Chakra Laríngeo – o Quinto

O chakra laríngeo está localizado na região da garganta. É o nosso centro da vontade – tanto a vontade pessoal quanto a manifestação da vontade divina. É aqui que fazemos escolhas. Esse chakra é a porta da comunicação, criatividade, inspiração e expressão do nosso potencial no mundo.

É uma ponte entre o sexto chakra (pensamento) e o quarto chakra (sentimentos). O chakra laríngeo liga a nossa capacidade de reagir mentalmente com a nossa capacidade de reagir emocionalmente, para que sejamos capazes de fazer nossas escolhas de forma equilibrada, com razão e emoção.

Esse texto faz parte da série Chakras & Aromaterapia, que preparamos especialmente para você. Se chegou agora, comece por aqui.

O chakra laríngeo também está associado com as orelhas. Neste chakra somos capazes de ouvir nossa própria voz interior, de compaixão e conhecimento. Nós também podemos ouvir a voz divina, a maior fonte de sabedoria e de verdade. Sabendo ouvir ambas as vozes, podemos alcançar independência e liberdade – liberdade do medo e do julgamento alheio.

Este chakra também permite que nos expressemos em voz alta. É a expressão externa de todo o nosso potencial. Quando o quinto chakra está equilibrado, somos capazes de falar com confiança e verdade.

Chakra laríngeo e os sintomas

  • Quando há pouca energia em circulação nesse chakra, podem aparecer sintomas como problemas vocais, vergonha de falar em público e dificuldade em se fazer entender. Para contornar esses problemas indicamos o óleo essencial de erva doce. Ele promove confiança e entusiasmo, e estimula a comunicação através da fala.
  • Já quando a energia desse chakra está exacerbada, é comum que a pessoa fale muito, se exponha demais. E para normalizar essa energia, o óleo essencial indicado é o de patchouli. Ele traz a certeza profunda de que esse tipo de exposição não é necessária, de que a opinião do outro sobre nós não é tão importante quanto a nossa própria. E com isso ele promove o amadurecimento nesse campo das aparências.
  • E o óleo essencial de cipreste é o escolhido quando falamos em reequilíbrio desse chakra. Ele traz compreensão das leis universais de causa e efeito, e promove flexibilidade para a teimosia e a rigidez.

Preparamos um pequeno resumo dessas informações todas:

Como usar os óleos essenciais na reestruturação do chakra laríngeo

Quando o tratamento é em outra pessoa, as formas mais comuns são a imposição de mãos, o Reiki, ou as massagens no sentido horário sobre o ponto. No caso do quinto chakra, faça a massagem na região da garganta e nuca. Para essas duas formas de tratamento, utilize 10mL do óleo vegetal de sua preferência e 2 gotas do óleo essencial indicado para a ação necessária.

Outra forma de harmonizar o chakra é através da meditação.Coloque quatro gotas do óleo essencial indicado no difusor de ambiente e prepare o espaço para a sua prática, com uma música de fundo, iluminação indireta. Você pode seguir as afirmações de meditação sugeridas na imagem ou simplesmente visualizar o chakra sendo reestabelecido e emanando sua cor característica.

E você? Já aplicou aromaterapia para reequilibrar os chakras? Fala pra  gente como foi. Queremos muito saber das suas experiências!



Texto original por Daiana Petry, fevereiro de 2012
Reedição e imagens por Cristiane Corrêa, julho de 2019

9 comentários em “Chakra Laríngeo – o Quinto

  1. Olá! Obrigada pelo conteúdo!
    É possível usar uma gota do patchouli e uma do cipreste no difusor pessoal ou é melhor trabalhar de forma independente?

    1. Oi Júlia, fico feliz que tenha gostado.
      É possível usa-los juntos sim. Pingue 1 gotinha de cada no difusor pessoal.
      Depois conta aqui como foi sua experiência. 😉

  2. Vi um artigo no Instagram da harmonia falando sobre o uso do óleo de benjoim para tratar desequilíbrio nesta área, principalmente tireóide. Agora com este artigo, citando outros óleos fiquei confusa.
    Podem me orientar?

    1. Olá Neide, aquela publicação é direcionada para quem deseja usar Benjoim para disfunções na tireoide, limpando e purificando o 5º chakra.
      Na descrição do texto acima cito alguns exemplos de como estes OEs irão atuar quando este chakra estiver em desequilíbrio.
      Dê uma olhada e veja com qual você se identifica mais. Depois me conta o que achou. =)

  3. Olá, estou adorando essa série. Muito obrigada por tanta informação maravilhosa!!
    Tenho uma dúvida. Ouvi dizer que não é bom massagear na áreas da tireóide pois pode desregular, isso procede? Se sim, como seria exatamente essa massagem no chakra?

    1. Oi Carolina, fico feliz que estejas gostando.
      Depende da intensidade da massagem. Como o objetivo é trabalhar de maneira energética, logo o toque é mais suave, sem pressão na região. =)

  4. Super amei a informação. Tenho nódulo na tireóide e sempre fui muito tímida. Agora já sei como me cuidar. obrigada!

Os comentários estão desativados.