A Aromaterapia e os elementos da MTC: Água

A AROMATERAPIA E OS ELEMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

– Elemento Água –

Por Daiana Petry

A Teoria dos cinco elementos é um dos pilares da medicina chinesa e aborda as emoções, os órgãos e suas disfunções. Vamos iniciar esta série de artigos com o elemento Água.

Água é a base dos elementos, onde tudo inicia. Está associado a estação inverno, a cor preta, a energia Yin, ao sabor salgado e aos órgãos: rins (yin) e bexiga (yang).

O rim para a MTC é “o abrigo de Jing”, pois abriga a nossa essência, ou a força pré-natal que recebemos dos nossos pais no momento da concepção. A energia do rim controla o crescimento e desenvolvimento dos ossos e medula.

Já a bexiga é considerada “ministro do Reservatório”, devido a sua capacidade de excretar produtos residuais.

Vejamos os óleos essenciais que podem auxiliar no equilíbrio do chi/energia do rim e bexiga:

Quando ocorre deficiência do yang do rim, é possível experimentarmos a sensação de extremidades frias e micção frequente. Nestes casos, utilize uma gota de óleo essencial de Canela ou Gengibre diluído em 5 ml de óleo vegetal de Rosa Mosqueta e aplique nas mãos ou pés, massageando por alguns instantes.

Germany, Baden-Wuerttemberg, winter landscape at Black forestJá a deficiência de yin do rim pode criar visão turva, falta de memória, incapacidade de pensar claramente, indecisão e sensação de fraqueza. Óleos essenciais indicados para a deficiência de yin do rim são: Manjericão, Alecrim, Limão e Lemongrass. Em um aromatizador ambiental coloque 4 gotas de um destes óleos essenciais mencionados e um pouco de água.

O Rim na MTC também controla o funcionamento sexual. Por isso, quando deficiente, pode manifestar falta de vitalidade sexual, pouco vigor sexual, infertilidade, impotência, ejaculação precoce e falta de libido. Alguns óleos essenciais podem estimular a energia sexual que muitas vezes gastamos com uma vida estressante e preocupante. São eles: Patchouli, Ylang Ylang, Manjericão e Canela. Escolha um destes óleos essenciais e, em um aromatizador ambiental, pingue 3 gotas e acrescente um pouco de água. Ou ainda, dilua as 3 gotas do óleo essencial escolhido em 10ml de óleo vegetal de Semente de Uva e faça uma massagem pelo corpo.

Os rins são a sede da coragem, poder e força de vontade. Quando o rim está em equilíbrio, o pensamento é centrado, sem medo, e o raciocínio é claro: Gentileza, compreensão e compaixão, tanto para si mesmo quanto para a humanidade. Mas quando a energia está desequilibrada, há medo, paranoia, ciúmes e desconfiança. Os óleos essenciais que promovem um estado de coragem, confiança e tranquilidade são Cedro, Manjericão, Bergamota e Ylang Ylang. Estes óleos podem ser usados em combinação ou sozinhos no aromatizador ambiental, banho de banheira ou massagem. Em qualquer forma de utilização escolhida, use no máximo 4 gotas de óleo essencial diluído em óleo vegetal, mel ou água no aromatizador ambiental.

Em breve divulgaremos mais um artigo da série “A Aromaterapia e os elementos da MTC.” Fique de olho aqui no site!

Para encontrar os produtos recomendados neste artigo, CLIQUE AQUI.

Dúvidas? Escreva para [email protected]

.

Harmonie Aromaterapia
Cuidando de você por inteiro.

*CADASTRE SEU E-MAIL à direita da página para receber em primeira mão todas as novidades da Harmonie!*

 

12 comentários em “A Aromaterapia e os elementos da MTC: Água

  1. Olá ,
    gostaria de receber outras materias falando de fitoterapia e a Mtc, sou acupunturista e massoterapeuta, adorei suas informções.
    gradeço desde de ja o contato.
    Abraço gordo.

    1. Olá, Marcia! Acompanhe nosso blog, aqui no site atualizamos os atigos semanalmente, sempre com dicas, receitas e informações sobre aromaterapia.
      Durante este mês estamos divulgando uma série de artigos sobre a Aromaterapia e os elementos da MTC, esperamos que goste.
      Um abraço,
      Daiana Petry

    1. Olá, Inalva! Obrigada pela mensagem. Em breve divugaremos outros elementos da MTC e suas relações com a Aromaterapia. Fique de olho aqui no site 😉
      Um abraço, Daiana Petry

    1. Olá, Camila!
      Obrigada pelo contato.
      Ainda não finalizamos a série de artigos sobre a Aromaterapia e os elementos da MTC.
      Continue acompanhando o nosso site, em breve publicaremos sobre o elemento Metal, ok?
      Um abraço,
      Daiana Petry

  2. Oi Daiana
    Amei as informações que você disponibiliza aqui, consegui entender o que acontece comigo através da MTC. Vou seguir seus conselhos. Obrigada.

    1. Olá, Marilda!
      Fico feliz com o seu recado.
      Fique de olho aqui no site, em breve publicaremos um novo artigo sobre os elementos da MTC e aromaterapia.
      Abraço

    1. Olá Izildinha,
      Em breve será publicado do elemento metal.
      Acompanhe nossas atualizações semanais aqui no site.
      Um abraço,
      Daiana Petry

  3. Bom dia! Amei o artigo! Tem algum óleo que ajude a restaurar função renal em paciente renal crônico que faz hemodiálise? Aguardo retorno! Grata!

    1. Oi, Liliane. Alguns óleos essenciais fortalecem os rins e as surpra-renais.
      É o caso do alecrim, cedro, canela, gengibre, entre outros. Porém esses óleos essenciais contém restrições de % de uso, fatores de risco, etc, ainda mais por ser aplicado em alguém fragilizado. Para aplicá-los consulte um aromaterapeuta.

Os comentários estão desativados.