LDL: Por que ele é o colesterol ruim e como livrar-se dele.

Nesse texto vamos mostrar o que é o colesterol, os diferentes tipos que existem, o motivo pelo qual o LDL é tão temido e o que ele causa no nosso corpo. E também vamos te apresentar o óleo essencial de Tomilho, um super aliado para quando os seus níveis de colesterol estão mais altos do que deveriam.

O que é Colesterol

O colesterol é um tipo de gordura presente em todas as células no nosso corpo, e é muito importante para o funcionamento adequado das nossas funções. Ele é essencial para a formação das membranas de todas as nossas células, para a produção de vários hormônios, para digestão de alimentos gordurosos e para metabolização de algumas vitaminas (A, D, E e K).

Aproximadamente 70% do colesterol é produzido pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% são provenientes da alimentação.

Os “diferentes tipos” de colesterol – LDL e HDL

Já deu pra perceber que o colesterol é fundamental, né? Precisamos dele em vários processos no nosso corpo. Só que precisamos na quantidade certa.

O “meio de transporte” do colesterol no corpo é o sangue, mas sozinho ele não consegue entrar no fluxo. Para viajar através da corrente sanguínea e alcançar toda as partes do corpo, o colesterol precisa de um transportador. Aí que entram as lipoproteínas, aquelas siglas que com certeza você já ouviu falar.

LDL (Low-density lipoprotein). Responsável pelo colesterol “ruim”, porque transporta colesterol do sangue para os tecidos, onde ele se acumula.

HDL (High-density lipoprotein). Responsável pelo colesterol “bom”. Faz o caminho inverso, tira colesterol dos tecidos e devolve para o fígado, que vai mandá-lo para fora do corpo através dos intestinos.

Como age o colesterol no nosso corpo. O LDL vai sendo depositado nas artérias e o HDL é responsável pela desobstrução.

Colesterol é um só, quem muda são as proteínas que o transportam pelo corpo.

A produção das lipoproteínas é regulada pelos níveis de colesterol. Colesterol derivado de gorduras saturadas e gordura trans favorecem a produção de LDL, enquanto que o consumo de gorduras insaturadas, encontrada no azeite, peixes e amêndoas, por exemplo, promovem a produção do HDL. Por isso uma dieta saudável é tão importante.

O que ele causa no nosso corpo

O LDL alto traz várias consequências, como a pressão alta, ateriosclerose (entupimento dos vasos sanguíneos) e a insuficiência cardíaca. O aumento dos níveis de colesterol no corpo é chamado de dislipidemia.

O grande problema é que colesterol alto não apresenta qualquer sintoma. A dislipidemia é uma doença silenciosa. Então muitas vezes quando a pessoa vai fazer um exame simples de sangue acaba descobrindo que seus níveis de colesterol estão nas alturas, sem nem ter imaginado que sofria desse mal.

Métodos de controle

Para controlar o colesterol se recomenda dieta, a prática exercícios físicos regulares e, se estiver acima do peso, emagrecer.

Os medicamentos usados normalmente para redução do LDL e aumento do HDL são as estatinas, que inibem a enzima do fígado que é responsável pela produção de colesterol.

Porém hoje se sabe que os níveis de colesterol podem ser controlados também através de outro mecanismo. Bom, já vimos que o LDL é favorecido quando consumimos gorduras saturadas e trans. Ocorre que, durante seu caminho através do sangue, o LDL vai sofrendo um processo que se chama oxidação. Esse processo gera resíduos, que vão se depositando nas artérias, e formam a arteriosclerose, que é o entupimento desses canais. E este novo método de controle trabalha justamente aí, ele impede que ocorra essa oxidação, e consequentemente não há deposição nas artérias, e não há entupimento.

E onde o óleo essencial de Tomilho pode ajudar?

Uma classe de compostos orgânicos tem se mostrado muito eficiente nessa inibição da oxidação do LDL, são os fenóis. E o óleo essencial (OE) de Tomilho contém um dos maiores índices de fenóis entre os OEs.

Em uma pesquisa desenvolvida pela faculdade de farmácia da universidade de Montpelier na França em parceria com a universidade da Califórnia, várias espécies de tomilho se mostraram bastante ativas nesse sentido. Segundo os autores da pesquisa, Teissedre & Waterhouse (2000), esse OE, abundante em timol, carvacrol, cuminol e eugenol, apresentou inibição de 20-27% na oxidação da LDL, que é um número bem grande para os padrões de estudo.

E como eu posso usar essa maravilha?

Daiana Petry recomenda:

Creme neutro para combater o colesterol

100g de creme neutro

3 gotas de tomilho

10 gotas de cipreste

Usar por 30 a 60 dias. Aplicar no corpo após o banho. 

Inalação

Uma gota de OE de Tomilho todos os dias no difusor pessoal durante 30 dias. 

PINHEIRO, Pedro. Colesterol HDL, colesterol LDL e triglicerídeos. Disponível em: <http://www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html>

TEISSEDRE, P.L.; WATERHOUSE, A.L. Inhibition of oxidation of human low-density lipoproteins by phenolic substances in different essential oils varieties, Journal of Agricultural and Food Chemistry, v.48, n.9, p.3801-5, 2000.

14 comentários em “LDL: Por que ele é o colesterol ruim e como livrar-se dele.

  1. Bom dia!! E o o.e de limão? Ele ajuda tb a baixar o colesterol?
    Tenho usado uma gota a noite massageando a sola do pé.
    Farei exame de sangue no final do mês para verificar o resultado.
    O que vc acha?
    Grata
    Beatriz

    1. Oi, Beatriz. O óleo essencial de limão ajuda no processo porque emulsifica gordura, inclusive nos órgãos. Isso influi no processo de diminuição de índice do LDL.
      O Limão vai ajudar sim. Poderias também aplicá-lo na região abdominal, 3 gotas diluídas em 30g de creme. Ele penetra na pele e atua de forma mais rápida. Use sempre à noite, pois o limão é fototóxico.

    1. Oi, Telma. Todos os quimiotipos do tomilho contém altos índices de fenóis, caracteristicamente na espécie. Mas o mais rico é o QT Timol.

  2. Boa tarde Day, estou querendo ajudar um irmão com triglicerides alta, vi que o Gengibre é bom, mas não sei como usar, pode me ajudar?

    1. Oi, Magda. Invista no óleo essencial de tomilho. Ele comprovadamente ajuda a equilibrar os triglicerídeos. E o cipreste é detox, eles formam uma ótima duplinha. Em forma de creme, aplicado na região da barriga, vai ajudar bastante na situação do seu irmão.

  3. Estou com colesterol a 248, gostaria de indicaçao de como usar e qual óleo essencial devo usar, pode me ajudar ?

    1. Oi Claudia, é muito importante no seu caso buscar a ajuda direta de um aromaterapeuta em sua cidade. Para que possa receber suporte ao longo de todo o tratamento.

  4. Boa tarde! Tudo bem? Nessa receita recomendada pela Daiana, para a redução do colesterol eu posso optar somente pela inalação ou é a combinação do creme e da inalação que promovem os resultados? Gostaria de saber também se esta receita pode auxiliar na constipação. Muito obrigada!

    1. Oi Natalia, pode usar somente por inalação, mas a associação do uso corporal vai potencializar os efeitos. Para constipação erva-doce, porém possui algumas contraindicações. Como segunda opção seria cardamomo ou manjericão. =)

Os comentários estão desativados.