Realmente irá fazer bem e acalmar esses pequeninos por um tempo muitas vezes agitados e com foco na tecnologia. A massinha além de energizar vai ainda estimular a coordenação motora fina e a concentração. Parabéns pelo post e já estou compartilhando na página do meu blog sobre Marketing Infantil.

  2. Adorei, a Ana vai adorar fazer estas misturinhas e a ideia de acrescentar o óleo ajudando mais ainda nas descobertas ou na concentração das crianças, foi ótima.
    Parabéns!!!

  3. Muito bom! Eu não trabalho com Crianças . Mas vou guardar este assunto pra quando tiver meus netos.

    1. O sal ajuda na estabilidade da massinha e age também para aumentar a durabilidade dela, evitando o aparecimento de fungos.

  4. Fiz hoje a receita que já tinha anotado há meses e queria há muito fazer junto com a minha pequena. Precisei fazer alguns ajustes para modelar melhor, mas deu super certo e ela amou! E eu também! Usamos o.e.lavanda 🙂 Obrigada pela super dica

  5. Então eu já fiz várias vezes e o resultado da cor fica melhor colocando o corante alimentício junto ao óleo vegetal e depois da massinha já bem homogênea convido as crianças a fazer um pequeno orifício e acrescento na maioria das vezes o lavanda,vetiver e ( lemongras com crianças a partir de 5 anos),daí sim vão inalando e amassando a massinha, trabalho durante todo o processo da manipulação as emoções,fazendo analogia com os produtos, as pessoas, criatividade, respeito,cores e aromas….

    1. Oi, Roneide. Que lindo o relato! Até me arrepiei aqui.
      Muito bom saber que a massinha de modelar aromatizada pode ser ferramenta para algo tão significativo.

      Obrigada por dividir conosco sua experiência.

  6. Oi boa tarde!!! Meu filho tem renite alérgica , ele tem 4 anos , a médica pediu para q n usasse massinha industrial por conta do cheiro forte. Será q posso usar thee tree ou hortelã pimenta? Muito grata.

    1. Oi Sheila, use lavanda, ho wood ou petitgrain que possuem aromas mais leves e composição química mais suave para crianças com alergias respitórias. 😉

  7. Olá.. Acabei de ler a receita e vou fazê-la com meu filhote…
    Tenho uma dúvida, antes dele dormir, comecei a fazer massagens no pé de meu pequeno de 3 anos, esta semana ele abandonou a chupeta para dormir, e está passando o dia sem fraldas… Várias mudanças para ele… Então a noite tem ficado bastante agitado.
    Pensei em fazer uma massagem com óleo vegetal, na proporção 30 ml de óleo vegetal e 3 gts de óleo essencial…
    Em casa tenho OE de lavanda francesa, capim limão, olíbano e hortelã-pimenta… Pensei em fazer com lavanda (pelo efeito relaxante), pois pelo que li não há contra indicações para crianças para lavanda (ao contrário do hortelã-pimenta)…
    Contudo, que óleo vegetal seria melhor utilizar com ele? Qual a recomendação de vocês?
    Desde já, parabéns pelo Blog, estou estudando cada postagem e aprendendo muito, adorei a forma como vocês abordam os óleos essenciais, muito obrigada!!!

    1. Olá Ariane, fico feliz que estejas gostando e aprofundando seu conhecimento dentro da Aromaterapia. =)
      Pode associar o OE de lemongrass (capim limão), que vai dar suporte e acolhimento para este momento de transição. O óleo vegetal pode ser semente de uva, jojoba, argan.. o de sua preferência.

      1. Olá, Daiana…
        Obrigada pelo teu retorno, já estamos no segundo dia de massagens com capim limão, fiz 1 gt de capim-limão para 10 ml de óleo de semente de uva… e ele tranquilizou a agitação e a irritabilidade visivelmente.
        Como é incrível a aromaterapia! Muito obrigada por compartilhares teu conhecimento!!!
        Um terno abraço e muita gratidão!

Os comentários estão desativados.