A Aromaterapia e os elementos da MTC: Terra

A AROMATERAPIA E OS ELEMENTOS DA MTC – MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

– Elemento Terra –

Por Daiana Petry e Cristina Avelino

O Elemento Terra  é composto pelos meridianos do estômago (órgão yang) e do baço-pâncreas (órgão yin). É representado pela cor amarela, o sabor doce e o sentido do paladar. Este elemento, que está no centro das direções (norte, sul, leste e oeste), tem como emoção negativa a ansiedade e emoção positiva a empatia.Cake

O estômago recebe, armazena e parcialmente digere partículas de alimentos. No nível emocional ele representa a absorção de nossos pensamentos e atitudes mentais e ajuda a nos situar, ou seja, estimula a presença no aqui e agora.

Quando este meridiano está em desequilíbrio percebemos letargia, fraqueza e problemas digestivos como inchaço, indigestão, náuseas e flatulência. Os óleos essenciais que podem ajudar a manter o elemento Terra equilibrado, são: manjericão, gengibre, erva-doce, lavanda e hortelã pimenta.

Em um nível mental, quando o meridiano do estômago está fora de equilíbrio nos sentimos desorientados, sem chão, cansados e confusos. Os óleos essenciais que podem focar a mente e ajudar na concentração são manjericão, hortelã pimenta e limão siciliano.

Preocupação e ansiedade também são palavras-chave em desequilíbrios do estômago e os óleos que podem ajudar são: patchouli, bergamota e cedro.

Já o meridiano do baço-pâncreas (Yin da Terra) tem função de transportar e transformar os alimentos e líquidos ingeridos, extraindo o Qi puro dos alimentos. Quando o Baço está deficiente, pode haver a sensação de peso/edema em qualquer região do corpo como pernas, cabeça, perda de apetite, diarreia, perda ou aumento de peso, assim como a formação de fleuma e umidade. A umidade, assim como a fleuma, acarreta numa maior lentidão todo o sistema, por isso o cansaço, o peso e a fadiga. Os óleos essenciais que reduzem a umidade são: canela, gengibre, manjericão, tomilho e cedro.

As pessoas do tipo Terra tendem à preocupação, assim como ao estado de ficar pensativo. No entanto, este estado de reflexão não diz respeito apenas a contemplar uma situação, como acontece com as pessoas do elemento Metal. Tal reflexão tem o intuito de chegar a uma decisão ou a uma ação. Caso haja algum desequilíbrio no elemento Terra, essa pessoa terá dificuldade para agir e, neste caso, a sugestão é utilizar gengibre para estimular a ação, concretizando assim pensamentos e sonhos.

Clique aqui para conferir o primeiro artigo desta série, sobre o elemento ÁGUA.

Clique aqui para ler sobre o elemento MADEIRA.

Clique para acessar o artigo sobre o elemento FOGO.

Para encontrar os produtos recomendados neste artigo, CLIQUE AQUI.

Dúvidas? Escreva para [email protected]

.

Harmonie Aromaterapia
Cuidando de você por inteiro.

*CADASTRE SEU E-MAIL à direita da página para receber em primeira mão todas as novidades da Harmonie!*

 

6 comentários em “A Aromaterapia e os elementos da MTC: Terra

  1. Desejo receber informações sobre a aromaterapia e se possivel mais especificamente para os tratamentos de mal hálito por Amgdalite, caspa, queda de cabelos e seborreia. Se gostar posse ser consumidora e até quem sabe trabalhar com meis clientes.

    Obrigada, Climene
    Terapeuta Holistica

  2. Aromaterapia e os elementos da MTC :
    Parabéns , sou estudante da MTC e achei muito legal o artigo ,só não consegui encontrar o elemento metal.Se houver algum artigo sobre o metal e a aromaterapia poderiam me enviar?
    Gostaria de saber ,se os cursos de naturopatia e perfumes ,podem ser ministrados no rj.AGUARDO RESPOSTAS,OBRIGADA.

Os comentários estão desativados.