Óleo Essencial de Eucalipto: Efeito analgésico e anti-inflamatório comprovado

O eucalipto é ótimo no tratamento de doenças respiratórias e alívio de contusões. Ok, provavelmente você já ouviu em algum lugar que ele tem ótimo efeito como analgésico e anti-inflamatório. Mas, quer conhecer um estudo científico que comprova esses efeitos? E ver também como utilizar o óleo essencial de eucalipto em tratamentos desse tipo?

Um estudo da Universidade Federal do Ceará, de 2003, analisou os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios do óleo essencial (OE) de eucalipto. O estudo foi feito in vivo e testou OEs de três espécies de eucalipto, inclusive o E. globulus, a espécie que usamos na Harmonie.

Efeito analgésico

O OE de eucalipto apresentou efeito analgésico em todo o sistema nervoso, tanto na parte central (cérebro e medula) quanto na periférica. Essa atuação dupla é algo que muitos analgésicos por aí não fazem. Só para recapitular as aulas de biologia: o sistema nervoso é o responsável por todas as nossas ações, voluntárias e involuntárias. Nele estão contidos o cérebro, a medula, todos os seus anexos, neurônios, nervos do corpo todo, entre outros. No sistema nervoso estão contidas estruturas chamadas de nociceptores, que são receptores da sensação de dor.

O efeito analgésico causado pelo OE de eucalipto, especula-se, está ligado a processos que envolvem a prevenção, regulação ou bloqueio da sensibilização do nociceptor, em nível central e periférico, cessando o desconforto.

Efeito anti-inflamatório

As propriedades anti-inflamatórias do OE de eucalipto também foram comprovadas em vários testes, além de serem atuantes na diminuição de inchaços provocados pelas inflamações.

O OE de eucalipto é rico em monoterpenos como o eucaliptol, que são usados há muito tempo no tratamento de doenças respiratórias como bronquite, sinusite e outras inflamações. O eucaliptol age dessa forma por ser um inibidor de citocinas, que são responsáveis por ativar o processo inflamatório, que é uma resposta imune. Se a citocina é impedida de agir, a inflamação não acontece.

Citocinas são representadas pelos pontos claros, passando de uma estrutura para outra e ativando processos inflamatórios.

Os dados gerados com esses estudo não nos mostram verdadeiras novidades. Mas dão suporte para todo o uso popular que fazemos do eucalipto como analgésico e anti-inflamatório. Tanto para dores como também em relação a processos inflamatórios, desde aqueles ligados à respiração até os causados por doenças reumáticas.

Como usar os benefícios do eucalipto​?

Daiana Petry dá as dicas:

Para uso analgésico e anti-inflamatório:

30ml de óleo vegetal de gergelim ou 30g de creme neutro (sem óleo mineral e perfume na composição)

09 gotas de óleo essencial de eucalipto glóbulus 

Misture bem e aplique na região que apresenta dor

Para uso no corpo todo:

Por ter mais área de contato, sugerimos uma dosagem menor:

30ml de óleo vegetal de gergelim ou 30g de creme neutro (sem óleo mineral e perfume na composição)

06 gotas de óleo essencial de eucalipto glóbulus 

Misture bem e aplique no corpo. 

ATENÇÃO: Essa fórmula é contra-indicada para gestantes, epiléticos e hipertensos. 

Você pode adquirir o óleo essencial de eucalipto, o óleo vegetal de gergelim, o creme neutro e outros produtos aqui na loja virtual da Harmonie.

Uso os óleos essenciais com responsabilidade.

Contribuição de pesquisa: Tatiana Ávila

Referências

J. Silva et al. Analgesic and anti-inflammatory effects of essential oils of Eucalyptus. Journal of Ethnopharmacology 89 (2003) 277–283.

46 comentários em “Óleo Essencial de Eucalipto: Efeito analgésico e anti-inflamatório comprovado

    1. Difusor pessoal uma gota. Só uma, e já faz um serviço bem profundo. Para tratamentos pontuais, use um dia ou dois. Para coisas mais persistentes, pode usar até seis meses, e vai avaliando os efeitos.

      No difusor de ambiente o ideal é 4 ou 5 gotas, com um um pouquinho de água.

  1. Olá, gostei muito das explicações e das receitas. Em muitos lugares faltam essas quantidades para quem quer utilizar mas não sabe como. Gostaria de saber em locais pontuais como articulação e tendões de mãos e pés como podemos utilizar pra diminuir a dor e a inflamação

    1. Oi, Daniela. Que bom que gostou do nosso conteúdo =)

      Pode usar em situações pontuais sim. Aplique o gel ou o creme no local, e faça uma massagem suave se sentir necessidade.

  2. Oi! Gostaria de saber se posso usar em bebês? Pensei em diluir em óleo vegetal para massagear os pés ou o peito. A dúvidaé se é seguro para crianças.

    1. Oi, Fabi.
      Não pode. Eucalipto na pele, só após os seis anos de idade.
      Para crianças pequenas, um óleo essencial interessante para esse objetivo é o de laranja doce.

    1. Oi, Marina. Depende do óleo essencial.

      Muito bom ficar preocupada com isso, esse processo deixa a pessoa debilitada, e é fundamental não mexermos com o sistema imunológico dela.
      Alguns óleos essenciais sem contraindicação são possíveis, como os cítricos, lavanda, patchouli.

      Eucalipto é contraindicado!

    1. Oi, Dora.
      Não indicamos o inalador, pois a absorção que ele promove é grande demais, podendo causar intoxicação.
      Prefira o difusor de ambientes ou o difusor pessoal

  3. Pode usar no humificador de ar no quarto? Ou na banheira ? Meu bebê tem 1 ano e 3 meses e está congestionado. Posso usar pra melhorar?

    1. Oi, Nauana. Prefira o tea tree para seu pequeno, nesse caso.
      Crianças podem não reagir bem ao eucalipto, ele é contraindicado.

  4. Oi! O óleo de eucalipto pode ser usado por quem usa remédios para depressão? Se não, como posso fazer para passar por esse processo? Acredito que seria muito importante para mim.

    1. Oi Maryna, são óleos vegetais com composições diferentes. Se você deseja algo bem umectante vale a substituição.

  5. Bom dia ,gostaria de fazer uma sinergia com oleo de copaiba qtas gotas de cd oleo essencial posso estar aplicando no oleo carreator, seria p dores da artrose!!

    1. Olá Mara Izabel! Tudo bem?
      Para sua sinergia, uso analgésico e anti-inflamatório:
      30ml de óleo vegetal de gergelim ou 30g de creme neutro (sem óleo mineral e perfume na composição)
      09 gotas de óleo essencial de eucalipto glóbulus
      Misture bem e aplique na região que apresenta dor
      Para uso no corpo todo:
      Por ter mais área de contato, sugerimos uma dosagem menor:
      30ml de óleo vegetal de gergelim ou 30g de creme neutro (sem óleo mineral e perfume na composição)
      06 gotas de óleo essencial de eucalipto glóbulus
      Misture bem e aplique no corpo.
      ATENÇÃO: Essa fórmula é contra-indicada para gestantes, epiléticos e hipertensos.
      😉

  6. Olá! Gostei bastante do seu site, muito didático! Eu tenho asma e uso um medicamento chamado Fostair (dipropionato de beclometasona e fumarato de formoterol) é uma bombinha. Perguntei para meu pneumo se ele sabe de interações com o óleo essencial mas ele desconhece. Vocês têm informações sobre isso? Gostaria de usar o eucalipto glóbulos e algum outro OE para ansiedade.
    Muito obrigada!

    1. Oi Camila, devido a presença de 1,8 cineol, o OE de eucalipto glóbulos pode aumentar a taxa de absorção de outros medicamentos.
      Sugiro utilizar o OE de cedro atlas, que irá auxiliar no sistema respiratório, associado ao OE de ylang ylang para reduzir a ansiedade.

  7. Oi Daiana, boa tarde! Estou querendo usar/aplicar óleo de eucalipto ou de mamona na minha hemorróida. Estou sofrendo há mais de um mês, com dores intensas. Já fui ao médico, tomei todos os anti -inflamatórios existentes. Não sarou. Médico não aconselhou fazer cirurgia. A dor é terrível. Ela está externa. O que você acha? O óleo de eucalipto pode me ajudar ???

    1. Oi Nilde, para o tratamento de hemorroidas sugiro a combinação dos OEs de patchouli, mirra e cipreste diluídos em uma base neutra de gel, para rápida absorção.

    1. Oi Adenir, para mancha facial sugiro a seguinte sinergia:
      20ml de óleo vegetal de rosa mosqueta ou 20g de creme neutro (sem óleo mineral e perfume na composição)
      1 gota de óleo essencial de palmarosa
      1 gota de óleo essencial de pinho siberiano
      Misture bem e aplique no rosto.

  8. Olá. Gostaria de saber a proporção para misturar óleo essencial de lavanda, gerânio e hortelã Pimenta? Tenho baixa imunidade, sinusite, asma ehipertensão, com alguns sintomas de menopausa ( estou c 44 anos)?

    1. Olá Maione, do óleos que você citou, o hortelã pimenta é contraindicado para hipertensos. Vale ter atenção em relação a isso. Para 30g de creme neutro você pode acrescentar 4 gotas do OE de lavanda e 4 gotas do OE de gerânio.

  9. Olá Daiana! Gostaria de saber qual OE substitui o de eucalipto glóbulus pq achei que não tinha problema nenhum em relação a hipertensão! Estava pensando em fazer um spray com alcool de cereais e OE de eucalipto e melaleuca para borrifar no ambiente ou no meu corpo pra se proteger. E tbm pensei no eucalipto para meu pai pq ele tem muitas dores no corpo por ter osteomielite,inflamação e problemas de pressão alta. Vc poderia me ajudar qual óleo essencial pra sinergia de ambientes e corporal e qual poderia ajudar meu pai. Gratidão!

    1. Olá Enéia, para o ambiente podes associar ao OE de olíbano, além ficar um aroma agradável, além de ser imunoestimulante, vai auxiliar no equilíbrio emocional e energético.
      E para o seu pai, vale usar óleos com ação anti-inflamatória, como o óleo resina de copaíba e o OE de camomila romana associados ao OE de laranja doce. =)

  10. Pode usar o óleo de eucalipto que toma remédio para a ansiedade, no caso o escitalopram de 10mg?

    1. Olá Soraya, neste caso vale optar por outro OE, visto que o eucalipto pode interagir com alguns medicamentos.

  11. O óleo de eucalipto pode ser usado de que forma para quem tem asma e recorre somente do sos quando está com falta de ar?

    1. Oi Michele, pode usar por inalação, 1 gota no difusor pessoal ou aplicação tópica na região do tórax.

  12. Oi Daiana, boa noite!

    Parabéns pelo seu site, e por suas orientações, Deus a abençoe!

    Tenho uma gata, Sol, que está com síndrome da cauda equina, e por isso ela se lambe muito, na barriga já não tem pelos, por causa das dores. Comprei um umidificador e aromatizador porque amo esses cheiros dos óleos essenciais, assim como incensos. Percebi que com lavanda a Sol se lambe menos, fui pesquisar mais sobre essa síndrome e vi que é bom um antiflamatório. Nessa busca, encontrei seu site que amei!
    Como antiflamatório além do hortelã pimenta e eucalipto glóbulos, qual mais posso colocar no aparelho para ajudar a Sol?
    Muito obrigada!

    1. Oi Ana, não recomendo o uso dos óleos essenciais com os gatos, pois eles não possuem uma enzima que é responsável por metabolizar grande parte das moléculas do óleo essencial.

  13. Olá Daiana, bom dia!
    Ele pode ser usado para sinusite? Se sim, de que forma? Estamos resfriados e não sabemos se pode ser esse novo vírus…

    1. Oi Ronald, tudo bem? Pode ser usado por inalação, 1 gota no difusor pessoal ou 4 gotas no difusor ambiental.

  14. Oi Daiana, muito obrigada mesmo por compartilhar suas informações conosco. Gostaria de tirar um dúvida se possível. Meu pai é hipertenso e tem 83 anos. Tem problemas pulmonares e apresenta muita secreção. Venho usando em massagens todas as noites nele, nas costas e pés o Eucalipto glóbulus, já aliviou mas por ele ser hipertenso não queria prolongar muito . As vezes coloco junto o Louro ou Tomilho mais um óleo vegetal. Posso substituir então o Eucalipto por qual óleo?

    Muito obrigada !!!!

    1. Oi Wlamira, muito obrigada pelo carinho. Fico feliz em saber que estás auxiliando seu pai com a Aromaterapia.
      Vale usar olíbano e cedro, para fortalecer o sistema respiratório e aumentar a imunidade dele. =)

Os comentários estão desativados.