A Aromaterapia e os elementos da MTC: Madeira

A AROMATERAPIA E OS ELEMENTOS DA MTC – MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

– Elemento Madeira –

Por Daiana Petry

Os meridianos de fígado (yin) e vesícula biliar (yang) correspondem ao elemento madeira, a estação primavera e se relacionam com a direção leste, o clima ventoso e com a cor verde.

Eles controlam os músculos e articulações, e sua saúde é refletida nas unhas das mãos e dos pés.

A energia do fígado se abre nos olhos. Diz-se que as pessoas que têm o elemento madeira predominante, possuem uma visão clara na definição de suas metas, planejam e executam seus objetivos. Também podem argumentar fortemente sobre qualquer assunto com clareza e determinação. Mas, cuidado: as pessoas do elemento madeira, quando em desequilíbrio, podem ser ardentes e excessivamente raivosas.

O fígado, como um órgão, é fundamental para a regulação e armazenamento do sangue. Também decompõe gorduras e converte glicose em glicogênio.

A vesícula biliar é um pequeno órgão ligado ao fígado (por ducto hepático), que armazena a bílis para o fígado. Bile emulsifica gorduras e neutraliza ácidos na comida parcialmente digerida, auxiliando na digestão.

Close up of pink flowers outdoorsO óleo essencial de Grapefruit irá auxiliar aqueles que desejam intensificar a ação da bile, ou seja, emulsificar as células de gordura. Para isto você precisará preparar a seguinte receita: 100ml de óleo vegetal de Semente de uva, 10 gotas de óleo essencial de Grapefruit, 5 gotas de óleo essencial de Cipreste e 5 gotas de óleo essencial de Limão siciliano. Aplique na região que deseja reduzir a gordura e massageie por 5 min. Importante: Não se expor ao sol por 12 horas, pois esta receita contém óleos essenciais cítricos.

Já que o fígado é o motor do  nosso corpo, é  importante mantê-lo equilibrado e funcionando bem. O fígado é responsável pela distribuição e regulação do Qi por todo o corpo.

Quando o elemento madeira estiver “fraco”, as pessoas podem se sentir indecisas, com raiva expressa ou não expressa, manifestar atitude controladora, arrogante e mal-humorada. Pessoas com desequilíbrio de fígado podem ser viciados em trabalho, ou mesmo, por causa de sua natureza viciante, ser alcoólatra ou viciadas em droga. Elas também podem ter problemas digestivos, inchaço e calor. Com o desequilíbrio da vesícula biliar, há uma tendência a serem emocionalmente frustrados, ressentidos e irritados com tudo.

A frustração a longo prazo pode gerar depressão e dificultar a capacidade do figado de  distribuir o Qi para todo o corpo gerando cansaço, letargia e esquecimento. Quando o Qi do fígado está estagnado ocorrem sintomas como palpitações, tendência ao medo, insônia, pesadelos, falta de memória, tonturas e os lábios pálidos. Óleos essenciais para combater a depressão, frustração, indecisão, mau humor, a raiva e fortalecer energia são: Manjericão, Bergamota e Grapefruit.

Mulheres em particular, por causa de suas menstruações (ou a falta dela), são vítimas de uma energia desarmônica do fígado, resultando em cólicas, inchaço, alterações de humor, irritabilidade, dores de cabeça, dor abdominal, raiva, frustração, esquecimento, palpitações, nervosismo, ondas de calor, entre outros. Os óleos essenciais que podem ajudar a equilibrar o fígado e diminuir grande parte dos sintomas mencionados anteriormente são: Manjerona, Sálvia esclareia e Grapefruit. Experimente utilizar no aromatizador ambiental 3 gotas de  óleo essencial de Grapefruit, 1 gota de óleo essencial de Manjerona e 1 gota de óleo essencial de Sálvia esclareia.

Viver sob tensão e estresse afeta o Qi do fígado, gerando dores de cabeça ou enxaqueca. Para este caso, experimente utilizar: 1 gota de óleo essencial de Hortelã pimenta e 1 gota de óleo essencial de Lavanda, diluídos em um colher de chá de óleo vegetal de Rosa mosqueta. Aplique nas têmporas e mandíbula e massageie por 10min. Estes dois óleos essenciais além de analgésicos, equilibram o fígado.

E, por ultimo, o elemento madeira quando em desequilíbrio pode manifestar a má digestão, com um gosto amargo na boca, falta de apetite, náuseas, vômitos, distensão abdominal, constipação e urina amarela escassa. Experimente no sentido horário ao redor da barriga a seguinte receita: 10ml de Semente de uva, 1 gota de Manjericão, 1 gota de Grapefruit e 1 gota de óleo essencial de Erva doce. Não expor a região ao sol por 12 horas esta receita contém óleo essencial cítrico.

Em breve divulgaremos mais um artigo da série “A Aromaterapia e os elementos da MTC.” Fique de olho aqui no site!

Clique aqui para conferir o primeiro artigo desta série, sobre o elemento ÁGUA.

 

Para encontrar os produtos recomendados neste artigo, CLIQUE AQUI.

Dúvidas? Escreva para [email protected]

.

Harmonie Aromaterapia
Cuidando de você por inteiro.

*CADASTRE SEU E-MAIL à direita da página para receber em primeira mão todas as novidades da Harmonie!*

 

10 comentários em “A Aromaterapia e os elementos da MTC: Madeira

  1. Daiana, Amei esta matéria, fantástica essa relação da Aromoterapia e a MTC, tudo de bom para nosso aprendizado. Parabéns, por este maravilhoso trabalho, que Deus te ilumine cada dia mais nesta tua caminha. A nossa mãe terra (Gaia) só agradece!! Abraço.

  2. Ola ,

    Obrigada pelo texto,execelente e como sempre escalrecedor.

    No oitavo paragrafo o texto menciona quase no última linha calor.As pessoas então sentem calor execessivo ,independente do clima?E em qualquer idade.Pois normalamente a mulher sente calor na menor pausa.Como identificar melhor esse calor?

    Quando o fígado está com problema ,os olhos tem a tedência em ficar com veias?

    Atenciosmanenete,

    1. Olá, Helania! Obrigada pelo contato. Quem te escreve é a Cláudia, a Daiana entrou em férias e retorna apenas no dia 21/01/2013. Como a sua pergunta é muito específica, precisamos aguardar o retorno dela para poder responder, ok? Abraço

  3. Preciso de ajuda, estou com tendinite cronica, inflamação nos nervos e tendões do punho ao pescoço do lado direito, hoje estive em consulta com um osteopata, onde me orientou que o maior problema se encontra no figado, ao pesquisar realmente faz sentido tudo que me disse, alguem pode me ajudar, o que posso fazer, pois medicos convencionais não dão importancia, e estou disposta a tentar o que for necessario.

    1. Oi Debora,
      Existem 4 óleos essenciais muito eficazes para auxiliar na tendinite.
      Vou te passar uma receita para que você possa preparar e usar 2 vezes ao dia.
      Para cada 30g de creme neutro, pingue: 1 gota de óleo essencial de sândalo + 2 gotas de óleo essencial de sálvia esclaréia + 2 gotas de óleo essencial de lavanda + 2 gotas de óleo essencial de gengibre. Misture bem todos os itens e aplique na região desejada 2 vezes ao dia. Peço que continue nos escrevendo para contar os resultados viu 😉
      Abraço

Os comentários estão desativados.