Espinhas? Acabe com elas com a ajuda dos óleos essenciais

Durante muito tempo a relação entre comer chocolate e o aparecimento de espinhas era uma espécie de lenda urbana. Nossas mães e avós nos alertavam sobre isso, mas ao mesmo tempo os médicos falavam que não havia ligação entre as duas coisas.

Hoje já se sabe que há fundamento nisso, comer muito chocolate realmente causa espinha! Não pelo cacau em si, que contém muitos antioxidantes e minerais essenciais, mas por outros ingredientes como o leite, açúcar e a gordura. Então quanto mais amargo o chocolate que você escolher, maior a quantidade de cacau, e menores os problemas de espinha. =)

O processo da espinha

Agora, se você já está com as famosas marquinhas espalhadas pelo rosto, calma que vamos te ajudar nisso. Primeiro é preciso entender o que acontece.

O processo que desencadeia a acne funciona da seguinte forma: Nossos poros entopem com uma mistura de queratina em excesso (proteína fabricada pelo corpo) e restos de pele. As glândulas sebáceas estão sempre produzindo gordura para proteger a pele, mas com esse entupimento dos poros, a gordura acaba não conseguindo sair para a camada mais externa da pele e fica acumulada no poro, formando os cravos.

Em alguns cravos, as bactérias presentes se proliferam causando inflamação e acumulando pus, e assim se forma uma espinha. Nem todo cravo se transforma em espinha, mas toda espinha já foi um cravo.

A alta produção de sebo, que leva às espinhas, pode ser causada então pelo chocolate e por outros alimentos calóricos e com alto teor de gordura. Mas também pode ter causas genéticas ou ser provocada por questões hormonais, por isso é tão comum em adolescentes de ambos os sexos e em mulheres adultas.

Tipos de espinha

Existem dois tipos mais comuns de acne, e é importante saber onde você se encaixa pois cada uma tem causas e tratamentos diferentes.

Acne de adolescente

Essa é mais comum, causada pelo excesso de hormônios produzidos nessa fase da vida em meninos e meninas. Normalmente ela diminui com o passar dos anos. Essas espinhas aparecem em maior quantidade na região do nariz e testa.

Acne da mulher adulta

Surgem após os 30 anos, na chamada zona V, que é a região da mandíbula. Essas espinhas também estão relacionadas com a produção hormonal, aparecem por interações com pílulas anticoncepcionais, são relacionadas a gravidez ou a síndrome dos ovários policísticos. Outra causa apontada é o estresse, que leva a ansiedade e alterações de humor, liberando o hormônio cortisol, que provoca desequilíbrios no organismo. É a que mais deixa manchas.

Essas duas formas de acne também são intensificadas pelo padrão de dieta, logo o chocolate é um problema em ambas. Existem também outros tipos de acne, como a de fundo puramente emocional, a genética e até um tipo que se desenvolve em bebês.

Acne e os óleos essenciais.

Agora que você já sabe o tipo de acne que te atormenta, vamos conhecer os OEs que podem te ajudar a acabar com elas.

 

Como usar os óleos essenciais no tratamento de espinhas

Você vai precisar de:

100g de base – Sabonete líquido neutro ou gel neutro.

10 gotas de OE.

Escolha até três dos OEs citados acima, os que mais se adequaram ao seu caso. Esse número de gotas é total, você deve dividi-lo entre os OEs escolhidos. Adicione os OEs à base e misture bem.

O sabonete líquido é indicado para usar duas vezes por dia, lavando bem o rosto para deixá-lo livre de oleosidade. Se você lavar o rosto com água morna ainda ganha o benefício da abertura dos poros, que permitem que o OE seja absorvido de forma mais intensa.

O gel também pode ser usado duas vezes por dia, de preferência após lavar o rosto. Ele tem uma textura que não pesa na pele, não é oleosa e fica tratando a sua pele enquanto você está na sua rotina.

E agora que você já conhece o efeito dos OEs indicados para acne, pode substituir na receita os que sejam mais indicados para o seu caso.

Ficou com dúvida? Tem outras sugestões? Deixe um comentário pra gente.

 

Se quiser adquirir os óleos essenciais citados nesse texto, visite o site da Harmonie. Aqui você também encontra o sabonete e o gel neutros.

Quer saber muito mais sobre os óleos essenciais? Conheça a formação em aromaterapia da Harmonie.

 

Bibliografia:

BAUMANN, Leslie. Dermatologia Cosmética: princípios e prática. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

Dicas para evitar o aparecimento de espinhas. Disponível em: <https://drauziovarella.com.br/mulher-2/aparecimento-da-acne-esta-relacionada-com-alimentacao-e-desregulacao-hormonal/>

70 comentários em “Espinhas? Acabe com elas com a ajuda dos óleos essenciais

    1. Olá, Obrigada!
      A validade do gel ou sabonete em embalagem de vidro é de 3 meses. Nas de plástico duram menos, já que o plástico interage com os óleos essenciais.

  1. Boa tarde, é possível adicionar algumas gotas de OV de jojoba na receita do gel neutro para acne? Li que o OV de jojoba é ótimo para pele oleosa e ajudaria o gel a ficar um pouco mais hidratante?
    Se sim, quantas gotas para 100 grs de gel?
    Muito obrigada, excelente postagem!

  2. Olá! Eu fiz um gel para meu filho de 14 anos com cedro, lavanda e tea tree e ele começou a usar há poucos dias à noite no rosto, costas e peito. Eu gostaria de saber se o produto deixa a pele fotossensível. Eu acho que seria bom ele usar de manhã também, porém ele não vai querer usar protetor solar diariamente no rosto…
    Aguardo seu retorno, muito obrigada!

    1. Oi, Ana. Nenhum dos óleos que você usou reage com o sol, pode ficar tranquila. Ele pode usar esse gel durante o dia sem problemas.
      Já se fosse usado um óleo fotossensível, o protetor solar não daria conta, não poderia usar durante o dia de forma alguma.

      Depois volte para contar como foi a experiência =)

    1. Oi, Cristina. Nessa postagem temos justamente as dicas de como fazer a sua melhor fórmula, baseada na fase de vida, sexo, tipo de marcas. Veja esses detalhezinhos e faça a formulação exclusiva para o seu caso.

  3. oi boa tarde eu comprei oleo.vegetal de uva contendo 118 ml no frasco e misturei neste frasco cerca de 30 gotas de melaleuca esta mistura esta correta por favor contra acne em.uma adolescente de 14 anos

    1. Oi, Fernanda. Sua mistura ficou a cerca de 1% de óleo essencial. Normalmente para o rosto usamos um pouquinho menos, principalmente se for o primeiro uso. Mas está ainda dentro do limite seguro. Antes de usar faça um teste em uma pequena área da pele para ter certeza de que não haverá irritação.

  4. Muito grata pelas dicas. Estou aprendendo muito e me encantando cada vez mais com a aromaterapia. Gostaria de saber se pode adicionar o óleo essencial de olíbano nessas formulações acima, para manchas de espinha? Ou seria melhor fazer um outro creme apenas para manchas? Obrigada

  5. Olá,

    Posso usar no lugar do sabonete/gel, o óleo vegetal de jojoba?
    Qual seria a quantidade de cada óleo (se fosse usar 3 tipos) em relação a quantidade do óleo vegetal?
    E qual a diferença de usar invés de sabonete líquido/gel, o óleo?

    Obrigada!

    1. Oi, Marina.
      O óleo vegetal não é muito indicado para questões de acne por ser oleoso. E a maioria dos casos de acne está diretamente ligada a disfunções no excesso de sebo na nossa pele, ou seja, muita gordura.
      Mas se sua pele não for tão oleosa assim, óleo de jojoba pode ser usado sim. Ele é muito parecido com a gordura da nossa pele.
      Você pode usar as mesmas % do gel indicadas no artigo.

  6. Oi! Quero primeiramente parabenizar a toda equipe pelo excelente conteúdo ?.
    Uma dúvida: quanto a sabonetes neutros, pode ser qualquer um desses líquidos comprados em farmácias Ou existem tipos específicos?

    1. Oi, tamiely. Obrigada =)

      Existem tipos específicos sim. Procure por sabonetes líquidos específicos para uso com óleos essenciais. Porque eles não possuem óleo mineral ou outros petrolatos que dificultam a absorção do óleo essencial. Normalmente também não possuem parabenos e lauril sulfato de sódio, que são prejudiciais e podem causar dermatites.
      O sabonete base da Harmonie segue esses requisitos e está disponível na nossa lojinha virtual: https://harmoniearomaterapia.com.br/bases-neutras/229-base-vegana-de-sabonete-neutro-100-natural.html

    1. Oi, Kelle. Podes usar o óleo essencial de tea tree (melaleuca) ou o de cravo. Os dois são ótimos para isso. Em um frasco de 10mL com conta-gotas ou aqueles de esmalte, coloque 20 gotas de um dos óleos essenciais e complete com um óleo vegetal de boa qualidade. Aplique na unha duas ou três vezes ao dia, cuidando para que penetre até onde está o fungo. Em poucas semanas já perceberás a diferença.
      Fungos assim são persistentes mesmo, é preciso disciplina na aplicação.

  7. Oi Cristiane, parabéns pelo conteúdo!
    Comprei o gel neutro e alguns óleos essenciais e quero testar para tratar minha a pele (oleosa e com acne). Posso colocar 4 gotas de salvia e de lavanda e 2 de tea tree? Comprei também o óleo de jojoba, ele poderia ser utilizado como hidratante após o uso do gel? Alguma sugestão de OE para acompanhar?

    1. Oi, Maysa. Ótimo.
      Pode sim, essa quantidade de óleos essenciais que falaste para 50g do gel. Misture muito bem antes de usar, e envase de preferência em vidro escuro.

      Ah, a jojoba é ótima pra esse uso. Ajuda a repor a camada lipídica natural da pele, sem pesar. Como hidratantes aqui, há muitas opções. Ylang e cedro ajudam na hidratação. Patchouli ajuda a renovar células, trata linhas de expressão e cicatrizes mais profundas. Palmarosa trata manchinhas. Depende muito dos objetivos. Nesse caso use 6 gotinhas de óleos essenciais para 30ml de óleos vegetais.

  8. Olá. Eu comprei o óleo de Rosa mosqueta pra utilizar junto com o óleo de tea tree. Mas eu achei que ficou uma consistência muito grudenta e não absorveu muito bem. Eu comprei o óleo de Rosa mosqueta da marca da própria farmácia de manipulação e eles disseram que era puro (paguei 20 reais no frasco de 30ml). Então não sei se é normal ficar dessa forma.

    1. Oi, Letícia.
      O óleo vegetal de rosa mosqueta tem a consistência bem leve, se compararmos com outros óleos, como o de oliva, de argan, etc. Mas ainda assim ele é um óleo vegetal, é gorduroso.
      Eu por exemplo tenho pele com tendência a oleosidade, e passo o óleo de rosa mosqueta quase todos os dias no rosto antes de dormir, em quantidades bem pequenas (cerca de 10 gotas para o rosto inteiro). E a absorção é bem boa, não acordo com a pele grudando ou brilhante.
      Então pode sim ser alguma alteração no óleo. Mas pode ser também uma quantidade muito grande que estejas usando e tua pele não esteja dando conta de absorver. Ou só um estranhamento de passar óleos puros na pele (eu tive um processo de adaptação bem grande até passar óleo vegetal puro na pele sem medo, hahaha).

      Será que alguma dessas coisas que falei faz sentido no seu caso?

      1. Obrigada pela atenção e paciência. Acho que estava passando óleo demais no rosto e ele estava com dificuldade de absorver tudo. Hahaha

  9. Boa noite. Vi o comentário de uma pessoa acima que se parece com a duvida que tenho, mas gostaria de ser mais específica na pergunta: posso usar oleo essencial de lavanda no gel de limpeza normaderm da vichy?

    E falo do de lavanda pois tenho a pele mista/oleosa e problemas com acne e manchas (que é o que mais incomoda).

    Obs.: tenho colocado umas gotinhas do oleo de lavanda no meu travesseiro e repouso um lado do rosto que mais tem manchas na hora de dormir. Essa pratica pode ter algum efeito no meu rosto em relaçao a acne?

    Agradeço desde já.

    1. Oi, Débora. Evitamos misturar óleos essenciais com fármacos e fórmulas industrializadas prontas. Cada um tem seus princípios ativos e a interação entre eles nem sempre é benéfica.
      Use seu gel de limpeza normalmente, mas só ele. E insira a lavanda em um creme neutro mais sequinho, 10 gotas em 30g de creme base. Ou um spray com 90 mL de água deionizada e 10g de álcool de cereais, 15 gotas do OE.

      Qualquer contato com o óleo essencial ajuda sim. Só evite colocar a pele em contato diretamente com o óleo puro, sem diluir.

      Outros óleos essenciais que podem te ajudar com a acne e manchas são os de hortelã pimenta, olíbano e gerânio. Dá uma pesquisada sobre eles.

  10. Olá!
    Obrigada pelas dicas.
    Queria saber qual é exatamente esse gel que vc menciona.
    Eu estava fazendo uma misturas de OE com óleo vegetal de calendula para dormir( tenho 33 anos e pele com acne. E pela manhã, lavava e depois do tônico passava uma mistura de OE com gel de aloe Vera.
    Será que é melhor não passar o mistura com calêndula? Se não, oq fazer a noite.
    Muito obrigada!

  11. ESTOU COM ACNES E MANCHAS PENSO EM COMPRAR UM OLEO DE LAVANDA.
    MAS NAO ESTOU ENTENDENDO TENHO QUE COLOCAR AS GOTAS DE OLEO ESSENCIAS NO CREME DE ROSTO ? E PASSAR PARA DORMI ?É ISSO ? E DEPOIS QUE ACORDO TENHO QUE LAVAR PARA TIRAR O OLEO?
    SE TIVER QUE COLOCAR EM UM CREME D ROSTO QUAL VOCE ME INDICA ?

    1. Olá Tais, tudo bem?
      Você vai acrescentar as gotinhas do óleo essencial em uma base de creme neutro. É fundamental usar um creme sem fragrância, parafina, vaselina e óleo mineral (componentes químicos encontrados nos cremes convencionais), que tamponam os poros e evitam que o óleo essencial penetre pela epiderme.
      Temos a base de creme neutro disponível em nosso site: https://harmoniearomaterapia.com.br/bases-neutras/227-base-neutra-de-creme-vegano-100-natural.html
      Não é necessário lavar o rosto ao acordar com intuito de retirar o creme, apenas por higienização antes da aplicação do creme. 🙂

  12. Olá parabéns pelo texto. Queria um help tenho 31 anos e pele com espinha interna e manchas (de acne e melasma). Estou precisando de ajuda para criar uma rotina de cuidados que me ajude na acne a nas manchas. Obrigada

  13. Tenho desde a adolescência e hoje com 30 ainda tenho. Já descobri que a grande causa são justamente os cosméticos e maquiagem que uso. Vou tentar tratar e resolver com os OE já que sabonetesz etc só pioram a situação . Que venha a solução ♥️ e meus parabéns pelo conteúdo do blog

    1. Oi Nicole,
      Muito obrigada, fico feliz em saber que você nos acompanha e que está buscando a Aromaterapia como tratamento complementar.
      Depois conta aqui o que achou do resultado. 😉

  14. Primeiramente queria parabenizar pelo ótimo conteúdo e design lindo do site! Muito bom mesmo! Tenho uma dúvida, tenho pele mista a oleosa e acneica, comprei o óleo de tea tree e o óleo de jojoba para misturar e usar como hidratante. Em qual etapa da skincare devo passar o óleo? Posso já deixar a mistura pronta em um vidro para apenas passar no rosto ou cada vez que for passar preciso misturar os dois componentes e só então passar no rosto? Agradeço desde já 🙂

    1. Oi Rafaela, você pode usá-lo na finalização. Para facilitar, vale deixar a mistura pronta para uso.
      Depois conta aqui o que achou do resultado. =)

  15. comprei os oleos Hortelã com pimenta e Geranio para cravos e espinhas e manchas,comprei tambem a base vegana de gel.
    DENTRO DA BASE posso misturar os oleos ? são quantas gotas de oleos? pode passar todos os dias antes de dormi ? e logo depois que eu acorda lavar o meu rosto posso passar qualquer creme de pele ? ou tenho que usar algum especifico? ou quando eu acorda passo novamente o gel?
    obrigada agradeço sua atençãp

    1. Oi Tais, pode sim. Mas sugiro armazenar em uma embalagem menor, preferencialmente de vidro. Acrescente 1 gota de cada OE para 20g da base vegana de gel.

      1. entendi obrigada.
        depois de passar esse gel a noite e lavar de manha eu passo um creme de pele de qualquer marca mesmo ou passo o gel novamente e fico o dia todo.
        me tira uma duvida eu pesquisei bastante mas vc acha que esse de pimenta e geranio pode me ajudar no cravos e espinhas e manchas ou acha melhor outro oleo?
        to com medo de ter comprado errado pq nenhum que comprei estao na sua lista
        mas pesquisei no site na hora de comprar o que mais me identificava

        1. Você pode aplicar o gel novamente pela manhã. Para obter um resultado mais significativo em relação a acne e aos cravos podes acrescentar o OE de tea tree. =)

  16. Estava pesquisando e encontrei está matéria sobre os óleos.poderia me ajudar minha neta tem 15 anos e muitas espinhas na face costas e braços poderia me passar uma receita pra eu estar podendo ajudar ela?desde já agradeço e aproveito pra ti dar os parabéns pela maneira responsável e carinhosa pra com todos aqui gratidão aguardo

    1. Olá Zaida, muito obrigada pelo carinho. =)
      A combinação do óleo essencial de gerânio, camomila romana e tea tree é bem interessante para a idade dela.

  17. olá, estou interessada em comprar a base em gel neutro, mas como utilizo? usaria como se fosse um sabonete? utilizo meu sabonete de limpeza normal e depois esse gel base com os oleos?? me responda por favor kkkkkk tenho acne, quero comprar lavanda, melaleuca e palmarosa, ja esta otimo?

  18. Olá Daí na grata por me ajudar com os óleos ?como ela pode estar usando estes óleos essenciais quero dizer em que base carregadora tu recomenda usados e qual a quantidade de cada ?grata aguardo ?

  19. Olá, estou a precisar de ajuda, tenho 29anos, sou portuguesa e à cerca de um ano que tenho muitas espinhas diariamente. Tenho uma alimentação saudável, não tomo a pílula, não ando stressada e chocolate como muito pouco. Tenho óleo essencial de tea tree, lima, limão, lavanda, hortelã pimenta, rosa, salvia, erva príncipe, laranja e bergamota. E óleo puro de rosa mosqueta e a planta aloe vera. Como posso voltar a ter uma pele normal, as espinhas estão localizadas na região mandibular. Continuação de um bom trabalho.

    1. Olá Adriana, fico feliz em saber que você acompanha nosso trabalho. =)
      Pela região onde se concentram as lesões, pode ser de fundo hormonal. Portanto, dos óleos que você citou sugiro a sinergia de sálvia esclareia, tea tree e lavanda, diluídos no óleo vegetal de rosa mosqueta.

  20. Olá pra queda de cabelo,como os óleos me ajudariam.tenho 58 anos .Aproveito pra agradecer pela ajuda que tu deu a respeito dos óleos que tu indicou pra minha neta tratar as espinhas,fiz a fórmula pra ela e ela já está usando…pedi pra ela observar os resultados…daí ti conto ok.grata pela ajuda?

  21. Olá, boa noite. Obrigado por dividir tanto conhecimento com a gente.
    Gostaria de saber se, no caso de espinhas em homem, na região do peito, a tabela apresentada tem resultado, ou se seria apenas para o rosto.

    Grato pela atenção.

  22. Ola, td bem?
    Tenho 34 anos e passei a ter acne há uns cinco anos, na testa e queixo. As vezes melhora, mas depois de um tempo volta. Tenho óleo de melaleuca e gerânio aqui em casa, o de gerânio eu coloco duas gotinhas na preparação de argila verde para o rosto, vejo uma leve melhora, faz pouco tempo que estou usando. Gostaria de saber se você acha que é uma boa ideia misturar os óleos de melaleuca e gerânio no creme neutro? Quantas gotas de cada óleo e qual quantidade de creme? Eu uso ácido hialurônico à noite e vitamina c de manhã, teria que suspender ou alternar algum deles com o uso dessa misturinha de óleos?
    Agradeço desde já!
    Abraço!

    1. Oi Thais, a argila não é um bom meio de aplicação dos OEs. Podes fazer a máscara com a argila somente com água, que vai ajudar no processo.
      E após retirar a argila, aplique os óleos diluídos no creme. Para 30g de creme acrescente 2 gotinhas de cada OE. Assim você aproveita os benefícios de todo o tratamento.
      Use o creme em período alternado do ácido hialurônico. 😉

  23. Olá, Daiana!
    Tenho 30 anos e estou frustrada com os tratamentos (antibióticos e cremes) que tenho feito contra acne. Fiz exames e não tenho problemas hormonais, nem no aparelho reprodutor.
    Estou disposta a experimentar os óleos essenciais. No meu caso, a acne aparece na região do queixo, interna, inflamada e com pus.
    Se eu usar os óleos de lavanda, melaleuca e sálvia em um gel, terei resultados? Ou você indica outros óleos para meu caso?

    1. Oi Gabrielle, vale usar sálvia esclareia, melaleuca e copaíba diluídos na base de gel neutro e acrescentar 1ml de óleo vegetal de semente de maracujá. 😉

Deixe uma resposta